Não se pode falar em Educação, desprezando algum dos três pilares que a fundamentam! Três pilares, três intervenientes no processo educativo, três co-responsáveis pela formação pessoal, social, académica ... de uma criança. O pilar estruturante é sem dúvida a família / encarregados de educação, o 2º pilar é a própria criança (enquanto cidadão ativo em formação) e o 3º não é nada mais nada menos que a Escola/Professor. Ninguém se pode demitir... ninguém pode ser esquecido... ninguém pode ser substituído.... ninguém pode ser único responsável.
Acima de tudo sou PAI... atribuo grande parte do sucesso escolar das minhas filhas... ao trabalho que, nós pais, fazemos em casa e ao amor que partilhamos. Um simples perguntar como correu o dia na Escola, e dar atenção ao que é dito, é já um grande passo (a meu ver). Claro está ... nunca as desresponsabilizando enquanto alunas e estudantes, e nunca esquecendo o papel primordial, que esta responsabilização representa! "A vida é difícil!" (M. SCOTT PECK em "O Caminho Menos Percorrido")
Com o passar dos anos, os sucessivos governos foram sobrecarregando, cada vez mais, quase todo o ónus da Educação, ao 3º Pilar. São solicitadas estratégias e mais estratégias para o sucesso... embora na maior parte das vezes ele não apareça, pois embora todos conheçam a origem do problema, todos fingem ignorá-la. Os professores que amam a Educação (e são muitos garanto-vos), entram num processo de autoflagelação, culpando-se por todos os insucessos! São pedidas metas de sucesso (qual o professor que não sonha com os 100%?), como que se estivéssemos numa fábrica de construir parafusos! Pedem-se mais parafusos e todos com roscas iguais e perfeitas! Até seria possível... se o produto não fosse humano... se as máquinas onde operamos dependessem única e exclusivamente de nós! Mas... e se há uma baixa de tensão na corrente elétrica e uma peça da máquina avaria ... e se há atraso do fornecedor da peça... e se a peça enviada não encaixa... e se é "made in china" e não dura mais do que um dia... enfim, o número e a qualidade dos parafusos produzidos poderão não ser os mesmos. Na formação de uma criança há inúmeros fatores exógenos à Escola, inúmeras variáveis que um professor tem dificuldade em controlar, para se comprometer com uma meta de sucesso, que não passa de um tiro no escuro, e quase sempre no pé! O 3º Pilar cede com a sobrecarga... a casa vem abaixo! O sucesso não passa de um número fictício.
Durante a minha vida profissional tento recorrer aos 1º e 2º pilares, como os meus principais colaboradores. Tento estabelecer parcerias... Sempre que há um compromisso e co-responsabilização das três partes, há sucesso. Na maior parte das vezes sou levado pelas marés do sistema... e lá estou eu de chicote em punho a autoflagelar-me ... Algum professor já acordou a meio da noite a fazê-lo?
Deixo aqui uma carta enviada aos pais de uma das minhas direções de turma, há uns anos atrás (não identificando a turma). O 1º pilar apresentava indícios de fratura (e o 2º por arrasto)... A carta foi o suficiente para os reparar, tendo essa turma atingido um sucesso e um trabalho notável no final do ano letivo (parabéns a todas as partes!).
"Caros encarregados de educação,
É com imensa tristeza que vos escrevo esta carta. Começo por relembrar do compromisso assumido na reunião de Setembro entre todos os alunos, encarregados de educação e professores da turma do **. Juntos concordámos que o empenho e dedicação dos três intervenientes desta equipa são determinantes para o sucesso dos vossos filhos e educandos. Acordámos fazer três encontros ao longo do ano de forma a fortalecer laços entre nós todos. Nós Escola, contámos convosco (o pilar sobre o qual assenta toda a educação dos vossos filhos)! Acreditamos em vós e na importância que vocês representam no processo educativo! No entanto, ao longo deste segundo período temos assistido a um crescente desinteresse, por parte de alguns encarregados de educação, em cumprir com o compromisso assumido no início do ano. No “II Encontro Alunos, Encarregados de Educação e Professores” estiveram presentes 17 alunos, 8 encarregados de educação e todos os professores da turma. Os alunos estiveram presentes (à excepção de dois alunos que o justificaram), todos os professores deixaram o conforto dos seus lares e a sua família para dar algo mais aos vossos filhos. É incompreensível como é que 11 encarregados de educação não comparecem nem dão justificação! Caso não tenham notado, os vossos educandos espelharam nos seus rostos e nas suas reflexões, a tristeza que lhes ia na alma por não poder estar cá o seu querido encarregado de educação! Caso não tenham notado, foi com muita alegria que os vossos educandos conviveram convosco no “Encontro do São Martinho” e foi com orgulho que superaram vários desafios convosco ao seu lado! É com muito orgulho que os vossos educandos vos chamam Mãe, Pai, Tia…
Hoje convoquei uma reunião de encarregados de educação, importante para os projectos que a Escola pretende desenvolver com a turma do **. Sabem quantos encarregados de educação compareceram? Quatro! Relembro que a reunião foi marcada para depois do horário lectivo, para que não interferisse no vosso horário laboral! Aguardei até às 18h30! Todos têm o meu nº de telemóvel. Não recebi qualquer justificação!
Deixo aqui algumas frases importantes do psiquiatra Augusto Cury para que possam reflectir um pouco.“ É estranho o facto de muitos filhos não conhecerem a alma dos seus pais, não penetrarem no mundo das suas emoções, não conseguirem perguntar-lhes o que estão a sentir e do que necessitam. Conhecem a fachada, mas não sabem o que está por detrás dos seus olhos e dos seus gestos: as suas lágrimas, os seus sonhos, os seus temores.
Do mesmo modo, muitos pais não conseguem perceber que há um mundo a ser descoberto dentro de cada um dos seus filhos, mesmo que eles os desiludam e tenham muitos defeitos. Pais e filhos precisam de ser garimpeiros da alma. Precisam de aprender a explorarem-se uns aos outros para descobrirem as pedras preciosas que estão escondidas dentro deles”.
Para mim e como professor de Matemática, “os bons alunos aprendem a matemática numérica, os alunos fascinantes vão mais além, aprendem a matemática da emoção, que não dá resto zero e que rompe com a regra da lógica. Nessa Matemática, só se aprende a multiplicar quando se aprende a dividir, só se consegue ganhar quando se aprende a perder, só se consegue receber quando se aprende a dar”. Esta Matemática que falo começa a ser ensinada em casa e nós como pais temos de dar o exemplo.
Os professores do ** estão empenhados e tudo farão para que os vossos filhos sejam fascinantes e não apenas bons alunos. “Os bons filhos preparam-se para o sucesso, os filhos brilhantes preparam-se para enfrentar derrotas e frustrações”. Os vossos filhos precisam de vós, nós professores precisamos da vossa ajuda, a Escola acredita em vós! Façam um esforço para cumprir com a vossa missão de ENCARREGADO DE EDUCAÇÃO!" "Volto a convocar reunião para a próxima 5ª Feira, dia 11 de Março, pelas 17h30 na Sala **".
Nota: Na reunião seguinte, compareceram todos os encarregados de educação e alunos, pedindo desculpa pelo sucedido. Voltámos a dar as mãos ...
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