Escalar a Montanha do Pico é uma das experiências mais espetaculares que esta vida me concedeu. No ano de 2017 surgiu a hipótese de fazer a minha 17ª escalada ("data feliz"), por isso nada melhor que aliar à experiência, uma das minhas paixões. Programei e preparei minuciosamente uma Expedição ao "Piquinho" da Montanha, na minha Kawasaki KLR650, uma mota "Dual Purpose" capaz de devorar o asfalto e trilhar os mais mais difíceis circuitos "off-road". A minha querida esposa iria comigo e as nossas filhotas iriam na Yamaha XT125X. Atingimos o sopé da montanha pelas 2 da manhã... A adrenalina circulava-nos na corrente sanguínea com grande fluxo. Estávamos prestes a subir a Montanha de moto. E a descida??? Seria sem dúvida um estrondo de radicalidade!!! Entrámos na recente (deve ter uns 7 ou 8 anos) Casa da Montanha para fazer o registo de escalada. Não gostei do acesso que construíram da Casa da Montanha ao início do percurso... uma enorme escadaria forrada de basalto para dificultar a minha subida de moto. Conheço bem o resto do percurso até ao cimo... Seria um "piece of cake" se não fosse aquela "stairway to Heaven". Pagámos a taxa de 12 euros por pessoa, um preço exorbitante para um picaroto (e sua Família) só para levar um dispositivo GPS (Eu próprio tinha o meu)... Informaram-me que teria 50% desconto se me fizesse sócio da Associação "Amigos dos Parques" Naturais dos Açores. Ainda pensei no assunto, pois se pudesse contribuir para
manter e preservar a minha linda Montanha do Pico seria uma honra... Ao verem a minha residência, informaram-me que apenas está reservado a residentes... Um Picaroto que ama a sua Terra e a viver na "diáspora" não tem esse direito? OK!!! Pagar 12 euros para escalar a Montanha que nos corre nas veias diariamente e que é Nossa (dos Picarotos), já não é algo fácil de digerir, mas ser Picaroto e não poder usufruir do privilégio de ser "Amigo" da minha Montanha, provocou-me uma autêntica gastroenterite.
Chegou a hora de visionarmos o vídeo obrigatório de segurança de 3 minutos. Para quem não conhece a Montanha do Pico, pode transmitir alguma segurança... Na parte de propaganda do processo de resgate em caso de acidente, fiquei sem perceber se o Sistema de Informação era o tão badalado SIRESP... mas pelo sotaque da senhora da Central Telefónica deduzo que seja um Sistema mais eficaz da Proteção Civil Regional... Tudo OK até aqui... Tudo TRANQUILO!