quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Tristeza Profunda... com Mais de 2 Décadas ao Serviço da Educação!!!

        Sinto-me Triste... Desolado... Sinto-me cansado de remar contra a maré... Sinto uma dor imensa por ver um Sistema Educativo obsoleto e em decadência, que deveria ser universal e inclusivo, mas que se encontra sem rumo, sem visão por parte dos que o tutelam e tutelaram!!! Sinto-me Triste... Acima de tudo... Sinto-me... Tenho Sentimentos...  Sou professor! Sou pai! Sou filho! Sou neto! Sou alguém cujo destino um dia abriu a porta para a minha vocação! Sempre amei e vivi intensamente cada momento partilhado com os meus alunos... Das maiores alegrias que posso ter... é encontrar um ex-aluno encaminhado na vida e ver que, naquele projeto de vida, existe um pedacinho de mim, da mesma forma que sinto em meu coração um pedacinho daquele Ser! Como eu, são milhares os professores que, no seu dia-a-dia, se entregam de corpo e alma a esta causa!!!
        Em jovem, nunca tive a intenção de ser professor... Pensei em ser médico, biólogo marinho... Quis o destino, que no meu 12ºAno, a estudar na Escola Secundária Manuel de Arriaga (Horta, Faial, Açores), surgisse a oportunidade de lecionar, à tarde, a disciplina de Matemática aos 5º e 6º anos, na minha querida Ilha do Pico, no Externato Liceal Particular da Madalena (única Escola dos 2º, 3º Ciclos e Secundário desta vila). Todos os dias rumava na "Espalamaca" ou no "Cruzeiro do Canal" rumo ao Faial, regressando na lancha da 1h00 para me transformar em professor, durante a tarde! Era um puto... Tinha alunos quase da minha idade que na rua eram colegas das "cowboyadas"! Numa das minhas primeiras aulas... o aluno Sérgio, um rapagão forte, quase com a minha idade pelos anos de repetência, na primeira intervenção da aula diz: "Oh Rui... de qualquer merda fazem um professor!!!" Uma conversa destas lá fora, em amena cavaqueira, poderia ser até motivo de risota, mas naquele momento eu era realmente um professor e o Sérgio era uma aluno! Dei um grande murro na mesa e disse: "A partir de agora e aqui sou vosso Professor! Quem manda aqui sou eu, seja merda ou não!"!!! Acho que estava mesmo zangado!!! Aquele ar de mau parece ter anestesiado toda a turma do 6ºD!!! Aumentei a distância que nos separava dos nossos tempos de rua!!! Não tinha outra escolha!!! Com o tempo e com o respeito mútuo, essa distância foi-se encurtando novamente!!! Passados 23 anos, enquanto pescava na doca da Madalena do Pico, o Sérgio chegou ao pé de mim e perguntou-me: "Sr. Professor, lembra-se de mim?" A minha memória reconhecia aquela cara com barba por fazer, mas... foi necessário ele identificar-se!!! Era um Homem do Mar, da safra do atum!!! Dizia, "tenho muitas saudades de si e das suas aulas..." Meu coração encheu-se de alegria por ver aquele amigo!!! Lembrava-se do nosso primeiro contacto da recém criada relação Professor-Aluno!!! Disse-lhe o que nunca lhe tinha dito... "Amigo, o problema é que tinhas toda a razão com a tua expressão de então! Éramos conhecidos cá fora e de repente, um gajo com quase a tua idade se torna Professor!!!". O Sérgio respondeu-me: "Professor Rui, foi o melhor professor que tive até hoje!". Hoje é-me difícil compreender como pude ter sido bom professor!!! É verdade que dava a volta ao mundo para conseguir a melhor forma dos alunos aprenderem!!! Tal como faço hoje, fazia um esforço para encarnar o corpinho de um aluno... mas sem qualquer orientação, experiência ou formação, eram enormes as minhas lacunas quer ao nível científico, quer ao nível didático...
        Foi uma época em que qualquer pessoa, com meio palmo de testa, ou com uma espécie de canudo, poderia ser professor!!! Poderia até parafrasear o Sérgio, mas seria deselegante para muitos colegas!!! Muitos nasceram com o dom, com a vocação... e foram grandes mestres. Posso dizer que o meu melhor professor do básico, tinha na altura o 12º ano!!! Aprendi imensa Matemática!!! No entanto, sem vocação e sem qualquer qualificação profissional em didática/pedagogia, muitos foram aqueles (nunca os poderei apelidar de professores) que em nada dignificaram a carreira. Esta ideia de que qualquer um pode ser professor ou pode comentar e opinar sobre esta vocação, foi uma ideia assimilada pela sociedade! Aos poucos o desprestígio e o desrespeito por esta nobre profissão enraizou-se na Sociedade!!! Há dias falava com um técnico agrário com os seus 40 e tal anos e ele dizia-me: "Já fui professor... Que vida boa que vocês levam... É dar umas aulinhas e têm tempo para tudo..." Apenas respondi-lhe: "Então nunca foste Professor, pois ser Professor é sentir, é uma entrega total... é trazer os problemas da Escola para casa e continuar a trabalhar sobre eles 24 horas! Pelo que me dizes... nunca foste Professor!!!" É certo que, como em todas as profissões, existem bons e maus professores, existem aqueles que nascem com o dom e aqueles que não o têm... Uma coisa é certa, nunca tivemos tantos professores bem formados e preparados para lecionar!!! Uma coisa é certa, são muitos os colegas que amam a profissão e sentem aquela "chaminha" a desvanecer, a cada dia que passa!!!
         Foram mais de duas décadas de entrega!!! Nunca deixei de lutar pelos valores e princípios em que acredito!!! Nunca deixei de ser Professor!!! Trabalhei em muitas escolas com alunos sem rumo, sem família, sem projeto de vida... Passei por todos os órgãos de gestão... Desempenhei praticamente todos os cargos pedagógicos... Apenas discuto e falo de Educação com aqueles que dia após dia, sentem a Educação e dão o seu contributo para a formação dos nossos jovens... nunca tendo deixado de pisar a sala de aula!!! Aprendi na vida a ignorar os teóricos!!! Quem não faz e não sabe fazer, não tem o direito de opinar!!! Por isso, e respeitando esse princípio... seria desonesto contribuir apenas para criar teóricos na minha sala de aula!!! Tento sempre levar os meus alunos a descobrir o lado prático dos conteúdos e temas que os "currículos" nos impõem!!! Procuro sempre descobrir a aplicação prática dos conteúdos e temas, de forma a que existam aprendizagens reais, carregadas de emoção e guardadas algures na memória cardíaca! Procuro a interdisciplinaridade e a articulação disciplinar, reconhecendo as expressões física, musical e plástica, como veículo para o saber, tão importantes como a Matemática ou o Português para a formação de um indivíduo!!! Seria muito mais fácil centrar-me num programa de Matemática e no meu umbigo, preparando única e exclusivamente os alunos para o exame nacional!!! Contudo, o exame pouco ou nada afere sobre o "saber fazer", sobre as práticas de vida, sobre a capacidade de resolver problemas reais do dia-a-dia e da vida!!!  Em boa verdade, também o Sistema não educa para isso! Passadas poucas semanas, quase tudo o que foi memorizado, tende a desaparecer!!! Alguém conseguiria repetir todos os exames do secundário sem estudar? Sejamos suficientemente honestos para reconhecer que quase tudo foi esquecido! Alguém, alguma vez, aprendeu a andar de bicicleta apenas lendo manuais? Infelizmente, os exames nacionais, são o principal (e diria o único) instrumento de avaliação para avaliar o trabalho que se faz nas Escolas... Não quero com isto dizer que devemos desprezá-los, pois têm a sua importância na regulação. Contudo desprezam as inteligências múltiplas de Gardner, beneficiando todos os alunos com capacidade de memorização, e desprezando aqueles que têm inteligência prática!!! Como diz o Rubem Alves: "Pense na memória como um escorredor de macarrão. Um escorredor de macarrão é uma bacia cheia de furos. A gente põe o macarrão na água fervente para amolecer. Amolecido o macarrão, é preciso livrar-se da água. Jogam-se, então, macarrão e água no escorredor de macarrão. A água escorre pelos buracos, e o macarrão fica. A memória é assim: ela se livra do que não tem serventia por meio do esquecimento. E o que é que tem serventia? Duas coisas, apenas. Primeiro, coisas que são úteis, conhecimentos-ferramentas, conhecimentos que nos ajudam a entender e a fazer coisas".
        São muitos os fatores que colocam o nosso Sistema Educativo na rota da decadência!!! Começo por falar do pilar básico: a Instituição Família!!! Como Pai, amo as minhas filhas... É meu dever lhes mostrar caminhos... É meu dever lhes mostrar o certo e o errado!!! É meu dever lhes ensinar todos os valores humanos que meus pais e avós me transmitiram... É meu dever garantir que na Escola elas cumpram na integra com os seus deveres enquanto estudantes e cidadãs... Amá-las não considero que seja um dever... É algo que está inscrito no meu coração... A natureza dotou-nos dessa capacidade... Outros animais (ditos racionais) também o têm inscrito! Qualquer aluno que viva numa família que lhe dê amor (incluindo o amor do "não" e dos "limites"), que o ensine e o eduque para aprender as regras básicas de viver em sociedade, que ensine os mais nobres valores da humanidade, que ensine que a vida não é fácil e que a devemos enfrentar com trabalho, dedicação e determinação... tem todas as hipóteses de se safar, mesmo neste sistema em decadência... embora pudesse voar e concretizar seus sonhos num sistema que o respeitasse enquanto pessoa e o seu tipo de inteligência! Numa sala de aula, esses alunos começam a ser vítimas... São poucos aqueles que cumprem com os seus deveres escolares... Numa aula, passamos mais de metade do tempo a solicitar trabalho, a pedir silêncio, a constatar uma falta de dedicação enorme por parte de muitos alunos (ou melhor, dos pais)! Por mais espetaculares que sejam as aulas, esses alunos sem Amor de uma Família (apesar da Escola o solicitar constantemente), acabam por boicotar todo o esforço daqueles que se dedicam e o trabalho do professor. Curioso, é que aqueles pais que nunca vêm à escola e não cumprem com a missão que lhes é destinada, são os primeiros a vir à Escola defender a irresponsabilidade das suas crianças, tentando sempre responsabilizar terceiros, pelas faltas de educação e dedicação. Não compreendem que quando a Escola informa e pede a sua colaboração, é para ajudar aquelas crianças a encontrar um rumo! É com imensa tristeza que vejo, esses alunos a escolherem os piores caminhos da vida... É com muito amargo que vejo, um dia mais tarde, esses pais e mães a chorar, pelas agressões (físicas e verbais) que assistem por parte dos filhos e a dizer "já não sei o que fazer"! Todos passamos pela adolescência... Quem trata uma criança e jovem sempre como um coitadinho e como vítima, sem o ensinar a ser responsável pelos seus atos, colherá frutos bem amargos no futuro. É um flagelo o número crescente de alunos que não têm este acompanhamento familiar e estão entregues a si, num mundo e num país onde se passa e se passou a ideia de que tudo é fácil, e por outro lado lhes tira o pão a cada dia!!! Num mundo onde o consumismo e a tecnologia ofuscaram a verdadeira essência do ser humano!!! Num mundo onde as lideranças nada têm a ver com experiência de vida!!! Num Mundo onde se confunde a verdadeira missão da Família, com a missão da Escola!!! Onde pais apontam dedos aos professores, professores aos pais e alunos aos professores... sem qualquer capacidade para nos apercebermos que o segredo está no trabalho colaborativo destes três pilares!!!
        Há um desnorte completo, pois não existe nem nunca existiu um projeto de longo prazo para  a Educação! Cada governo teima em deixar a sua marca, desprezando todo o trabalho anterior!!! Não há uma linha, um rumo, um fio condutor!!! Não se vai à raiz do problema. Discute-se e fala-se do acessório!!! Todos opinam!!! Novas ideias surgem...como se fossem invenções... Todos estamos muito confusos com tantas alterações sem qualquer melhoria!!! A árvore tem as raízes doentes, mas ano após ano, ninguém dos que nos governam, reconhece a importância de cuidar dessas raízes!!! Tratam apenas de dar grandes podas, sem sequer saber o que é um gomo ou gema... sem reconhecer o definhar da árvore! Tudo seria tão fácil se olhássemos os ensinamentos dos nossos avós e da nossa história! Tudo seria tão fácil se houvesse respeito pela condição humana e a vontade de adaptar a Educação às necessidades de uma Sociedade em constante alteração!
       Criam-se e financiam-se escolas privadas, com condições ímpares, junto a escolas públicas, para que os alunos de famílias com mais recursos possam pagar para as frequentar... Havendo seleção de alunos, violando-se o princípio de que a Educação é universal e inclusiva!!! Os alunos que ficam de fora resta-lhes as escolas públicas, com cada vez menores recursos, com o risco de se tornarem "Ghettos", como já acontece em muitos países do mundo!
      Põe-se em causa todo o Ensino Superior Público que formaram e formam milhares de profissionais da educação!!! É o próprio Ministério da Educação a pôr em causa toda a sua competência... ao criar exames para docentes contratados, muitos com uma vida de experiência e de entrega, uma vida de sacrifícios familiares em prol dos filhos dos outros!!! Um exame ditará ou não o fim de uma carreira! Um investimento de 5 anos de formação, uma vida de trabalho... tudo dependerá de um exame!!! E todos aqueles que levaram e levam o nosso país à ruína??? Que experiência de vida têm? Que exame fizeram? Poderiam fazer um teste muito simples... pregar um prego numa tábua ou dar um nó "lais de guia"!!! Será que o conseguiriam???

       Perder-me-ia nas minhas palavras em mais uma noite de insónias, mas tenho de dar a hipótese do leitor dormir!!! Apenas dou um pequeno grito do que me vai na alma... na alma de muitos professores que também são pais... de pessoas com sentimentos... que, apesar de estarem perante um Sistema em decadência, todos os dias levantam-se a pensar na melhor forma de transformar o pedacinho de mundo de cada criança e deitam-se com a dor e frustração do Sistema não os deixar chegar a todas elas!!!

15 comentários:

  1. M. Fátima Pereira21 novembro, 2013

    Adorei ler. Fazes muito sentido com o ke dizes! Boa sorte e como dizes as raízes estão ficar secas..

    ResponderExcluir
  2. Você é grande e não é só em tamanho mas sim naquilo que diz Abraço Ganhão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Ganhão, Foi uma alegria enorme receber este teu abraço, logo pela manhã!!! Encheste-me a alma e o coração!!! Aprendi imenso contigo, pela tua força e coragem em mudar e vontade de crescer!!! Hoje és um adulto como poucos podemos encontrar!!! Foi um orgulho receber-te em minha casa no ano passado, no teu primeiro dia de condução, para dares a boa nova!!! Não tenho qualquer dúvida: crescemos juntos, como seres humanos! Obrigado por tudo!!!

      Excluir
  3. Olá Rui!

    É a Emília que está na Madeira e que te conheceu na Fajã!!
    Foi a Mariela que me disse para ler o teu Blog e esta profunda reflexão!

    Mais uma vez, muito obrigada por continuares a escrever tão bem e tão assertivamente. Tenho a certeza que eu e a maioria dos teus leitores (professores, sobretudo) se revêem completamente no teu discurso!
    Como é triste o professor remar para um lado e as famílias, juntamente com a sociedade, remarem para o outro!!

    Espero, mesmo assim, que continuemos a levantar-nos e a trabalhar com força e esperança, pois é o melhor que podemos deixar aos nossos alunos!

    Um abraço para ti e para as tuas mulheres!

    Emília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Emília, Há tanto tempo que não nos cruzávamos... e se falarmos fisicamente... já lá vão uns anitos!!! Emília, continuas com aquela força de sempre, conseguindo transmiti-la aos seus pares... Obrigado pela força e por nos indicares a esperança... Cá estamos...
      Um grande abraço para ti e para toda a Família... o teu abraço será entregue às minhas mulheres...

      Rui

      Excluir
  4. "Apenas dou um pequeno grito do que me vai na alma... na alma de muitos professores que também são pais... de pessoas com sentimentos... que, apesar de estarem perante um Sistema em decadência, todos os dias levantam-se a pensar na melhor forma de transformar o pedacinho de mundo de cada criança e deitam-se com a dor e frustração do Sistema não os deixar chegar a todas elas!!!"
    Obrigada, Rui, por esta confissão que não é só tua...infelizmente. Que as tuas palavras cheguem longe, atinjam o alvo. Estou a sonhar, não é? É preciso sonhar para CONTINUAR a "tratar" destes miúdos. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Emília... Das colegas mais inconformadas com o Sistema... Nunca deixou de lutar pelos seus direitos e de toda a classe docente... Acreditemos no sonhar de que falas... desde que respeitemos a gravidade (pés bem assentes no chão)... serão esses sonhos os guardiões da nossa missão! Somos muitos e estamos juntos pela causa!!!

      Abraço e obrigado por passares por este nosso cantinho!!!

      Rui

      Excluir
  5. Rui, meu amigo. É bom estar perto de ti, é bom partilhar sentires, preocupações e sonhos contigo. No meio desta trampa toda, a tua presença e as nossas conversas diárias suavizam as minhas viagens... Os 100 Km tornam-se relativos. Obrigado amigo. V

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo V... A tua amizade também tem tornado relativos os 1711 kms que me separam das minhas raízes!!! Obrigado!!! Abraço!!!

      Excluir
  6. Maria José Rodrigues21 novembro, 2013

    Haja alguém que consiga pôr em palavras o que nos vai na alma. Também me sinto assim, cada vez mais triste, desiludida com quem governa e destrói o nosso país. Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Mariela Serrão21 novembro, 2013

    Rui, tu és incrível! Escreves o que muitos professores sentem todos os dias! Eu partilho a tua tristeza, apesar de não ter tanta experiência como tu! Muitos beijinhos e um abraço daqueles!

    ResponderExcluir
  8. fantástico! muita verdade dita! eu tenho 26 anos licenciado a pouco tempo e ainda respeito e falo com os meus professores de secundário com muito respeito e carinho e recebo isso mesmo da parte dos mesmos! que posso dizer ainda hoje conseguem arranjar tempo para "sofre" um antigo aluno que os convida para café! os professores são do melhor que há e deviam ser preservados! muito do que sou hoje devo a muitos dos meus professores! que felizmente tive prazer de contar com bastantes! embora como referiu também conheci e tive aulas com alguns que não era merecedores do titulo nem da função! gostaria de lhe dizer que gostei muito do seu texto! está impecável! pelo modo como escreveu não tendo sido seu aluno noto que é professor de mão cheia como se costuma dizer pela minha terra! cumprimentos abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo, As suas palavras ajudam cada Professor que vive intensamente a Escola... ajuda-nos a continuar a acreditar naquilo que fazemos e pelo que lutamos todos os dias! Obrigado por nos alimentar a esperança! Abraço... muitas felicidades!

      Excluir
  9. Grande Rui, as tuas palavras são muito profundas e muito, infelizmente, verdadeiras, porque se realmente houvesse mais acompanhamento em casa por parte dos pais, tudo seria mais fácil para todos e os resultados, obrigatoriamente, melhores e aceitáveis para tornar as nossas crianças em adultos preparados para enfrentar as dificuldades da vida.
    Grande abraço para um grande homem/professor!!!
    Luis Gonçalves, pai do Marco 6ºC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Sr. Luís, A Família Gonçalves é daquelas que abraçou o projeto de turma do 6º C, sem qualquer condição... Este ano têm sido incansáveis na preparação e dinamização das nossas atividades!!! Obrigado pela grande ajuda e apoio que me têm dado na missão educativa!!! Já fomos muito longe num ano de trabalho... Há que olhar em frente e seguir o caminho já trilhado... Um grande abraço.

      Excluir