quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

NBA... "Dream Team"

   Início dos anos 40. Homens, provavelmente descendentes de famílias da antiga Flandres (Europa), formavam uma equipa que representava a freguesia das Bandeiras da ilha do Pico. Era a "NBAlferes" (como a acabei de batizar)! É incrível como naquele tempo, onde a vida parecia colocar dificuldades no dia a dia, sem infraestruturas, sem recursos... havia sempre o sonho... "que comandava cada minuto das suas vidas"! A paixão pelo desporto estava sempre presente nas poucas horas de descanso que tinham!
        Nesta foto reconheço rapidamente três irmãos Alferes (alcunha da minha família do lado do meu avô paterno): o Eduíno e o José (em baixo); e o Francisco (o segundo da esquerda para a direita - 2ª fila). Na realidade eles eram dez irmãos. Quase que daria para uma equipa de futebol onze. José, Maria, António, João, Eduíno, Francisco, Manuel (meu avô), Pedro, Rita e Júlia. Ficaram órfãos de mãe (minha bisavó Madalena) muito cedo. Meu avô tinha 7 anos e a irmã mais nova, Júlia, tinha meses. Meu bisavô também faleceu ainda eram crianças e jovens todos os seus filhos. Abraçaram a vida em conjunto e lutaram por ela. Apesar de apenas estarem entre nós, minha Tia Rita e minha Tia Júlia, hoje, a equipa Alferes nunca esteve tão forte e continua viva. Não são 3, não são 10... somos centenas! Uma equipa que representa as Bandeiras e o Cabeço de Chão em qualquer parte do Mundo! É um orgulho fazer parte desta equipa... fazer parte desta "Dream Team"!
        Meu avô faz hoje 90 anos. Há 28 que partiu para mais uma viagem. Parabéns avô e obrigado por tudo o que foste para os teus filhos e netos. Este ano não podemos soprar as velas juntos... mas o reencontro há-de chegar! 

5 comentários:

  1. Adorei Rui!
    Meu pai, o teu avô, foi um homem maravilhoso, e eu também muito me orgulho de ser da "Família Alferes"!

    Hoje há Alferes por todo o lado,
    E todos orgulham-se do seu apelido,
    Gente nascida de sangue humilde,
    Cujo orgulho, é bem merecido.

    (havia sempre o sonho... "que comandava cada minuto das suas vidas"!) Assim são as gentes do Pico!

    Happy Bithday meu pai!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas lindas palavras e pela linda quadra. Gostei muito!
      Um abraço.

      Excluir
  2. Maria de Fátima Pereira24 fevereiro, 2012

    Adorei Rui!! Tem 2 que não conheço os jogadores! sabes quem é?

    ResponderExcluir
  3. O do meio penso que é o José "Maice", pai da Teresinha do Maice, mas não tenho a certeza... Meu pai sabe quem são de certeza...

    ResponderExcluir
  4. Em cima, Pedro Mendonça, francisco Alferes, Antonio Evangelho,Jose Tomaz, Jose Padre Nosso.
    Em baixo,Eduino Alferes e Jose Alferes.

    ResponderExcluir