terça-feira, 20 de março de 2012

Ilhas de Bruma

Ilha Graciosa, com vista para Ilha de São Jorge e Ilha do Pico (por detrás)
        "Buma: Nevoeiro do mar; Mistério; Incerteza". Alguns dos significados de Bruma que encontrei no meu dicionário de Língua Portuguesa. Penso que poucas palavras conseguem caracterizar as nossa ilhas encantadas, como esta palavra. Desde os rastos de lava deixados nos nossos Mistérios, com muitas histórias que só o divino ou o acaso conseguem explicar, até àquela incerteza (sobretudo daqueles que moram longe) sobre quando a saudade ficará de vez na diáspora e finalmente, junto com as "gaivotas" irão "beijar a terra" (aquela terra)!
        Deixo-vos com as nossas "Ilhas de Bruma", canção interpretada pelo meu amigo Roberto Lino (muitos bons momentos partilhámos nos tempos de estudante na Ilha do Faial), emigrado em San José, Califórnia.


3 comentários:

  1. Rui,
    as ilhas dos Açores conseguem oferecer-nos paisagens lindíssimas, deslumbrantes que me deixam cada vez mais apaixonada por elas!!
    Obrigada por estes momentos mágicos!

    A Emília da Madeira

    ResponderExcluir
  2. Tive o privilégio de viver quatro anos na ilha verde (até nesta ilha os vermelhos são a maioria!!) que jamais esquecerei. Cada lugar tem o seu fascínio próprio mas os Açores encantam, deliciam, presenteiam-nos com uma riqueza natural e humana à qual ninguém fica indiferente.
    Biba os Açores caragu!

    ResponderExcluir
  3. Emília e Rui Martins, Dois grandes amigos e grandes colegas do Continente que se deixaram contagiar pela magia das nossa "Ilhas de Bruma".

    Um grande abraço a ambos...

    P.S. Continuas com aquela pronuncia do Norte :))))... a pronúncia da tua Terra!

    ResponderExcluir