quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O Meu Pai Natal

       Natal... Noite mágica! Noite da Família ... noite de coisas boas que nos enchem a alma! Até aos meus 11 anos sempre acreditei no Pai Natal. Meus pais conseguiram manter essa magia, arranjando mil e uma artimanhas para tudo parecer real. Lá vêm alguns teóricos dizer que não se faz isso às crianças... tretas e mais tretas... Ser criança é isso mesmo... é viver num mundo da magia, do sonho, da inocência e da fantasia, onde o Mundo real passa todo ao lado. E... ainda bem que assim é ... a brincar é que uma criança descobre e experimenta, para um dia poder transformar o seu Mundo, o Mundo real! Poderão experimentar mil e uma profissões, poderão ser aviadores, poderão conduzir um ferrari ... tudo é possível em criança! Seria tão bom que todas as crianças tivessem a oportunidade de ser crianças e de não se tornarem adultas tão cedo!
        Hoje, com muita saudade, recordo o meu Pai Natal... Este ano é o meu primeiro Natal sem ter a sua presença física no nosso Mundo, a presença do meu  querido Pai Natal. Todos os anos, e enquanto o Alzheimer não se apoderou do seu cérebro, vestia aquele fato (feito por ela) e se disfarçava num Pai Natal real. Umas grandes barbas brancas, botas e cinto largo preto, barrigudo, óculos de sol, um guizo que tocava incessantemente, e aquele Oh! Oh! Oh!, eram os únicos vocábulos de alguém que vinha  de muito longe, com outra língua, mas deixava transparecer, naquelas rosadas maçãs do rosto, uma alegria imensa! Vinha todos os anos deliciar e encantar o Natal dos seus netinhos.
        Todos que a conheceram, tinham-lhe um grande carinho. A vida nunca lhe foi fácil... Ficou viúva com duas filhas menores (uma com 1 ano de idade). Com muitas terras e gado para tratar, tudo fez para que nada faltasse às suas filhas! Sozinha, enfrentou a vida sempre com aquele sorriso! Não havia alma que passasse a sua casa ou adega, que não entrasse para ser brindado com angelica (bebida tradicional do Pico) ou um dos seus licores. Amiga de todos e um coração que extravasava em muito o seu corpo! Mesmo depois de eu descobrir quem era o meu Pai Natal, para mim era sempre aquele Pai Natal misterioso que para além daquelas prendas (que raramente sabia para quem eram, provavelmente pelo efeito do Alzheimer ), enchia toda a casa com o seu Amor.
        O meu Pai Natal é, nada mais nada menos, que a minha querida Avó Luzia (Luzia Menezes de Lima), conhecida pela Luzia do Urbano! Partiu no dia 18 de Maio de 2011. Apenas deixamos de ter presente o seu lindo rosto... pois ela vive todos os dias nas minhas filhas, vejo-a na minha mãe, sinto-a em mim! Uma saudade imensa ... mas, uma coisa é certa: Avó, serás sempre o Meu Pai Natal, serás sempre o Pai Natal dos teus netos e  bisnetos... e estarás sempre presente nas nossas vidas enquanto o Natal existir! Um Feliz Natal a Todos!

NATAL 1976 (Yonkers, Nova Iorque)
Fotos Editadas e Oferecidas por Maria da Rosa (Tia Sãozinha)
        

11 comentários:

  1. Que lindo Rui... tb a conheci e lembro dela...

    Humberta Matos Sousa

    ResponderExcluir
  2. Rui, gostei muito! Não te conhecia este dom da escrita... Não sabia que tinhas um blogue, mas agora sou leitora assídua! Um Feliz Natal para toda a família! Beijinhos.

    Telma Rosa

    ResponderExcluir
  3. Vítor Manuel Pereira22 dezembro, 2011

    "Rui adorei!!! Tua avó era uma pessoa excepcional, sempre alegre e divertida, ali ñ havia magoa nem tristeza, lembro-me mt bem quando ela se vestia de pai Natal e corria a freguesia de Santa Luzia de saca às costas, a distribuir bombons pelas crianças, eu tb era pequeno e deixava-me levar pela imaginação... recordo-me uma vez... Era dia de Natal, regressávamos a casa depois de um Serão bem passado em casa dos meus avós Silvino e Maria (do estrelo), eu no colo de minha mãe e a Gilberta no colo da Paula, meu pai conduzia a carrinha (uma Isuzu de banco corrido), lá íamos todos apertadinhos mas felizes c/ os brinquedos que nos tinham oferecido, passávamos pela igreja de Santa Luzia quando meu pai pára a carrinha, alguém se dirige a nós, era o Pai Natal! Lá estava ele, ali mesmo ao meu lado, fiquei maluco, saltei janela fora, só queria agarrar o pai Natal, quase atirava com ele ao chão, foi um momento maravilhoso, no meu imaginário tua avó era mesmo o meu Pai Natal!
    Agradeço a tua avó toda essa emoção!

    Feliz Natal e Próspero Ano de 2012!"

    ResponderExcluir
  4. Telma... vocês para além de vizinhos foram sempre como se fossem da família. Vocês estão em grande parte das memórias que tenho da minha infância. Um grande abraço para ti, toda a família e em especial para aquele amigo de sempre, António Fernando!

    ResponderExcluir
  5. Vítor, Há pessoas que são eternas... Não me posso esquecer dos teus avós. O Sr. Sílvino a passar com o seu carro de bois cheio de pasto... sempre feliz... E aquela Isuzo azul, com vocês os cinco num banco de 3 pessoas. Lembras-te da Toyota Dyna de meu pai. Fomos também crescendo e lá íamos, a família num banco para 3 pessoas!
    Vieram-me as lágrimas aos olhos com a tua partilha.
    Obrigado e o melhor Natal possível para ti e para as pessoas que mais amas. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Rui - your grandmother was a beautiful lady... and her smile infectious. I just loved talking to her. :) What a sweetheart... she'll always be in the hearts of those who knew her.

    Debbie M.

    ResponderExcluir
  7. Debbie, thanks for your words... There was always magic in our grandparents heart! I´ll never forget yours... Sr. José Ávila e Sra. Filomena do Januário ... Our grandparents kept alive the magic of that "Largo ao fundo do caminho dos Arcos!". Night after night, they were the first to arrive anda the last to depart! "Chamarritas", "fogueiras", that whole comunity gathered as a big family every Summer night! I miss those times!
    A Merry Christmas for California and all your family.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia a tua avó mas a leitura dos posts e dos comentários deixou-me com os olhos cheios de água. Poderia procurar várias razões para tal facto mas apetece-me realçar a amizade, a cumplicidade, a verdade, a vida real... vivida... És um felizardo por teres estas memórias e obrigado pela partilha.

    Com amizade, VL

    ResponderExcluir
  9. Oh Rui esta é realmente uma linda declaração de amor, o amor que todos os netos devem sentir para os seus avós! Mas ela era mesmo uma avó espectacular! E sabes bem que eu lembro-me de tudo isso, porque tive a sorte de partilhar muitos desses Natals com vocês todos em família. Lindos tempos! Até me veio as lagrimas aos olhos. Eu como avó, acho que a melhor prenda que uma avó pode ter, e ter um neto que pense assim, gostaria de acreditar que o meu neto vai sempre amar assim como tu amaste a tua avó. Acredito que ela viu tu escreveres isto, e foi uma linda prenda de natal par ela, o teu Pai Natal! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Tia... A Tia é uma verdadeira fonte de amor da forma que tem cuidado da querida avó Conceição. Esse amor todos o sentem e em especial o Pedrinho, que jamais vos esquecerá enquanto avós. Um grande abraço e um Feliz Natal, deste seu sobrinho que muito vos admira.

    ResponderExcluir
  11. Meu amigo V.L.,

    Sempre presente, sempre a partilhar sentimentos ...

    Um grande abraço e um feliz Natal para ti, e toda a família que têm sido muito importantes na nossa caminhada por Terras do Continente.

    ResponderExcluir