sábado, 21 de janeiro de 2012

O Poder do Abraço

        É surpreendente o poder de um abraço... É incrível a quantidade de pessoas que passam dias e dias sem conhecer um abraço... talvez até anos ou (quem sabe?) nunca! É incrível a quantidade de crianças e jovens que fazem parte deste lote de pessoas.
        Há uns anos atrás, numa reunião com alunos (de 13/15anos) e respetivos encarregados de educação, perguntei se se tinham abraçado na última semana... Uma ou duas pessoas levantaram o braço, mas com um levantar de braço hesitante e com muitas dúvidas. Dei-lhes um minuto para se abraçarem... Foi um momento incrível e fantástico... Todos, sem exceção, se abraçaram num abraço prolongado, com muitas lágrimas à mistura. Na verdade, muitos nunca se abraçavam no seio familiar...
        Um abraço consegue aproximar dois corações, peito com peito, transferindo-se uma energia incrível entre os dois ou mais corpos. Pode ser amizade... pode ser amor... não sei? Esta energia é indescritível! Passamos demasiado tempo sem abraçar as pessoas que mais amamos! Passamos demasiado tempo sem abraçar um amigo! Na verdade, podemos abraçar qualquer pessoa, mesmo um desconhecido. Contudo, quem tem amigos ou pessoas que ama para poder abraçar, considere-se um sortudo e nunca se esqueça de os abraçar, pois esse abraço não é um abraço qualquer. Um abraço... é a única forma de provarmos que não vivemos em solidão. Numa família, a viver debaixo do mesmo teto, se não houver um abraço, todos poderão estar a viver em solidão!
        Não abracemos apenas quando estamos tristes... para dividir as tristezas! Não abracemos apenas quando estamos alegres... para dividir alegrias! Abracemos enquanto o tempo nos devora a vida e a transforma num sopro. Faltam cinco minutos para sairmos para o trabalho? Ainda não deram aquele abraço?  Esqueçam tudo... Junte os que vivem debaixo do mesmo teto e experimentem mergulhar num abraço de 10 segundos... São apenas 10 dos 86 400 segundos que o dia tem! Vai ver que a vida lhe corre muito melhor!



" Foi na simplicidade do seu jeito que encontrei meu apego e na timidez do seu abraço que encontrei meu abrigo " Fabio Esteves

"Onde, afinal, é o melhor lugar do mundo? Meu palpite: dentro de um abraço". Martha Medeiros




13 comentários:

  1. Concordo plenamente!
    Há um tempo atrás uma aluna chorou porque lhe dei um abraço. Disse-me que nunca era abraçada em casa. Eu disponibilizei-me para lhe dar um abraço sempre que quisesse. E dei-lhe alguns durante esse ano letivo.
    Um abraço é uma partilha de energias que revitaliza durante dias!
    Um abraço forte para ti e família!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma grande verdade!

    Tudo que eu preciso é de um abraço. Um abraço daqueles cheios de conforto e ao mesmo tempo, suave. Um abraço capaz de transportar minha mente, a outra realidade. Onde o mal não me toca, onde os braços cobrem minha fragilidade e me protegem de qualquer pessoa ou situação.

    Camylla Gonçalves Cantanheide

    Foi outra pessoa que disse, mas faço minhas as suas palavras.

    Um grande abraço para ti meu sobrinho!

    ResponderExcluir
  3. Rosekart...

    Foi um prazer ter tido a sorte de, na encruzilhada da vida, o teu caminho ter se cruzado com o da minha família. Sentimos muitas saudades ... e, partilhamos contigo aquele abraço de sempre.

    Rui

    ResponderExcluir
  4. Querida Tia,

    Sempre atenta... sempre com as palavras certas no momento certo!

    Apesar de longe e, apesar do seu abraço não poder ser físico (neste momento)... ele chegou cá. Como é um abraço de amor, e como estes abraços nunca estão sós... também sei que abraço chegou ao Cais do Mourato.

    Rui

    ResponderExcluir
  5. Olá Rui! É a Emília que trabalhou contigo na Fajã da Ovelha, no teu último ano letivo na Madeira, de
    Português-Francês, e que também esteve no Pico 1 ano. Espero que estejam
    bem e que o teu Blog seja um reencontro, após alguns anos... Adorei as
    mensagens que colocas no teu Blog e esta sobre o abraço está
    espectacular!!! Foi a Mariela que me enviou o link e rrenviei-os aos meus
    alunos da Ribeira Brava a quem dou Técnicas de Expressão e Comunicação -
    Curso de Ação Social. Por acaso ou não, pois nada é por acaso, tinha-lhes
    falado há bem pouco tempo sobre as energias que recebemos quando damos um
    abraço a quem nos rodeia e sobretudo a quem amamos!! Espero que eles
    consultem e vejam o vídeo pois infelizmente estes pequenos gestos como um
    forte abraço estão a ser esquecidos nos dias de hoje! É bom saber que
    continuas a lutar para formar os nossos alunos e futuros cidadãos não
    apenas com conhecimentos, mas com valores. Eu, deste lado, também tento o
    mesmo e, graças a Deus, tenho encontrado alunos de boa índole que me dão
    forças para continuar a lutar e a enfrentar os obstáculos do dia a dia com
    coragem e alegria! Continua a motivar-nos com o teu Blog, agora serei tua
    eterna seguidora! Fica bem! Um forte abraço da amiga Emília e bjs para a tua família

    ResponderExcluir
  6. Emília... Foi uma grande alegria ter notícias tuas e saber que continuas aquela Emília de sempre! Já disse à Mariela... tenho imensas saudades daqueles dois anos que passei na Fajã da Ovelha... daquela pequena Família que muito me ajudou e me ensinou! A partida foi muito difícil... Foi como deixar um barco, que acabara de chegar a um novo porto e se preparava para uma nova viagem... A vida obrigou-me a mim e à minha família a procurar nova embarcação... e hoje navego por esses mares, sempre na esperança do reencontro! Por isso, amiga, foi uma surpresa, hoje, quando menos esperava, a navegar em alto mar... te encontrei! Um abraço para ti, para a tua família e todos aqueles que navegam na tua Nau!

    Rui

    ResponderExcluir
  7. Olá Rui!
    Bendita mensagem que escreveste!!
    Os meus alunos leram o teu texto e viram o vídeo com atenção e resultou, pelo menos para os do 12º e 11ºanos que, na aula seguinte, após lerem o teu texto, tomaram a iniciativa de se abraçarem na minha aula. Foi tão bom vê-los daquela forma numa sala de aula, foi mesmo reconfortante e um grande motivo de orgulho para mim: orgulho por termos retomado contacto, que por sua vez, fortaleceu os laços daqueles que navegam na minha nau! Ah! Eu também participei nos abraços, poupo-te esta pergunta e soube-me muito bem!! Saí destas aulas cheia de boas energias e com mais vontade de trabalhar om eles!Houve emoções e choros, mas o balanço final é muito positivo!
    Obrigada mais uma vez e agora terás ainda mais seguidores das tuas belas mensagens!
    Fica bem e um forte abraço da amiga Emília que te admira muito!

    ResponderExcluir
  8. Emília,
    É uma alegria imensa saber que a minha mensagem contribui para despertar coisas boas. Foi apenas um click, pois foi no vosso abraço que encontraram aquelas coisas belas que se escondem de nós todos os dias! Tudo se esconde no coração... o vosso abraço foi a chave para o abrir!

    Um grande abraço para ti e para os teus alunos do 11º e do 12º anos da Ribeira Brava.

    O teu amigo picaroto,

    Rui

    ResponderExcluir
  9. Segundo estudos da Universidade da Carolina do Norte (EUA), o simples ato de abraçar diminui a pressão sanguínea, o batimento cardíaco e o nível de hormonios ligados ao estresse. Por isso, abraço significa saúde. ;) Há que dar mtos e mtos abraços ...por vezes a solução está num tão SIMPLES abraço. Gostei mto Rui, fantástico.

    Elisabete Garcia Ávila

    ResponderExcluir
  10. Concordo! Sempre dei muito valor ao poder de um abraço... Transmite amor, amizade e relembra-nos que não estamos sozinhos.:)

    Telma

    ResponderExcluir
  11. Um abraço é algo inexplicável, maravilhoso.....Um misto de proteção aconchego,carinho...Estou precisando de um nesse exato momento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, desconheço o autor deste último comentário... nunca lhe poderei dar um abraço neste mundo virtual... desejo que toda a sua energia humana atraia aqueles que mais o(a) amam, para aquele abraço, que é a razão do nosso viver! Um bem haja! Rui

      Excluir