sábado, 17 de dezembro de 2011

Memória Genética: Niguém Morre

        No "post" de ontem, homenageava os meus antepassados. Dizia que eles vivem nos nossos genes. Desde pequeno que o mistério do que está para além da morte tem me levado a grandes introspeções e a arranjar explicações para tal. Com uma educação católica, sempre procurei explicações científicas, embora muitas nunca tenham passado do campo das hipóteses. Sempre li a bíblia, não a traduzindo à letra, mas sim como um guia lírico para os valores que devem reger a vida do ser humano. Quase tudo o que lá está escrito bate certo com o conhecimento científico. Basta para tal ver a ordem da formação do Universo e da Terra... terminando na Criação do Homem...  Parece, que muito antes dos primeiros astrónomos e cientistas que explicaram essa formação, alguém já o tinha feito de uma forma poética e encantadora. Sempre fui aluno de 5 nas Ciências e na Biologia, sempre busquei explicações que me satisfizessem. Não acredito em almas do outro Mundo ... embora já tenha sentido "presenças", encontrando sempre explicações para as mesmas, tendo em conta o meu estado de espírito, os meus sonhos, as minhas vivências ... e no que o meu cérebro quer que os meus olhos vejam e que o meu corpo sinta (poderá ser um sentimento coletivo).
        Poderão me chamar maluco... doido, enfim... o que quiserem! OK... até percebo! Tudo o que escreverei aqui, não passam de hipóteses... hipóteses que me fazem sentido e nunca passando disso mesmo. Nestas coisas todas as hipóteses são válidas e gosto muito de ouvir outras... para comparar e enriquecer as minhas. Encaro a morte como algo natural e acredito na vida para além desta. A vida para além da morte de que a bíblia fala é fascinante e é uma esperança... Tudo está escrito (a meu ver)... num sentido figurado, o que torna a bíblia numa das obras que mais me desafia. Simplesmente belo! Apenas não compreendo como grandes personalidades da Igreja a lêem à letra e quando algo é posto em causa chamam-nos de hereges... sem arranjar explicação válida.
        O Ser Humano... Está provado que 90% do cérebro humano é um mistério não controlado, pertencendo a um subconsciente desconhecido por cada "EU". Apenas temos a capacidade (o comum dos Homens) de controlar 10% (comparação com os 10% de um iceberg que ficam à tona da água). Quantas vezes sonho com coisas que não fazem sentido... e depois de pensar um pouco e relacionar com experiências vividas, arranjo uma explicação! Recordo-me na minha infância de sonhar com um tesouro, junto a um pinheiro, num terreno junto à estrada. No dia seguinte fui ao sítio... encontrei uma nota de 500 escudos! Coincidência...? Não acredito, pois matematicamente falando, a probabilidade de isso acontecer era "infinitamente" pequena. Para mim apenas havia uma explicação... No dia anterior havia passado por lá de bicicleta... Os meus olhos registaram essa informação no subconsciente, nos tais 90% do cérebro inacessíveis quando estou acordado. Enquanto dormia... tive acesso à mesma através do sonho. Tenho muitos outros exemplos... encontrei sempre uma explicação, ou melhor, hipótese de explicação.
        Quantas vezes vamos a um sítio, sabemos que nunca lá estivemos antes e ficamos com a sensação de que lá estivemos? Quantas vezes vemos alguém, noutro local do planeta e temos a sensação que a conhecemos? Quantas vezes experimentamos sensações que nos parecem já experimentadas antes?
        A genética fascina-me... Olhar para um filho ou para um neto e ver traços físicos dos seus antepassados! Maravilhoso, não é? Quase misterioso! Há coisas fantásticas... saber que nos nossos genes está guardada informação de todos os nossos antepassados. Essa informação pode manifestar-se fisicamente ou não. Podemos ter os olhos do nosso avô, o cabelo da côr do da bisavó e a boca da nossa mãe! Espetacular... Temos muitos tipos de células que formam variados tecidos... Células musculares, células adiposas, células nervosas... neurónios... No nosso cérebro existem células que servem de disco rígido, constituindo a nossa memória (uma parte acessível aos tais 10% outra aos 90% inacessíveis)! Ou seja, nas nossas células e nos nossos genes, ficam registadas informações físicas (que passam de geração em geração e que se manifestam ou não no nosso corpo) e informações que formam o nosso "EU". Quando se dá a divisão celular e o nosso corpo ainda está no ventre materno, aquele zigoto inicial originará milhões de células que formarão o nosso corpo. Dá-se a diferenciação celular... células musculares, células do rosto, células do cérebro, especializadas na memorização... Nunca esqueçamos estas últimas células que também existem no nosso interior e poderão ter memorização preciosa sobre as "almas" dos nossos n-avós. Agora pergunto... se é possível a minha cara ser "a cara" de um dos meus antepassados, só porque há uma memória genética que se manifestou fisicamente, não existirão... nessa memória genética muitos "EU"s que dêem origem ao meu "EU"? Quem me garante que o meu "EU" não é o "EU" do Francisco do Moinho (meu bisavô)? Quem me garante que a sensação de já ter estado em Paris que senti quando lá fui a primeira vez, não ficou registado na memória genética de um dos meus antepassados que lá estivera, e "EU", naquele momento fui buscar aos meus 90%? Quem me garante????
        Sou daqueles que não acredita que as almas e os espíritos andam por aí... Não acredito nos videntes e nos bruxos... Acredito sim que existem pessoas que têm o dom de utilizar os tais 90% do cérebro, conseguindo entrar nos 90% de outras pessoas e fazê-las ver e acreditar nos espíritos dos seus antepassados, fazer os seus olhos ver coisas que não existem no nosso mundo físico. Para mim... tudo está nos 90%... Todos somos eternos e "recordados" pelas boas ou más ações que fizermos enquanto vivermos fisicamente! Todos continuam vivos, manifestando-se, um dia, no "EU" de um dos seus descendentes.
        Abraço a todos os "EU"s que um dia existiram e que hoje se manifestam em cada um dos nossos corações! Bom fim de semana!
       

11 comentários:

  1. Este arquivo é, na minha opinião, de extremo interesse e grande pertinência. Aconselho-o a tentar aprofundar o tema e agradeço desde já por me ter ajudado bastante na decisão de uma possível escolha para futuro profissional.
    Amei este texto!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário. Mexeu comigo, pois é sempre uma alegria imensa saber que alguém entra em minha morada e comunga do meu sentir. Gostaria muito de conhecer o autor deste comentário. Convido-o a vir tomar um café, pois terei todo o gosto em aprender algo com ele.
    Abraço e um feliz Natal

    ResponderExcluir
  3. Eu sou daquelas que acredita que as almas e os espíritos andam por aí, nunca vi, nunca ouvi, mas sim,tenho muitas vezes sentido o que eu considero "presenças", agora o que não sei é se como dizes, isso vem dos tal 90%. Será? Quém sabe, mas com toda a certeza eu acredito, que existe vida para além desta.
    Adorei esta hipótese do "EU"! Agora responde-me a isto, que achas? Será só coincidência que eu nasci no mesmo dia que a minha Avó Maria Madalena? Ela nasceu a 25 de Maio de 1891 e eu no mesmo dia, em 1959, e eu só descobri este facto quando estava tentando fazer a minha Arvore Genealógica. E mais, eu nasci na mesma casa onde ela viveu e morreu, e eu lembro-me de meu pai me dizer que eu era parecida com ela. Coincidência? Será????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. memoria genetica, vc é parecida com ela!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Excluir
    2. Sem qualquer dúvida... fisicamente todos têm parecenças com os seus antepassados, mesmo os oriundos do planeta vizinho!

      Excluir
  4. Querida tia...
    Eu penso mesmo que na vida não há coincidências! Tudo tem uma razão de ser! Vivemos eternamente e um dia voltamos a existir no "Eu" de um dos nossos descendentes. Depois sentimos os espíritos... aquela "presença"... pois se eles vivem dentro de nós...!
    Tia... não tenho qualquer dúvida que existe uma grande probabilidade de no "EU" da Tia... viver a bisavó Maria Madalena. Tudo é um ciclo... nada acaba!
    P.S. - Mais uma curiosidade... O avô Manuel penso que faleceu na mesma data da sua Mãe (Bisavó Maria Madalena).

    ResponderExcluir
  5. Sim Rui, é muita verdade, o teu Avô morreu no mesmo dia que a sua mãe, Maria Madalena, a 31 de Agosto; coincidência?, penso também que não, .....
    Gosto da probabilidade de o "EU" e que tudo é um ciclo... nada acaba!

    ResponderExcluir
  6. Surpreendente reflexão! Não páras!
    Vais semeando aqui e ali. Despertas em nós uma tremenda curiosidade sobre os mais variados temas. Li o artigo com muita atenção, vou lembrar-me dele muitas vezes e menorizei:"Todos somos eternos e "recordados" pelas boas ou más ações que fizermos enquanto vivermos fisicamente! Todos continuam vivos, manifestando-se, um dia, no "EU" de um dos seus descendentes."

    ResponderExcluir
  7. Emília...
    Foi uma honra ter trabalhado contigo no mesmo conselho de turma (PCA)e ver tudo o que deste aos nossos queridos alunos! Como amiga... como colega... como mãe, ficarás certamente lembrada pelas tuas boas ações, através da memória genética do teus descendentes. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Também penso da mesma forma. Quando somos gerados, recebemos de nossos pais bem mais do que padrões físicos, formato de olhos, boca nariz, cor dos olhos e cabelos etc. herdamos também padrões de memória (pegue um cão que nunca nadou e jogue na água, garanto que ele irá nadar, um canário que nunca ouviu outro canário? Vai cantar da mesma forma que qualquer canário). Tudo que nossos pais sabiam no momento de nossa concepção, por nós é herdado, assim como todo conhecimento que nossos avós passaram para eles. O motivo de não termos acesso a esse conhecimento? Bem, isso não sei dizer, será que a humanidade um dia irá evoluir e conseguir acessar as informações herdadas? Bem, só nos resta torcer para isso. Imagine já nascer com conhecimento na área de Medicina ou Engenharia e só precisar de um “upgrade” eventual. Vamos a um exemplo. Meu avô (português) morreu em 1964, eu nasci em 1966. Em uma rua próxima a que moro, uma casa estava sendo vendida, decidi comprá-la, todos me desaconselharam (inventários, menores herdeiros, briga de herdeiros, tudo associado à casa), ignorei os conselhos (até de minha advogada). Comprei a casa em 2004, em 2010 meu irmão deu carona à minha tia, parou em frente à casa por uns instantes, minha tia olhou para casa e disse: Esta casa foi a primeira que seu avô morou ao chegar no Brasil. Enquanto construía a casa que nós nascemos, morou por um considerável tempo aqui. Coincidência? Acho que não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo e belo o seu testemunho! Não o conheço, mas deixou-me com uma lágrima no olho... por já me surgirem memórias da minha vida semelhantes ao testemunho que partilhou! Obrigado por exisitires! Abraço!

      Excluir