domingo, 4 de dezembro de 2011

A Vida é Uma Montanha Russa

        A vida é uma (ou mais) montanha(s) russa(s)... As descidas são sempre vertiginosas e as subidas lentas, muito lentas... Economicamente falando, há vários anos que andamos numa descida vertiginosa, à espera daquele "looping" que dará uma volta às nossas vidas e que nos ponha rapidamente a subir! É verdade que as descidas são um auge das montanhas russas. É adrenalina, é emoção, é um misto de alegria e um turbilhão de outros sentimentos! Mas... isso acontece quando sabemos que existe um limite para essa descida (antes da entrar na "corroça" já tínhamos "tirado medidas")! Esta descida que fazemos hoje, já ultrapassou há muito esse limite... Já não sabemos o que está a acontecer??!!! Tememos o nosso futuro e o dos nossos filhos!!! São suores frios, são angústias, são tristezas... São imensas dúvidas se os carris da montanha russa não estarão interrompidos!
        Quem ainda não me conhece, por vezes diz: "Oh Rui, tu és muito pessimista!". Na minha vida, as pessoas que mais me amam, ensinaram-me a ver as "coisas boas" e as "coisas más". Ensinaram-se também que o que é "mau" para mim, poderá não ser para outro! Ensinaram-me a olhar as "coisas más" para quê?:
        - para poder fazer escolhas e poder traçar o meu caminho da vida...
        - para poder planear a minha vida, antevendo problemas, estruturando planos A, B ou C se um obstáculo surgir no meu caminho (ensinaram-me que não há obstáculos intransponíveis ... nem mesmo a morte - falarei sobre ela um dia destes);
        - ao conhecer as "coisas más" e muitas vezes na pele (porque não as "previ"), faz-me valorizar as "coisas boas" (amando-as);
        - aprender que o caminho que traçamos, jamais será cumprido (a não ser que a sorte ande sempre no bolso). Teremos sempre de fazer ajustes, "re-planear", ultrapassar problemas... e é esse o elixir do meu viver! É isso que me faz saborear a vida, por conseguir ultrapassar obstáculos com o próximo e, partilhar esses momentos com os que me acompanham na caminhada!
        Obrigado Pai! Obrigado Mãe! Obrigado por tudo o que me ensinaram!
        Sabem... retomando a história dos carris... bem... acho mesmo que estão interrompidos um pouco mais à frente... "Ok... Rui, lá estás tu a me assutar!" Como alguém um dia disse: "Não vale a pena Pre-ocupar: ocupar-se com coisas que ainda não aconteceram!" Talvez seja verdade... Felizmente, ou infelizmente ... sou EU! Faz-me confusão como há pessoas que, apesar de preverem as "coisas más", não as partilham (é inconcebível que alguém que conduz os destinos de um País, o esconda da população, não arranjando e partilhando planos alternativos).
          Há uma coisa que vos garanto ... um dia destes (depois do "descarrilhamento" - se ele chegar a acontecer), conversaremos sobre a estratégia que cada um usou para ultrapassar este momento! Basta para tal:
        - não esquecer que a crise é apenas financeira (o que no nosso SISTEMA é um problema do ca....... neco);
        - não esquecermos quem amamos e quem nos ama!
        - abraçarmo-nos num abraço genuíno e autêntico!
        - sermos nós próprios e sem maquilhagens para a treta da "imagem";
        - se for ateu, agnóstico ou religioso, acreditar nas pessoas (mesmo naquelas que provocaram e alimentam a crise, pois todos têm coração - apenas está encarcerado);
        - se for religioso (seja qual for a Religião) acreditar no(s) seu(s) Deus(es), sem "beatismos" ou "fanatismos";
        - e, acima de tudo, acreditar em si!
        Daqui a uns dias ... estaremos nesta ou já noutra "Montanha Russa", naquela subida lenta, à espera de outra descida! Não se esqueçam... enquanto estivermos a subir (nessa nova montanha), contem-me como ultrapassaram o vosso descarrilhamento... eu contarei como foi o meu. Quererei muito aprender convosco, para um dia estar mais forte... mais forte para outro obstáculo!

6 comentários:

  1. Os sinais indicam risco de colapso social. Opta-se por descer fundo para depois subir, mas nao sei se a subida não será mais penosa e lenta por esta via. Vamos a ver o que isto dá. A começar pelo que a Europa tem de fazer estes dias. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Nélio, tudo aponta para isso... Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. "Nada a temer senão o correr da luta
    Nada a fazer senão esquecer o medo
    Abrir o peito a força, numa procura
    Fugir às armadilhas da mata escura
    Longe se vai
    Sonhando demais
    Mas onde se chega assim
    Vou descobrir
    O que me faz sentir
    Eu, caçador de mim"
    Milton Nascimento

    Deixo-te um abraço genuíno:)

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Marina ... o poema é simplesmente belo!

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  5. Helena Brás27 dezembro, 2011

    Rui gosto muito da concentração e ao mesmo tempo descontração com que encaras e percebes a realidade... Vamos precisar muito uns dos outros sim para juntos ultrapassarmos, com um sorriso na cara, todas as evidentes contrariedades que se avizinham...

    ResponderExcluir
  6. É verdade, Helena... Vamos precisar muito uns dos outros... Abraço!

    ResponderExcluir