quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Deixai as Crianças Brincar!

        As crianças já não têm tempo para brincar, já não têm tempo para ser crianças! Brincar é das coisas mais importantes na formação de um indivíduo. Brincar é simular situações da vida real de um adulto. Brincar é experimentar! Brincar é crescer! A vida alucinante da era digital acabou por afetar diretamente a vida dos nossos filhos, dos nossos alunos, bem como as políticas educativas. Os brinquedos, os colegas e os amigos foram substituídos pelos videojogos, pelo computador, pela internet e pelo telemóvel. Achou-se que todos os alunos deveriam ter um computador. Inventou-se o “magalhães”! Crianças que chegam a casa, não têm jantar, mas têm à mesa um computador portátil, sem saber muito bem o que fazer com aquilo! Passado um ano, poucos eram os magalhães a funcionar!
O “choque tecnológico”, trouxe às nossas salas de aula os “quadros interativos”. São, sem dúvida, um bom instrumento pedagógico, mas nunca poderemos cair na tentação de desprezar todos os outros (incluindo o quadro preto). Passou-se a ideia que o choque tecnológico traria o sucesso! Que eu saiba, nenhuma tecnologia conseguiu ainda recriar o nosso mundo 3D e os sentimentos das pessoas. Há professores de Matemática (que foram contagiados pela febre do "choque tecnológico" do último governo) a trabalhar os sólidos geométricos no “quadro interactivo”. Esqueceram os velhinhos sólidos de madeira que estão numa caixa da arrecadação. Interativo? O quê? Só se for apenas o nome do quadro? A interação pressupõe sempre o mundo real, o tato, todos os nossos sentidos, e os nossos sentimentos! “O conhecimento não provém, nem dos objetos, nem da criança, mas sim das interações entre as crianças e os objectos” (Jean Piaget). Uma imagem que pretenda reproduzir um objecto (3D), será sempre virtual, pois sentidos como o tato ou o olfato, estão desprezados. Logo, objetos virtuais são objectos que não existem na nossa realidade. Andaremos a enganar os nossos alunos, os nossos filhos? Será que as crianças de hoje cada vez interagem menos com objetos reais, mas apenas com objetos virtuais? Será isto brincar? Será que se proporcionam, às nossas crianças, as interações de que Jean Piaget se referia?
        O tempo diário reservado à interação (não controlada pelos adultos) e à brincadeira, quase deixou de existir! Os pais não têm tempo para ir buscar os seus filhos mais cedo … cria-se a escola a tempo inteiro nos primeiros anos de escolaridade (1˚Ciclo). Mais Escola, mais horas, controladas por adultos, onde as crianças não brincam e quase não interagem umas com as outras. Depois diz-se que é muito positivo, porque aprendem mais, aprendem a expressão musical, expressão plástica, expressão física! Mas, então, estas áreas já não deveriam fazer parte das actividades curriculares??? Não serão estas áreas, nestas idades, tão ou mais importantes do que a Matemática ou as Ciências na formação de um indivíduo??? (ver http://serounaoserverdade.blogspot.com/2011/10/disciplinas-essenciais.html ). Seria interessante, comparar os resultados, no 5˚ Ano de Escolaridade, de crianças que frequentaram a Escola a tempo inteiro e as que não frequentaram (com situações socioeconómicas semelhantes). Curiosamente, os casos que conheço e que tiveram a sorte de não frequentar, conseguem um desempenho escolar igual e muitas vezes superior àqueles alunos que frequentaram. Porque será que isto acontece??? Recordo-me de sair às 15h30 na “primária”. Até casa experimentava, com os meus amigos, uma série de brincadeiras espetaculares. Chegado a casa e feitos os deveres escolares, juntávamo-nos novamente para brincar: construir casinhas (numa árvore ou não); jogar aos “cowboys”; mungir e “mudar” as cabras. Cada dia era uma aventura! Brinquei muito até aos meus catorze anos! Ainda hoje brinco! Disse catorze anos, porque recordo-me de pedir um carro telecomandado pelo Natal. Ouvi uma conversa entre meu pai e minha mãe. Minha mãe dizia: “Manuel, achas normal com quase 15 anos, o Rui pedir um carrinho?”. Lembro-me de meu pai dizer: “Maria, provavelmente será o último carrinho que nos pede. Vamos fazer um esforço para o oferecer”! E foi … com 16 anos já estava a tirar carta de condução automóvel no Estado de Nova Iorque, numa viagem de Verão à minha terra natal.
        As crianças crescem fisicamente. Nos 2º e 3º Ciclos e no Secundário, decide-se que os alunos deverão estar sempre ocupados. Criam-se as aulas de substituição. Agudizam-se os problemas disciplinares. Os alunos perdem tempo para interagirem, libertarem energia, brincarem e crescerem! "Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do Homem." (Carlos Drummond de Andrade).

4 comentários:

  1. Madalena Rosa05 janeiro, 2012

    É verdade! Brincar é fantástico! Obrigado por teres brincado sempre comigo, mesmo quando era só para me chatear. Adoro-te
    Love you!
    Your sister.

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  2. É uma alegria imensa ter a minha "1st partner" das brincadeiras a comentar no meu blog! Guardo na minha memória todo o tempo que tivemos para brincar juntos e que os nossos pais nos deram. Peço desculpa, por ser o irmão mais velho e andar sempre a "picar-te". Peço desculpa por aquele dia que te convenci a ir andar naquele carro todo feito em madeira (que o pai nos fez) e por aquele erro de condução que fez o carro "capotar" (na realidade o carro era descapotávél), e foste a arastar no "bagaço" não sei quantos metros, debaixo de mim e do carro... Peço desculpa pelas cicatrizes que te fiz... físicas e não físicas. Mas, apesar de tudo... és a melhor mirmã que alguém pode ter e uma das pessoas mais importantes na minha vida.
    Love You!
    Your "annoying" brother.

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  3. Um irmão e uma irmã
    Para sempre estão ligados,
    Atados com um laço de sangue
    E um abraço de amizade;

    São memórias assim
    Que trazem saudades do passado,
    Belos tempos de criança
    Por ambos partilhados.

    No nosso dia-á-dia
    Por vezes se esqueçe,
    Mas a amizade de nascença
    Jamais esmoreçe.

    Sãozinha

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  4. Obrigado Tia... pelas lindas quadras...

    Love You

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