sábado, 19 de novembro de 2011

Um Mundo numa Batata

        Há uns anos atrás, surgiu um conflito entre dois alunos. O problema já se arrastava há várias semanas, chegando um dos alunos a trazer uma navalha, para amedrontar e/ou resolver o problema! Inspirei-me numa "parábola" que recebi uns anos antes na minha caixa de e-mail, na tentativa de aqueles alunos descobrirem as coisas belas de cada um.
        L. era um aluno emocionalmente debilitado. Ao mínimo sinal de stress, perdia a noção das coisas, partindo para uma violência "descontrolada", fosse a atirar uma tesoura a um professor, fosse o que fosse. Era acompanhado pela pedopsiquiatra.
        R. era (e é) um aluno pertencente a uma família muito pobre, com grandes dificuldades de integração social.
        Pedi-lhes que trouxessem ambos, um Kg de batatas cada. Logo aí, um deles disse, mas eu não tenho batatas e não as posso comprar. O colega disse: "Não te preocupes, eu trago dois kgs e partilho contigo". Fiquei sem palavras ...
        O desafio consistia em meter um kg de batatas em cada mochila e andarem com elas nos 3 meses seguintes. Todos os dias tinham de escrever uma frase nas batatas, que apontasse uma qualidade do colega e tinham de as mostrar em conjunto a mim. Os primeiros dias, não conseguiram mostrar as frases em conjunto. Preferiam individualmente... Era natural, apenas se habituaram a ver os defeitos de cada um e era dificílimo admitir uma qualidade perante o "adversário"! Aos poucos começaram a partilhar coisas e questões sobre o "raio das batatas" (partilharam comigo mais tarde)! "Por que raio o professor nos pede para andar com estas batatas?"; "E se deixássemos uma batata em casa, será que o professor se apercebia?"- confesso que não me apercebi.
        Aos poucos as batatas foram apodrecendo (até porque fiz um corte com o x-ato em cada batata). Nas mochilas dos alunos exalava já um cheiro que não era agradável. Já não havia muitas batatas com superfície boa para escrever qualidades sobre o colega...
        Um dia vieram os dois, no final de uma aula, mostrar as frases do dia e disseram: "Professor, não podemos mais andar com estas batatas!". Ainda faltavam uma ou duas semanas para os 3 meses. Perguntei-lhes se eram amigos. Claro que não precisava de perguntar. Aquele problema mútuo, devolvera-lhes tudo ... e fortaleceu uma relação que nunca tinha existido.
        Então expliquei-lhe a "parábola" que havia lido. "Na vida tendemos a carregar tudo o que não presta, os problemas com os outros, as mágoas ... A vida torna-se penosa. Sofremos muito. O fardo torna-se pesado... e começa a cheirar mal!"
        Perguntaram o que faziam com as batatas... pareciam que afeiçoados aquele problema... Pensei que fosse óbvio que o destino era o lixo ... Perguntei-lhes o que queriam fazer com elas... R. disse, "apetece-me a esborrachá-las". Então disse-lhes, em frente a toda a turma, que escolhessem a melhor batata e a esborrachassem em cima da minha carteira! E assim foi ... com posterior limpeza do espaço, claro!
        Coincidência ou não ... L. começou, a partir destas batatas, a ser diferente! Deixou de haver registos de episódios de violência. Começou a enfrentar os dias com um grande sorriso. Deixou de tomar a medicação, recomendada pela pedopsiquiatra (desloquei-me à consulta do L. para conhecer a evolução). O L. com muita força interior, com a ajuda do pai, dos avós, dos colegas, dos professores, da pedopsiquiatra ... conseguiu brilhar e tornar-se em mais um milagre.
        O R. conseguiu a amizade e uma das suas conquistas ... mas... continua a luta pela vida, a viver no mesmo seio sócio-económico...

        "Joguemos fora as nossas batatas ..." ou "esborrachemo-las", antes que cheirem mal!
       

Poderão ver a "parábola" original em: http://www.slideshare.net/primaquim/jogueforasuasbatatas

    

11 comentários:

  1. Quem viveu não vai esquecer!
    Saber que tudo isto aconteceu, e conhecer os intervenientes, foi um momento marcante da minha vida de professora.
    Pela enorme capacidade de colocares jovens, sem projetos de vida, a serem capazes de espreitar pela janela da oportunidade, da liberdade e do amor: Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Conceição,
    És uma das minhas referências enquanto professora, enquanto amiga e enquanto colega. Tem sido um prazer enorme fazer parte da tua equipa e aprender contigo! É essa a equipa de professores que continua ... a sua caminhada... e ajudando estes jovens a acreditar!
    Um abraço do tamanho do Mundo!

    ResponderExcluir
  3. Tu continuas igual a ti próprio!
    Tocas nas pessoas que conheces e melhoras as suas vidas!
    Queria ser como tu, um dia!
    Ser professor é mais do que ensinar a matéria, é ensinar aquilo que somos enquanto pessoas!
    Continua o bom trabalho!
    Tenho orgulho em te ter conhecido!

    ResponderExcluir
  4. Mariela,
    Já passaram uns anitos... saudades de ti e de toda aquela pequena GRANDE família da Fajã da Ovelha!
    Jamais vos esqueceremos... Jamais te esqueceremos (Eu e a Carla), por tudo o que és, que patilhaste e... daquela despedida!
    Um abraço do tamanho do Mundo!

    ResponderExcluir
  5. É uma das razões porque me dá um prazer enorme trabalhar a teu lado: pela forma como encaixas a vida na vida, a humanidade (ser-se humano) na humanidade; nada é puramente teórico, tudo somos Nós...
    Bem Haja
    Para ti: Um Abraço do Tamanho do Mundo!

    ResponderExcluir
  6. Marina,
    Tenho uma sorte imensa de ter tido a hipótese de existir, pelo facto de viver rodeado de pessoas fantásticas. Ter te conhecido, ensinou-me a ver e a ampliar o meu espectro visual, não do mundo físico, mas do "espiritual" e do lado bom da vida! Obrigado,
    O teu amigo,
    Rui

    ResponderExcluir
  7. Carla Pragosa07 dezembro, 2011

    Olá Professor Rui!

    Já percebi que nas suas mãos não há impossíveis!
    Tenho acompanhado as suas reflexões e devo dizer que ter um professor com este talento é meio caminho andado para o sucesso! Eu tive oportunidade de assistir através do Dia na Prisão.
    Bem haja e continue sempre assim...
    Precisamos de muitos seres humanos com esta força e empenho.

    Boas festas!
    Carla Pragosa

    ResponderExcluir
  8. Dra. Carla,
    É uma honra recebê-la aqui no meu cantinho. Tem sido um pessoa importantíssima na recuperação de jovens "sem rumo", com a dinamização do projeto "Um Dia na Prisão"! Obrigado por tudo o que tem feito pelos jovens da EB 2,3 de Marinhais! Obrigado por existir!

    Desejo-lhe as maiores felicidades do Mundo, e um feliz e próspero Natal, junto das pessoas que mais ama.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Que coisas lindas que escreves!!!! Só hoje é que li esta. Todos os teus textos são mesmo lindos e todos eles conseguem transmitir uma mensagem ao coração do leitor. És uma pessoa fantástica e sei que o aluno que tiver a sorte de te ter como professor, será sem dúvida uma pessoa melhor. Tenho muito orgulho de ti!!!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Tia, pelas suas palavras. Uma gota de água sozinha é uma coisa insignificante. São todas as pessoas que me rodeiam e me ensinam a viver (Muitas gotas)que ligadas fazem o mar a que pertenço... Sou apenas mais uma gota... que tem muiro orgulho em fazer parte do seu Mar.

    ResponderExcluir
  11. WOW! Que palavras lindas que tens sempre para tudo! Ainda algum dia vais escrever um livro que ficará no "Best Seller" list. Beijos e um grande abraço! És maravilhoso!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir