"Essencial - 1- referente a essência; 2- que constitui a essência; 3 - importante, indispensável ...."
"Essência - 1- conjunto de qualidades pelas quais um ser existe e se define; conjunto dos elementos constitutivos de um ser, sem os quais não teria realidade alguma ... "
Após ler a entrevista com Nuno Crato no jornal Público (31-10-2011), pus-me a pensar sobre o que é "essencial". Numa época onde perdemos por vezes a clarividência com tanta energia negativa vinda dos meios de comunicação social, tive de recorrer ao meu dicionário da "Língua Portuguesa 2008 - Porto Editora" para me estimular algumas sinapses. Apenas pensava: "mas que raio ... o que é essencial para o nosso Ministro da Educação, não o é, de certeza, para um agricultor tradicional de trás-os-montes, ou para a Dona Joaquina da mercearia, nem mesmo para mim... que dei a minha primeira aula de Matemática aos 19 anos (pouco mais de 1/5 de século), não tendo mais deixado o Ensino, pela paixão que me envadiu naquele primeiro ano".
Será verdade que os tempos, a austeridade, a "troika", os políticos ... conseguem redefinir "essencial", numa lógica meramente economicista, para tapar buracos escavados pela ganância e desgovernação? Será verdade que os nossos líderes perderam o norte e estão reféns do buraco negro criado? - ver filme http://www.youtube.com/watch?v=tQr5TD0UtpM
Ao ver no dicionário que "Essencial" era remetido para "Essência", gelou-se-me a alma quando vi os primeiros significados de "Essência". "1- conjunto de qualidades pelas quais um ser existe e se define; conjunto dos elementos constitutivos de um ser, sem os quais não teria realidade alguma...". Será verdade... que alguém se esqueceu do essencial? Será verdade que alguém se esqueceu das pessoas enquanto SERES HUMANOS? Será verdade que alguém se esqueceu que em cada um de nós existe um coração que vai muito para além de um miocárdio que bombeia sangue?
Uma criança... um adolescente... um jovem ... um pai ... uma mãe ... um professor, todos são SERES HUMANOS com "QUALIDADES pelas quais EXISTEM e se definem". No Universo e na Natureza tudo tem importância e nada pode ser desprezado ... mas criada uma lista de prioridades (se é que alguem a criou), o SER Humano deveria encabeçar a lista! Quando eliminamos algo que não é "essencial" para nós, provocamos um desiquilíbrio ao destruir o que é "essencial" para o próximo. A Natureza ensina-nos isso.
O SER HUMANO para crescer em equilíbrio, precisa muito, nos seus primeiros anos de vida, de brincar (Matemática I - interação física com o meio e com os outros), depois precisa das expressões física, musical, plástica e dramática + Matemática I = (Matemática II) ... só depois vem a Matemática dos compêndios + Matemática I + Matemática II = (Matemática III)... para enfrentar a Matemática da Vida (Matemática IV). Todos estas matemáticas... sempre com dedicação, trabalho, com o respeito pelo próximo e pelos valores essenciais da condição humana. Nenhuma poderá ser desprezada! Será Verdade?
Nenhum comentário:
Postar um comentário