A verdade é que há dias, alguém viu um açor a sobrevoar a Ilha do Pico... O vôo foi testemunhado pelas câmaras de TV e as imagens passaram nos telejornais das TVs (ainda) ditas generalistas. Alguém disse: "It´s a bird! It´s a plane! No.... it´s Mário Pardo", um dos mais reconhecidos paraquedistas mundiais de queda livre, um português apelidado de "o homem pássaro".
Ao ver as imagens da reportagem... despertou-me aquela saudade imensa desta linda Ilha negra, onde os nossos antepassados conseguiram transformar aquele basalto negro, juntando aqueles pedacinhos de solo que se formava nos interstícios da lava solidificada, aglomerando as pedras soltas em "maroiços" e criando aqueles punhados de terra de onde, hoje, brotam as videiras que são Património Munidal da Unesco.
Depois a montanha... mágica... Tantas vezes que a escalei, cada vez com emoções diferentes. A "quebrada" de onde saltou Mário Pardo é o que sempre chamei de "A Minha Varanda". Sempre que chegávamos à cratera da Montanha, dirigíamo-nos para aquela varanda, virada para a nossa freguesia (Santa Luzia) e contemplávamos aquele cenário idílico, aquele nascer ou pôr do sol, aquele mar gigantesco salpicado por ilhas (Faial, São Jorge, Graciosa e Terceira), sendo aquela varanda o "Centro do Universo" (a Ilha do Pico)!
O ser humano é tramado. Nunca está satisfeito com aquilo que tem. Sendo eu ser humano, fica aqui mais um desejo... Quem me dera que a Natureza me desse asas para poder sobrevoar fisicamente a minha ilha mais vezes. Fisicamente... sim, fisicamente... porque de resto passo por lá todos os dias!
Contemplem os vídeos do vôo do Açor.
Gostei muito de fazer esta caminhada contigo...assim como todas as outras. Na nossa vida tem havido momentos de subidas, chegadas ao topo e descidas, mas em todos esses momentos é bom saber que estamos juntos. Love You.
ResponderExcluirComo me dera saber escrever assim como tu! As tuas palavras cativam qualquer um e cria uma vontade enorme de voltar ou conhecer este lugar mágico, a Ilha do Pico! Eu sou uma felizarda, porque vivo agui, e amo este lugar!!!
ResponderExcluirDepois de ler, o que li, fiquei ainda com mais vontade de conhecer este pedaço de terra lindo de morrer...
ResponderExcluirQuem sabe, se não nos encontraremos por lá. O sonho nunca morre.
Obrigado Rui, por me mostrares mais uma vez a beleza dos Açores. Sandra C.
P.S. Que lindos que estão na foto. Beijocas para os dois. Estão no meu coração.
Ao anónimo... à minha querida mulher... É verdade... tantas subidas, tantas descidas, tantos cumes! Temos escalado tantos cumes! Obrigado por me aturares... sobretudo nas descidas, pois consigo ser um chato do "caraças"! Quanto ao Love You... logo à noite conversamos!!!
ResponderExcluirTia... aproveite todos os momentos dessa linda Ilha! Há pessoas que não sabem dar o valor, por poder pisar essas pedrinhas todos os dias!
ResponderExcluirUm abraço enorme para o Cais do Mourato!
Sandrita... Quem gosta de Natureza e não quer umas caraíbas, apenas com praia de areia e "night fever", os Açores são o lugar indicado! Poderás gozar a Natureza no seu explendor... e a "night fever", no verão, também anda por lá! O problema... o problema é que, apesar de ser no mesmo país, em viagens gastas quase tanto como ir para as Caraíbas (devido ao monopólio Sata/Tap)!
ResponderExcluirUm grande abraço para ti, para o Rui e para as pequenitas (que já devem estar enormes).