segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Projeto Escola da Fajã da Ovelha (EB 1,2,3/PE Prof. Francisco Manuel Santana Barreto)

        Cada pedacinho de nós é formado por momentos passados ao lado de pessoas que preencheram cada um desses pedacinhos e que nos tornam no que somos. Muitos desses momentos são memórias e saudade. Hoje, enquanto vasculhava fotografias dos anos 2004 a 2006, recorri a muitas dessa memórias... É curioso, há quem diga que as memórias estão alojadas algures no cérebro... Por vezes, fico muito confuso, porque ao reavivá-las, parecem provir do coração.
        Nas memórias de hoje, surgiu o projeto da Escola da Fajã da Ovelha (Ilha da Madeira). Todas as escolas onde trabalhei (Açores, Madeira e Continente), até hoje, foram muito importantes para mim, sobretudo ao nível das pessoas fantásticas e grandes amigos que encontrei entre os colegas professores, os alunos, encarregados de educação e pessoal não docente. De todas as escolas guardo memórias e muitas saudades.  Penso que em todas dediquei-me de alma e coração, contudo neste dois anos, a entrega foi total.
        Tudo começou no final do ano letivo 2003/2004. Um novo edifício escolar estava a ser construído na freguesia onde residia. Há anos que se falava deste edifício, e o meu projeto de vida passava por lecionar nesta nova Escola. Na altura lecionava na Escola EB 23/S da Calheta (de onde sairiam os futuros alunos da nova Escola). Um dia em conversa com dois colegas, que pretendiam leccionar na nova Escola, começamos a fazer futurologia e a ver naquela Escola uma Escola de sonho, onde todos os alunos, pais e pessoal docente e não docente, pudessem dar o seu contributo para que tal acontecesse. Alguém teve a ideia de formarmos uma comissão instaladora. Nunca gostei de ser líder de nada. Sempre acreditei que é possível mudar o mundo sem sermos líderes, desde que consigamos "mudar os bocadinhos de mundo que estão à nossa guarda" (Idália Sá Chaves). No entanto, lançaram o desafio... Por serem duas pessoas fantásticas (Delfim Lourenço e Paulo Cafôfo) e por comungarmos de muitos valores e de muitas ideias, juntámo-nos até às tantas da madrugada na minha casinha velhinha da Fajã e elaborámos o projeto para apresentar à Direção Regional de Administração Escolar. Passados uns dias... chamaram-nos e aprovaram as nossas intenções. Passamos a acompanhar de perto cada dia de construção daquele edifício escolar. Montámos o nossa base de trabalho na Escola da Calheta, pelo que agradeço ao colega António Lucas, então Presidente da Direção Executiva desta Escola. Elaboração de Orçamento, receção de pessoal docente e não docente ... tudo era feito ali, pois ainda não tínhamos edifício.
        1 de Outubro de 2004. Primeiro dia de aulas... Não tínhamos cadeiras, não tínhamos mobiliário, não tínhamos secretaria, não tínhamos os funcionários... Mesmo assim, queríamos transformar aquele dia, no primeiro de uma história que mudasse a vida daqueles alunos, que eram considerados dos que mais insucesso escolar apresentavam naquele concelho e estavam na cauda do ranking de exames da RAM. Batemos o pé sempre que foi preciso e buscámos sempre aquilo que acreditámos. Todos os dias... 8h00 era hora de chegar e o dia só terminava às 00h00.  As nossas famílias perderam imenso, não tenho qualquer dúvida. Aos poucos a nossa família foi crescendo. Chegaram os nossos queridos colegas... chegaram os nossos queridos alunos... chegaram os queridos pais... chegou, aos poucos, o nosso querido pessoal não docente. Todos quiseram embarcar naquele projeto... todos acreditaram naquela caravela. Projeto Caravela, Porto de Abrigo, Docas, alguns dos nomes ligados ao projeto e que aos poucos foram construídos. Foram dois anos de trabalho intenso (sempre mais de 12 horas diárias, incluindo por vezes Sábados e Domingos). Nem à noite descançávamos. Para poupar uns trocos, tínhamos o alarme ligado aos nossos telemóveis... Quantas e quantas horas da madrugada, lá íamos à procura de intrusos que felizmente nunca passaram de insetos ou algum gato que ficara a descansar dentro da Escola.
        Teria 1001 memórias... Nunca as conseguirei escrever todas... Agradeço ao Delfim Lourenço, ao Paulo Cafôfo pela paciência que tiveram para me aturar. Sabem? Na realidade acho que formávamos uma bela equipa... Os 3 tão diferentes... mas tão interdependentes. Alguém um dia disse-me: "O Delfim é a razão, o Paulo é o coração e tu és a alma"! Talvez fizesse sentido esta triologia razão/alma/coração, não sei! No primeiro dia que chegámos aquele edificio, o Paulo disse-me: "Se algum dia eu apanhar aquele vírus de um líder (quero, posso e mando), dá-me umas "bolachadas" para eu acordar!". Não queríamos, de todo, nos tornarmos em homens do Sistema! - Amigo Paulo... nunca foi preciso...
       A minha despedida daquela grande família foi uma dor imensa. Colegas, alunos, pessoal não docente, pais... Era-nos muito difícil aquela partida e deixá-los a todos. Sentia-me como que tinha de abandonar um barco, com um mar imenso pela frente. Mas, com as alterações de concursos que se adivinhavam e com a família (de sangue) nos Açores e no Continente, tivemos (eu, a minha querida esposa e filhas) de rumar a outro porto.
       Hoje, resta-me agradecer a todos os que faziam parte desta família, por aquela viagem de dois anos. Foram, sem dúvida, dois anos fantásticos. Todos vós foram razão... todos vós foram coração... todos vós foram alma! Obrigado a todos!

Ficam aqui algumas fotos... algumas memórias...
Escola em construção.

Bolo 1º Dia de Aulas. A D. Inês e a D. Graça, lá deram o litro. Depois pediram-me para fazer as letras em açucar. Foi o primeiro e último que decorei na minha vida... pois, pouco artístico ficou.


Natal com os Pais - 1º Ciclo

Início de uma noite de "Amizade Secreta"

Visita de Estudo a uma Levada

Pintando a Natureza. 1º Ano de Escolaridade.

Visita de Estudo ao Parque de Santana (a data da câmara está errada).

O 1º Ano a preparar-se para cantar os reis.

Carnaval - 5ºC

Carnaval 5ºA

Biblioteca (um dos cantinhos).

Duas pessoas que me são muito familiares.

Dança do Inglês - 1º Ciclo

Presépio ao Vivo

Encenação de Adriana Guerreiro (Educação Musical)

Declaração de Amor

Passagem de modelos

Magusto ajantarado

Os Flinstones por terras da Fajã

Mais um Encontro com a Educação (Pais, alunos e professores). Alunos ensinam à comunidade o que aprenderam na Escola.






Nos encontros... a confraternização nunca faltou... bem como os comes e bebes.

Havia cada cromo a passar pela sala da Comissão Instaladora!

Uma grande corrida de carrinhos de rolamentos. Este bilugar teria ganho a corrida se não tivesse levado um contentor do lixo à frente e tivesse aterrado num monte de estrume.

A matança do porco não era permitida... Jipes... Pickups 4X4... Porco, pessoal e material eram transportados até lugar incerto nas serras da ilha... Para além do convívio, os passeios TT eram um espetáculo.

Encontro com a Matemática

Aula de Ciências da Natureza - 6º B

Preparação de Lanche (Tea) Interturmas (Inglês) com os Encarregados de Educação e professores




Festa final de ano. Encenação da peça "O João Ratão".

Dança do 2º Ano.

Sempre na luta pelo melhor para a nossa Escola


Um dia no Paúl do Mar... Temos marinheiro!

O vôo do Cláudio

O salto da Yoselyn

Dinis... aquele amigo que me ofereceu na última aula uma soqueira, para enfrentar os novos desafios da vida, bem como um soldadinho de chumbo (que guardo religiosamente).

Mais uma jantarada da malta.

Aulas de Ciências da Natureza da professora Carla Rosa.


Sem esperarmos, os nossos alunos (da minha mulher e meus) fizeram-nos uma festa de despedida....



... a despedida foi muito difícil.

Este "até um dia"... marcou-me para sempre, pois o reencontro tem existido!

Os nossos queridos alunos e colegas (6ºB e 6ºC). O dia que nos prepararam a surpresa da despedida. Muita vontade de ficar e uma imensa alegria por ter conhecido tantas pessoas autênticas, com uma entrega total à amizade e ao amor. Obrigado a todos!

53 comentários:

  1. Helena Oliveira - Psicóloga28 fevereiro, 2012

    A saudade "moi" mas as memórias aquecem-nos a alma e ajuda-nos a manter SEMPRE a presença dos que nos aqueceram o coração. Um abraço preenchido com mt carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Helena,
      Foi um privilégio ter trabalhado contigo em três escolas diferentes... Tudo era feito com muita emoção e com muito coração... Obrigado e um grande abraço.

      Excluir
  2. Também sinto saudades desses tempos, tanto que é mesmo caso para dizer o cliché: tempo volta para trás,mas como nós sabemos não volta, as coisas são como são e pronto. Estou acordo com a frase que lhe disseram: -"O Delfim é a razão, o Paulo é o coração e tu és a alma"!- Se bem que o seu coração também era (e presumo que continue a ser), enorme.
    A fajã ao perder a Alma, perdeu parte da sua essência, pois um corpo não é corpo sem a sua alma.
    Entre colegas e amigos sempre disse que por muitos chefes que tenha nunca irei ter um como o Rui Rosa, e é engraçado que todos concordam.
    Não o estou a bajular pois não tenho necessidade para tal, simplesmente estou a escrever o que nunca tive oportunidade para dizer pessoalmente, pois não surgiu oportunidade.
    Obrigada por tudo.

    Um abraço com muita saudade e carinho para si e para as suas "3 mulheres".

    CGouveia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cátia,
      Agradeço todas as tuas lindas palavras. Foi um orgulho enorme trabalhar com todos vós, pessoal não docente. Só com o vosso trabalho e dedicação é que foi possível cumprirmos com a nossa parte. Ninguém deixou de abraçar aquele projeto.
      Um grande abraço a todos... cheio de saudade.

      Excluir
  3. Realmente as nossas memórias fazem parte de nós. Estes momentos contribuem sempre para o "crescimento" de uma pessoa e de um projeto.
    CV

    ResponderExcluir
  4. Sofia Aguiar28 fevereiro, 2012

    Fiquei emocionada ao ver as fotos. Belos tempos!! Três chefes fantásticos de quem tenho muitas saudades. Igual a vocês nunca mais encontrei. Jinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga e colega Sofia,
      É uma alegria imensa o reencontro. A emoção que tiveste ao ver as fotos, penso que passou por cá (por terras do Ribatejo) quando vi estas fotos passados alguns aninhos. Obrigado por tudo o que és e pelo que deste pela nossa querida escolinha.
      Abraço

      Excluir
  5. Querido Rui,
    as saudades daqueles tempos chegam a doer! À exceção do Pico (!!), foram os melhores anos da minha vida profissional. Infelizmente, por razões pessoais, tive que sair, mas não passa um dia que não me arrependa imenso de o ter feito... Mas a vida continua e, felizmente, temos sempre as memórias! E como diz uma grande amiga minha: é tão bom sentir saudades!!
    Um grande beijinho para os quatro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga e colega Alzira,
      "É tão bom sentir saudades!!", como diz a tua amiga... é a prova que coisas muito boas aconteceram... é a prova que essas coisas estão vivas dentro de nós. É um orgulho para mim e para a Carla ter pisado o mesmo convés que pisaste, desta magnífica Caravela.
      Abraço

      Excluir
  6. Diana Freitas28 fevereiro, 2012

    woawww que lindo!! ke saudades!#

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nossa querida aluna Diana... por terras de Inglaterra.
      Muitas saudades tuas e dos teus irmãos.

      Muitas felicidades e aquele abraço de sempre.

      Excluir
    2. Diana Freitas02 março, 2012

      Oh obrigado!!!! Eu também tenho muitas saudades suas e da professora Carla Rosa! Se tiver fotos da nossa turma 5b ou em atividades envie..

      Excluir
  7. Telma Vanessa Martins Freitas Figueira28 fevereiro, 2012

    OBRIGADA PROFESSOR POR TUDO O QUE NOS ENSINOU POR TODAS AS ALEGRIAS DIVERSÕES POR OS MAGNÍFICOS MOMENTOS... ESTARÁ SEMPRE NOS NOSSOS ♥ JAMAIS O ESQUECEREMOS... OBRIGADA PELAS FOTOS JÁ DEU PARA MATAR AS SAUDADES.... MAIS UMA VEZ OBRIGADA POR TUDO BEIJINHOS PRA SI PARA PROFESSORA CARLA Y PARA AS SUAS MENINAS :D SAUDADES :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Telma... Aquela menina do Paúl, sempre amiga de todos, sempre pronta a explodir perante injustiças. Aprendi imenso contigo enquanto fui teu professor. Hoje sou apenas aquele amigo... que jamais esquecerá cada dia que passámos juntos.
      Muitas felicidades para o Panamá, para o teu querido bebé e todos aqueles que te amam.

      Abraço da Família Rosa

      Excluir
    2. Telma Vanessa Martins Freitas Figueira28 fevereiro, 2012

      Obrigada professor e eu jamais esquecerei dos momentos... É O MELHOR PROFESSOR Y O MELHOR AMIGO QUE ALGUEM PODIA TER. BEIJINHOS A FAMILIA ROSA :D ♥ ♥ ♥

      Excluir
    3. Telma, ouvir as tuas palavras é uma das maiores alegrias que um professor pode ter. Maior alegria foi ter te conhecido e aos teus irmãos, e ter trabalhado com a comunidade do Paúl do Mar.

      Excluir
    4. Telma Vanessa Martins Freitas Figueira28 fevereiro, 2012

      De nada. É verdade e a verdade tem que ser dita,obrigada eu por ter conhecido um professor tão amigo como o senhor tão divertido... Nunca vai haver um professor como o senhor nunca, o professor é o único.. temos muitas saudades suas :(

      Excluir
  8. Paulo Cafôfo28 fevereiro, 2012

    Meu amigo, obrigada por esta partilha de emoções. Mais do que um projeto, foi um sonho. A esta distancia estou convencido que fizemos muita coisa boa e que muita mais ficou por fazer. Coisas da vida. Não faria tudo igual, mas não me arrependo de nada que fiz. Tenho muito orgulho e vaidade em ter participado naquela "loucura" de criar uma escola. Foram sementes que plantamos, sementes de vida. E só conseguimos porque trabalhamos com profissionais, mas acima de tudo, com pessoas excepcionais. Já me lembrei de escrever um livro sobre aquele projeto. As ideias que ali estavam ainda são uma pedrada neste charco que é a educação. Muitas mais memórias havia para contar. Pensa nisso. Um abraço irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo Paulo,
      Quando me envias um abraço irmão é o único abraço que sou capaz de sentir. Foste aquele irmão que muito custou deixar para trás... Foi uma das decisões mais difíceis da minha vida... Ainda hoje não tenho a certeza de ter sido a mais acertada. Nunca me esquecerei das tuas palavras e das do Delfim... palavras de contrabalanço...
      Paulo, o livro que pensas escrever faz todo o sentido, neste Sistema podre e de politiquice... Seria muito importante o Mundo conhecer aquele pedacinho... Seria muito importante essa pedrada no charco (novamente)... O nosso lema foi sempre "agitar as águas", lançando a Caravela, pois de nada serviria uma viagem na calmaria... Tudo foi feito com emoção, coração, adrenalina... Tudo mexeu, nem que fosse apenas aquele dia que fomos apresentar o Projeto Caravela ao Diretor Regional de Educação (Rui Anacleto) e uma mulher nua teimava em aparecer no meio do powerpoint por causa do raio de um vírus... Tudo tinha mais piada assim... Tudo tinha mais piada, sem gravatas e formalismos... Tudo tinha mais piada quando todos eram autênticos, sem máscaras... Obrigado, irmão... por tudo o que representas para mim...

      Abraço irmão (1 dia e 1 mês mais velho do que eu)

      Excluir
  9. Maria João Viana28 fevereiro, 2012

    Muito bonito...

    ResponderExcluir
  10. Renato Azevedo28 fevereiro, 2012

    Realmente essa escola foi uma escola na verdadeira acepção da palavra. Muito aprendi eu nos três anos que ali passei (infelizmente não tive oportunidade de me "cruzar no tempo" com o colega Rui Rosa)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato,
      Muito ouvi falar de ti. Parabéns por todos os projetos que desenvolvestes na nossa querida Escola.

      Excluir
    2. Renato Azevedo28 fevereiro, 2012

      Espero que bem Rui Rosa, espero que bem (estou "caçoando" - regionalismo madeirense). É verdade que estive à frente de alguns grandes projetos, coisas "enormes" - pelo menos para a realidade daquela pequena escola de um meio eminentemente rural - que nunca pensei vir a concretizar. Mas a verdade é que fui apenas o rosto de uma fantástica equipa em que "cada um empurrava o outro" e assim caminhámos p'rá frente sempre com novas metas no horizonte. Não me posso esquecer também de referir a fantástica equipa do Conselho Executivo, com o seu apoio constante e sempre presente. Muito bom mesmo recordar esses momentos!

      Excluir
  11. Confesso que depois de ler fiquei com saudades do ano que trabalhei nessa escola (o único no 2º ciclo, infelizmente.. :)) e naturalmente de todo o grupo de colegas com quem trabalhei.. : um abreijo a todos/as :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Paulo,
      Nunca mais tive notícias tuas. Foi um prazer enorme ter trabalhado contigo.
      Abraço

      Excluir
    2. Olá Rui!

      É a Emília que também trabalhou na Fajã!!
      Como te tinha dito fiquei fã do teu Blog e já viste as pessoas que se reencontraram nele por causa da vossa “Caravela “???? Inacreditável...
      Tenho saudades tuas, do trabalho sério, mas sempre em confraternização da escola da Fajã. Tenho saudades da Diana, da Telma, do Paulo, da Sofia, da Alzira, do Renato e da Cátia!
      E as saudades que senti agora dos “meus meninos” !!!
      Aquela equipa foi realmente uma família, mas depois da tua partida eu concordo: a alma e o guardião da escola fez TANTA FALTA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      O corpo tentou manter-se equilibrado sem a sua alma, mas nunca mais foi o que era ...
      Desculpem-me o Paulo e o Delfim !
      Mas na vida temos de fazer opções, eu própria, como a Alzira tive de abandonar a caravela e rumar para outros mares. Contudo, família como a da Fajã acho que nunca mais vou encontrar...
      Continua a encantar-nos com os teus textos e surpresas, esta foi realmente emocionante!
      Eu só queria que visses hoje estes alunos que nas fotos são crianças – são homens e mulheres que aprenderam muito com o vosso projeto, acredita nisso !!
      Muito obrigada por este e por todos os momentos lá passados!
      Até breve ! Um forte abraço para ti e para as tuas 3 rosas !!!
      Emília

      Excluir
    3. Querida Emília,
      As tuas palavras deixam-me mudo. A alma somos nós. Quando um pedacinho da nossa alma parte para outras paragens, parece que ficamos incompletos... É apenas um sentimento de perda, mas todo o resto da alma continua no mesmo sítio. É apenas uma deslocação de um pedacinho de alma que mais não é do que uma semente que foi germinar para outro sítio, fruto de uma grande família que fomos todos nós. A semente germina e volta a crescer. Volta a aprender com todos os que a rodeiam...
      É o que sinto... e pensou que é apenas isso que sou... um pedacinho de alma, com a inscrição genética de todas as pessoas fantásticas que me rodeiam

      Excluir
  12. Querido Rui!
    Cá estou eu, de lágrimas nos olhos...
    Estou em Lisboa, numa das minhas três escolas deste ano, a recordar os melhores anos da minha (ainda curta) carreira. Foi mesmo bom, não foi?
    Queria dizer tanta coisa, deixar sair todas as emoções que cá tenho dentro... Mas neste momento não consigo, estou mesmo muito emocionada e com a tal SAUDADE a apertar o coração! (Espero que ninguém entre aqui agora...) =)
    A Fajã foi, mais do que uma escola, uma casa. Vocês, a família que muito amo. E só vocês mesmo, com quem trabalhei durante esses anos, saberão que não há qualquer exagero nestas afirmações.
    Obrigada por tudo o que me deram e por me terem construído.
    "Saudade" é pouco.
    Um beijo do tamanho do mundo...
    Adriana (sempre) Guerreir(a)

    ResponderExcluir
  13. Querida amiga Adriana,

    Desde que te apresentaste (por telefone, pois ainda estavas em Braga),sempre achei que tinhas aquele dom e paixão pela arte de ensinar (e não só)! Peço desculpa, por nesse telefonema, eu ter pintado a Fajã da Ovelha como um quadro muito negro (o fim do mundo)! Há pessoas que se afeiçoam apenas aos sítios... Há outras em que os sítios só são belos se conseguirmos ver a beleza de cada pessoa que por lá andaEssa beleza nunca a deixaste de ver!
    Desde sempre que a tua entrega à Escola, tornou a Fajã da Ovelha um lugar fantástico. A tua força e dedicação transformou cada pedacinho de mundo por onde passaste. Em cada pedacinho estava o coração de cada um dos nossos queridos alunos.

    Amiga, já agora... o nome Anjinho Papudo... Não tem nada a ver com aqueles anjinhos do Carnaval da Fajã, pois não?... É que tens a mania de te disfarçar de outras pessoas... Foi um prazer, pelo menos um dia, trabalhar com o meu sósia.

    Um grande abraço da Família Rosa... e nunca te esqueças, pelos vistos, estamos agora apenas a cerca de 60 kms de distância.

    ResponderExcluir
  14. Olá novamente...
    Olá Rui ainda há uma semana te escrevi porque tinha sonhado contigo, mas era um sonho sem maldade, e cá estou novamente...
    As tuas fotografias fizeram-me chorar de alegria e de muitas, muitas saudades! Lembro-me de tudo o que descreveste, a ida à Calheta me apresentar à D. Luisa, chegar à escola, se é que lhe podíamos chamar assim, é estar tudo coberto de pó e na sala do conselho executivo estarem o Paulo e o Delfim com secretárias improvisadas quando as aulas começariam dali a poucos dias. Lembro-me de todos os momentos captados pelas fotografias em especial do 1º dia com a festa de boas vindas que me traz um conjunto enorme de emoções boas e más...
    Lembro-me da enorme proximidade e camaradagem que se construiu na Fajã fazendo com que eu me sentisse em casa e rodeada de pessoas que, ainda hoje, considero de família e me são eternamente queridos mesmo longe...
    Aproveito, para uma vez mais, te dizer que és uma pessoa que me marcou para toda a vida e com a qual tive muito prazer de trabalhar e conviver...
    Beijocas muitas grandes e apertadinhas para ti, para a Carla e para as tuas filhotas da Loirinha da Raposeira!!!!

    ResponderExcluir
  15. Querida amiga Lourinha da Raposeira,
    Quando li a tua mensagem, da semana passada, abri a minha caixinha das memórias da Fajã da Ovelha e a saudade invadiu-me. Talvez isso tenha sido o "clic" para lançar este "post", não sei! Foram dois anos memoráveis, por todas as razões mas, sobretudo, pelas pessoas! Tu foste uma delas, alguém que nunca sairá da caixinha de memórias da Família Rosa. A Caneca do Gato Preto oferecida pela minha amiga secreta, continua a ser a minha caneca de chá do dia-a-dia. Um caneca à medida!
    Obrigado por tudo o que és!

    ResponderExcluir
  16. José Flávio Dinis Gonçalves01 março, 2012

    Saudades de todos pà ;)

    ResponderExcluir
  17. http://ostormentosdolinho.blogspot.com/2012/02/eb123pe-francisco-barreto-vista-por-um.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ao autor de http://ostormentosdolinho.blogspot.com, pela publicação dedicada ao este meu "post". Um enorme abraço para toda a Comunidade da Fajã da Ovelha que sempre me acolheu (e à minha família) como se fosse filho da terra! Eterna Saudade!

      Excluir
  18. helllo...
    Bem eu nao podia ficar ediferente a ver este blog.... e logo da faja....
    'e verdade prof.rui foi um grande projecto...
    me recordao tao bem de ter por meus pes na aquela escola... incrivel no que ela era e no que se transformou....
    recordo de entrar la dentro e dar uma das minhas gargalhadas e ate fazia eco noutro lado da escola...
    ai recordo dos profs. dizer "tenham cuidado que isto 'e tudo material novo... 'e preciso zelar as coisas.... nao riscao nada.. todos dias akela ladainha que por fim ja erritava... agora que estou fora percebo o porque que o deziam....
    recordo que nem agua quente tinha nos balniarios.. nem material se tinha para fazer educacao fisica... sei la muita coisa nao havia naquela escola mais com o tempo foi chegando....
    me recordo que docente sr.Fernada me dezia varias vezes fala baixo, rer mais baixo.,... eu ai fazia pior.....
    ja la vai uns bons aninhos...
    eu entrei naquela escola como crianca(embora que continue) e sai dela 3 anos numa mulher..... nunca arrependo do que fiz.... muito barulho ouvi... por fim ate ri disso.... incrivel que as vezes pergunto como tinha coragem pa fazer tanta coisa.... incrivel....
    agradeco os profs k me ajudaram a tornar num mulher ( eles sabem bem k sao...)
    bigda por nunca ter deixado desistir....
    incrivel agora entro dentro daquela escola e esta tudo diferente....
    sei la tenho tantas recordacoes daquela escola....
    quando ia ao para direcao so dezia pelo caminho espero que prof.Rui esteja la porque sendo os outros tinha que ouvir mais barulho.... n sei se era pelo barulho ou talvez pela maneira de falar... n sei...
    tanto k senhor dezia " o rapariga tem calma, nao sejas assim."
    sei la foi momentos que passei la que nem sei......
    espero que tudo lhe corra bem na sua vida.... ate um dia....
    P.S: obrigada pelos conselhos.....:D

    I'll never forget the good times I spent in that school...
    Thank you for having been part of my education....
    thanks for the wink and smile....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida "Estrelinha Angel"...
      Pelo "NickName", e depois de ler o teu comentário... comecei a tentar descobrir quem seria esta querida aluna! Alguns nomes me ocorreram e do Ângela também... Fui ver o perfil e ficaram desfeitas as dúvidas! Querida Ângela, foram poucas as vezes que falamos naquela tua idade de rebeldia. Na verdade, as vezes que falamos, vi que por detrás dessa rebeldia (normal da juventude), havia um enorme coração, que nunca me fez desistir de ti ou de qualquer aluno! Hoje, foi uma alegria imensa quando vi esta tua mensagem... É a prova que devemos sempre acreditar no coração de um jovem!
      Ainda me lembro daquele sorrisinho maroto e a resposta sempre "na ponta da língua", com aquela inteligência de dar a volta e levar a água ao seu moinho... Fico muito feliz, por teres procurado na vida... sempre a melhor água... e continuares a ser aquela Ângela de sempre... com um enorme coração!
      Um grande abraço do teu amigo de sempre (que, infelizmente, não chegou a ser teu professor).

      Excluir
    2. hello... :D
      se hoje senhor me encontrar eu tenho sempre a resposta na ponta da lingua.... isso ja 'e defeito de fabrica..ehhehhe
      Sei que alguns profs sempre pensar que era rebeldia de juventude... talvez seja se isso.... mais por tras da rebeldia havia outras razoes o porque de eu ser assim, algumas hoje em dia o sabe...
      tudos pessoas tem um bom coracao, pode nao demostrar claramente... mais no fundo, no fundo mesmo existe..... ha que saber levar...
      tambem uma coisa seja verdade nem todos profs conseguem lidar com a rebeldia dos alunos... mas enfim sao fases que todos nos passemos na vida...
      acredite gostei imenso de ter feito parte daquela escola.... :D
      eu Angela com sua resposta na ponta da lingua sempre em accao..... :D
      pode nao ter sido meu prof. mais foi grande amigo....
      ai SAUDADES...
      kiss.. ate um dia amigo....
      P.S: que seja sempre essa pessoa com coracao inorme....
      :D


      .

      Excluir
  19. Ora viva Sr. Mamadu...
    Só quero alertar para o facto de ter aqui um miúdo, o Mangueiras, a choramingar ao meu lado, pois não se conseguiu identificar em nenhuma das fotos aqui colocadas...
    Logo perdemos a oportunidade de nos rirmos ainda mais e relembrar esses tempo que ao fim e ao cabo não foi assim à tanto..
    um grande abraço..
    e ve se dás cá um salto antes que o Cafôfo...tome conta da região!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo e colega Ricardo,
      Pelos vistos ainda não te refizeste do susto do Mamadu Abdul...
      Já tenho saudades daquele folar e pão de chouriço transmontano que trazias, a muito custo, para a malta (muito racionado)! Quanto ao Mangueiras, desde que foi promovido a GNR e andou a multar os colegas aí na Escola (por mau estacionamento), a malta acaba sempre por fazer algum trabalho de "Photoshop" e elimina-o das fotos... De qualquer forma, lá no fundo, não é mau tipo, pois quem vem das terras da Covilhã, nunca o pode ser! É como aquele tripeiro, o tal chamado de "Macaco Sem Orelhas", que apesar de ser macaco... também era bom tipo (só não gostava era do Karaoke do "Ark Café"!
      Quando o Paulo tomar conta da Região, eu passo por aí, pois pode ser que me arranje uma cama na "Quinta da Vigia" :)!

      Aquele abraço de sempre...

      Excluir
  20. Mariela Serrão02 março, 2012

    Adoro! Fiz parte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria amiga Mariela...
      Foi um espetáculo ter tido a oportunidade de trabalhar ao teu lado!
      Um abraço enorme.

      Excluir
  21. Rogério Francisco02 março, 2012

    Boas prof, já tenho saudades das suas aulas :) de CN aprendi e comecei a gostar por sua causa. Foi bom :D... abraço prof

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Rogério,
      Foste daqueles alunos que qualquer aluno deseja ter. Sempre esforçado e trabalhador e um enorme respeito e amizade por todos os colegas e pelos professores.

      Um grande abraço para o Paúl do Mar

      Excluir
    2. Rogério Francisco03 março, 2012

      Boas prof Rui, também gostei muito de si professor. Sabe explicar tudo bem e tinha muito respeito por nós e, amizade acima de tudo. Um grande abraço :D

      Excluir
  22. Olá, Rui!
    Quando li este teu post emocionei-me muito e trabalhei o dia todo com o coração apertado pela saudade e com a lágrima no canto do olho! E durante estes dias todos não pensei noutra coisa! Cheguei a escrever um comentário, mas acabei por não publicá-lo por uma falha da net!
    Tu és extraordinário! Eras, de facto, a alma daquela escola, o Cafôfo o coração. Quando te foste embora deixaste um vazio enorme “impreenchível” ! Mas lá fomos navegando a Caravela contra ventos e marés!
    Trabalhei na Fajã 4 anos, apenas partilhei um ano contigo, mas esse ano foi fantástico! Adorei ter-me cruzado contigo e com a tua família!
    Adorei, também, trabalhar com o Delfim!
    Trabalhar com Cafôfo foi um prazer, uma aprendizagem, uma partilha…nem tenho palavras!
    Por vezes, falar da Fajã é morrer de saudades de tanta gente: da Emília, da Guerreiro, da Adriana Oliveira, da Marisa, da Lurdes, do Geraldes, do Renato, do Mangana, da Carla Lopes, do Zé Carvalho, do Johnny, do Bruno Castro, da Patrícia Sumares, do Ricardo Padrão, da Nélia, da Judite, da Verónica, da Elisabete Teixeira, da Perdigão, da Alzira, da Gabriela, da Professora Manuela, etc, etc,etc…. Podia continuar, mas a saudade vai apertando mais e mais…
    E falar dos funcionários: da Cátia, da Dona Filomena, da Dona Fernanda, da dona Idalina, das donas Inês ( a da cantina e a da reprografia), etc, etc….
    E dos alunos….tantos nomes, tanta boa gente, para não favorecer ninguém, nem menciono nomes, mas quem foi meu aluno sabe que não me esqueço deles!
    Tanto projecto bom realizado com eles e para eles: desde o projecto da Biblioteca ao “Livro Sem Fim” passando pelas Renas Piripiri! Ah bons tempos!
    Para quem lê isto sem conhecer-me ou à Fajã, sim, também houve momentos difíceis e cenas menos boas, mas a distância atenua as coisas más e as coisas boas ganham maior importância e um sabor nostálgico extraordinário!
    A vida afastou-me daquele “mar” e daquela “Caravela”, mas o tempo nunca apagará o que lá vivi e as pessoas que me ajudaram a crescer enquanto pessoa e profissional!
    Obrigada Rui, por teres confiado em mim para ser tanta coisa naquela escola!
    Obrigada Cafôfo, por me teres ensinado a procurar o melhor de mim!
    Obrigada Delfim, por me desfiares a fazer mais!
    Obrigada colegas, por tudo o que me ensinaram! (Um obrigada especial à Guerreiro, à Adriana Oliveira, à Marisa e à Emília, por…vocês sabem porquê!)
    Obrigada funcionários, por me ajudarem!
    Obrigada alunos por existirem e por me ensinarem a ensinar melhor!
    Muito mais havia a dizer…
    Obrigada Rui por esta viagem pela “memory lane” da Fajã!
    Obrigada por partilhares a tua vida, a tua experiência, os teus pensamentos e a tua escrita!
    Um beijo e um abraço ao som de “Amigos para sempre”, Mariela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Mariela,
      É tão bom ler as tuas palavras. Obrigado por tudo que foste e que continuas a ser para a Família Rosa. Desde as "Renas" Piri-piri, até aquela despedida cantada por ti... Obrigado por tudo!

      Excluir
  23. Dinis Gonçalves09 março, 2012

    Também nunca esqueci do grande prof que vosse foi. Bom saber que guarda as lembranças que dei. Fica saudades de um grande amigo k foi. Um grande abraxo do seu grande amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, não só guardo as tuas lembranças, como guardo as melhores recordações do amigo que sempre foste. Obrigado. Abraço.

      Excluir
  24. Olá Rui Rosa!

    É com emoção e saudade que recordo os anos da Fajã, pois foi uma fantástica experiência. Lembro-me da tua menina mais velha perguntar se no continente também iria frequentar aulas de Inglês.
    Um grande abraço.
    Rui Amaral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega e amigo Rui,
      A minha filha nunca mais se esqueceu do seu 1º Professor de Inglês. Eu nunca mais me esquecerei dos momentos que partilhámos enquanto colegas e amigos.

      Um abraço e muitas felicidades,

      Rui

      Excluir
  25. Por mais que o tempo passa as recordaçoes são sempre boas mas ao mesmo tempo são muito amargas pk a saude vai ficar para sempre. Gostei de o ter como meu professor foi muito bom pk eu no pouco tempo que tive com voçe eu aprendi muito alem de ser meu porf tambem e um grande amigo tava sempre disposto a tudo. Muitas dores de cabeça eu lhe dei mas de pois de tanto esforço posso dizer que com voçe eu aprendi muito. E não e por por isso que eu digo que voçe e um grande porf estara no meu coraçao eu grande abraço do seu ex aluno jose flavio dinis gonçalves. Ate um dia destes e espero que este tudo a correr bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Grande Flávio,
      Foram 2 anos de excelentes recordações e de uma amizade sem igual da vossa parte. Cada um, à sua maneira... todos abriram as portas do coração para que eu pudesse entrar. Obrigado por me deixares entrar no teu.

      Aquele abraço de sempre,

      Rui

      Excluir