quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Acreditar nos Sonhos

       Turma de Percurso Curricular Alternativo 2007-2009, algures numa Escola do País. Pessoas extraordinárias. Fazem parte da minha lista restrita de amigos. É um gosto recebê-los em minha casa para jantar... para beber um copo (já são maiores de idade). Pessoas que um dia, o Sistema os excluiu: o sistema educativo... a sociedade... e sei lá mais o quê! Ninguém acreditava neles, nem no seu potencial. Tiveram o poder de entrar no coração daquele grupo de professores que os acompanhou! Tiveram o poder de fazer acreditar que os sonhos, deixarão de o ser ... sempre que acreditarmos e trabalharmos para os concretizar!     
         - Maio de 2008: primeiro "Campeonato Escolar de Autocross". Todos diziam que não era possível realizar tal evento numa Escola. Um aluno teve a ideia, contra tudo e contra a vontade de muitos, arregaçaram as mangas, e tornaram esse sonho uma realidade. Prepararam e pintaram um automóvel (no pátio da Escola), levaram-no à inspeção, passando à 2ª sem qualquer anomalia ... Convidaram outras escolas... Foi um sucesso... e continua a sê-lo. Após este 1º passo, seguiram-se outros eventos em vários pontos do país onde estivémos presentes: Pias (Alentejo); Odemira; Tondela; Celorico da Beira... (obrigado a todas as escolas que têm contribuído por manter vivo o projeto);
        - Maio de 2009: Sonharam ir a Fátima a pé ... para agradecer o que a Escola lhes deu nos últimos dois anos... Organizaram a peregrinação. Para além dos alunos, participaram pais, professores, funcionários, psicólogo da escola (crentes e não crentes) ... 95 kms a pé e todos lá chegaram abraçados... poucos contiveram as lágrimas! Obrigado a todos os que contribuiram para o momento! 
        - Junho de 2009: Sonharam ir à Ilha da Madeira ... organizaram a Viagem sem qualquer apoio (à exceção da Escola que nos acolheu) e acompanhados por três professores, passaram 8 dias na Ilha. Levavam 500 euros no bolso. Corrreram toda a Ilha, fizeram levadas, fizeram noitadas, passeios BTT, andaram de barco (obrigado ao meu amigo Sérgio Toscano), cozinharam (nunca me esquecerei do arroz de marisco e aquele atum no forno). Foi a melhor visita de estudo que jamais fiz. Obrigado a todos, obrigado aos professores Valdemar e Manuela pelos momentos que partilhámos com esta malta nesta visita (e que continuamos a partilhar).
        A lista de projetos concretizados por estes alunos é imensa. Deixo aqui apenas estes três exemplos, e os vídeos Youtube do "I Campeonato Escolar de Autocross".

Nota: Hoje todos têm o seu projeto de vida. A vida continua...

P.S. Agradeço a todos as entidades exteriores à Escola que foram determinantes para que isso fosse possível, de onde destaco: Estabelecimento Prisional de Leiria (Projeto "Um Dia na Prisão"; Equipa GNR (Escola Segura); CPCJ Salvaterra de Magos; Técnicos da Segurança Social e Tribunal de Menores de Vila Franca de Xira.

9 comentários:

  1. Somos os maiores sem duvida

    Abraços GanhaozinhO :D

    ResponderExcluir
  2. É bom ver que o professor se lembra de nós :)

    Isa Linheira

    ResponderExcluir
  3. Momentos importantes na vida destes miúdos e dos professores que os acompanharam. Para guardar na nossa memória e, talvez mais importante, nos nossos corações.

    ResponderExcluir
  4. mtas saudades mesm! fomos uma turma espetacular , álem de termos feito oque gostams ajuda.mos a concretisar um sonho! :D fico feliz mto por iss! :D todos esses momentos estao guardados nos nossos curaçoes , serao coisas que eu nunca esquecerei! dou um mto obrigada a todos os profs que nos ajudara e estiveram sempre presentes! nunca vos esquecerei! um grande abraço para todos os profs , mas um mto especial para o prof Rui Rosa! :) mtas saudades vossas! :)
    João Costa

    ResponderExcluir
  5. Obrigado João, pelas tuas palavras. Sempre foste um lutador pela vida... Parabéns por todos os obstáculos que ultrapassaste! Eu teria muitas dificuldades em ultrapassá-los.

    Boa sorte aí por terras da Holanda!

    Aquele abraço de sempre do teu amigo,

    Rui

    ResponderExcluir
  6. Tenho pena de nunca ter participado nesses campeonatos de Autocross.
    Mas tenho muitas saudades da turma. Foram uns belos tempos sem duvida :D e obrigada setor por se lembrar sempre de nós. Muitos beijinhos.

    Joana Graça

    ResponderExcluir
  7. Joana,
    Nunca deixaste de acreditar nos teus sonhos... Há dias estive na Escola Secundária Marquesa de Alorna. Elogiaram-te muito... elogiaram todos os alunos da turma que lá estudaram ou ainda estudam. É um orgulho conhecer-vos...

    Abraço,
    Rui

    ResponderExcluir
  8. momentos unicos, momentos especiais, momentos lindos enfim nao tenho palavras para descrever estes momentos.
    nunca esquecerei estes momentos, adorei esta turma e tenho muitas saudades mesmo.
    BEIJOS.

    Tania Trindade

    ResponderExcluir
  9. Bem haja! Se houvesse mais professores assim como tu Rui, o nosso mundo seria muito melhor!

    ResponderExcluir