terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O Sistema

       O Sistema... Uma organização...
      Na Natureza encontramos inúmeros exemplos de sistemas... O nosso corpo é formado por sistemas, todos autónomos, todos interdependentes (o que seria, por exemplo, o sistema respiratório sem o sistema circulatório?). Enfim... muitos são os sistemas e aqueles que a Natureza criou parecem perfeitos!
        Hoje falo de outro Sistema, um Sistema criado pela mão humana! O Ser Humano é extraordinário, mas infelizmente, muitas vezes na procura de melhorar o mundo onde vive, levado pela ganância, comete erros de percurso que se tornam incompatíveis com os mais nobres valores da humanidade. Os pais da Democracia, hoje devem estar "a dar voltas dentro do caixão"! Tudo parecia perfeito. Até hoje, nenhum outro Sistema Político se demonstrou, pelo menos em teoria, mais respeitador pelos valores da humanidade, começando pela Liberdade! No entanto, aos poucos, a DEMOCRACIA, tornou-se num Sistema Político do faz de conta, criando-se leis que beneficiam o poder económico, caindo por terra a ideia de que todos os cidadãos têm os mesmos direitos e deveres, caindo por terra os princípios da igualdade e da liberdade! Felizmente ainda vou dizendo o que penso e o que sinto, embora saiba que a "Lei da Rolha" ande por aí disfarçada de qualquer coisa! 
- Criaram-se os partidos. O "Sistema Faz de Conta" vai alimentando cada um destes grupos restritos, bem como os seus "boys". A ideia de que um político dá o exemplo e está de corpo e alma a trabalhar em prol de todos os cidadãos e do país... cai por terra!
- Cria-se a figura da Assembleia da República (Casa Mãe da Democracia), onde há deputados que deveriam estar a representar as diferentes populações do país. De repente alguém fala em "disciplina de voto partidário", havendo pessoas a votar contra a sua consciência e contra a vontade do seu povo (há quem faça declaração de voto... Como poderão dormir descansados?). Se as bancadas parlamentares votam em bloco para que servem tantos deputados? Ter 100 de uma bancada a votar a favor e 50 de outra a votar contra, matematicamente falando e na prática, é o mesmo que ter 2 a favor e 1 contra (num total de 3). Ou seja, 150 deputados de 2 bancadas parlamentares poderiam dar lugar a apenas 3 deputados. Na prática tudo ia dar ao mesmo... na teoria era um escândalo, pois alguém diria que não havia representatividade das várias regiões do país.
         Depois são os exemplos de democracia que emanam desta "Casa Mãe", exemplos que deixam muito confusos os nossos filhos, não havendo coerência com o que aprenderam nos compêndios!
- Criam-se os Sindicatos, com o objetivo de defender cada uma das classes profissionais. De repente alguém diz que o seu sindicato é de esquerda, outro diz que é mais de direita... politizam-se os sindicatos! "Ai... essa é uma boa medida" ... "Eh pá... isso é uma ideia de direita" (ou de esquerda)... "Esqueçam lá isso!". "A luta continua e o povo vem para a rua!" Há anos que andamos nisto e a vida do trabalhador sempre a andar para trás! Afinal... quem ganha com isto?
Atenção... Já fui dirigente sindical... já fui daqueles que até há dois ou três anos atrás, nunca deixei de me juntar nas ditas "lutas"... Sugeri outras formas de "luta"... mas muitos não querem passar das greves e das manifs! Alguém dá um rebuçado depois de nos assaltar e ... lá ficamos felizes, com aquele docinho momentâneo na boca! Aos poucos... fui percebendo que os Sindicatos, infelizmente, fazem também parte do "Sistema Faz de Conta".
- Criaram-se os impostos... todos os cidadãos a contribuir para um Sistema Democrático que proporcionasse um mesmo bem estar social para todos!!! Depois fala-se em fuga ao fisco e evasão fiscal!!! Criam-se as "offshores", paraísos fiscais onde o poder económico (e mesmo o político), conseguem fugir das suas obrigações fiscais (veja-se o recente exemplo da CGD)! Outros mudam a sede fiscal para outros países! E se o Zé Povinho também o fizesse? O que seria do país? Como iriam cumprir com os acordos da troika? Esbanja-se ao desbarato o dinheiro dos contribuintes cumpridores! O dinheiro não chega para tantas mordomias e esbanjamento... Criam-se brigadas fiscais para ver se aquele agricultor que vendeu uma arroba de batatas ao vizinho pagou o imposto... para esfolar até ao tutano o contribuinte trabalhador (o dito evasor fiscal... Sinceramente...)! O país tinha condições para ser rico... Fora todos os outros impostos... imaginem 23% (quase 1/4) do valor de quase todos os produtos transacionados a reverter para os cofres do Estado???
- Criou-se a CEE... Excelente a ideia original... Aos poucos pagaram a muitos países para destruir a sua identidade!!! Identidade ... foram as castas de vinha arrancadas, a frota pesqueira abatida, o estabelecimento de cotas para aquilo que produziamos mais e melhor!!! Pagaram para destruirmos o que era nosso e nós destruí-mo-lo! Depois falam-nos em plantar mais olivais e em "chuva de azeitonas", quando competimos com paízes como a Turquia ou a Espanha! Criaram-se normas e mais normas ... criou-se a ASAE e muitos daqueles produtores caseiros de produtos tradicionais tiveram de fechar portas...por não ter dinheiro para investir para satisfazer tantas normas! Dá-se lugar apenas aos grandes empresários!!! O que temos para oferecer hoje ao Mundo??? AutoEuropa??? É bom que os estrangeiros queiram investir em Portugal, mas seria muito melhor se as marcas fossem nossas... originais! Lembro que até a nossa Indústria Automóvel não soubemos manter... Sabem que ainda circulam milhares de UMMs nas nossas estradas (quase há 20 anos que deixaram de ser produzidos)?
- Criaram-se condições para os produtos chineses invadirem o nosso mercado... a qualidade deixou de contar... Fiscalizam-se os nossos produtos... Tudo o que vem da China foi e é admitido. Ok... de vez em quando, lá fazem uma fiscalização de propaganda (para português ver) e lá descobrem carne podre ou imprópria (quem sabe de gato), pronta a entrar no mercado!... Em cada concelho abrem lojas chinesas... Numa política de expansão mundial, os chineses ocupam aos poucos o Mundo. Controlam os grandes grupos económicos (exemplo EDP), controlam os portos da Europa (exemplo Sul de Espanha), compram dívida pública em troca de "não sei o quê"... O Mundo já é dos Chineses, e Portugal não foge à regra!
- Criaram-se as armas nucleares... todos falam em controlo destas armas, mas todos as têm... a ligeira pressão de um indicador direito de alguém da Coreia do Norte ou no Irão, sobre um botão vermelho, é o suficiente para destruir tudo isto...

       Enfim... poderia continuar a dar exemplos de como a DEMOCRACIA é cada vez mais uma miragem!
       Por tudo isto e muito mais, não acredito nos partidos... Apenas acredito nas pessoas, e no Mundo há muito em quem acreditar. Infelizmente, quando voto, voto sempre num mal menor, naquele que nos dá mais garantias de não afundar logo o barco! Nenhum político pensa em reconstruí-lo... Não conhecem os pontos cardeais, não sabem navegar olhando os astros, não sabem aproar uma onda, não sabem a arte de bolinar para fugir aos ventos desfavoráveis, não reconhecem que o bombordo (lado esquerdo) é tão importante como o estibordo (lado direito), não tendo olhos para ver o outro lado e encarar a embarcação como um todo... Já não existem carpinteiros e marceneiros para cuidar e recontruir a nossa nau. Apenas existem calafates e de fraca qualidade! Vou votando nos "mestres" que apresentam os "menos maus" calafates e lá vão pondo uns remendos nos rombos do casco!
        As pessoas conseguem por vezes transformar coisas extraordinariamente belas em armas verdadeiramente mortíferas. A Religião e a Política são exemplo disso... Conseguiram utilizar a Democracia para camuflar uma espécie de Autocracia dominada pelo poder económico! Tudo um faz de conta!
        Será verdade? Não terei apenas acordado, sobressaltado por um pesadelo? "Nada parece verdadeiro que não possa parecer falso" (Montaigne). Se existe alguma ponta de verdade... é muito urgente deixarmos de fingir ... É muito importante respeitarmos todos os seres humanos enquanto pessoas fantásticas que são! É muito importante todos começarem por procurar esse caminho no seu interior!
       

P.S. Em tom de brincadeira, um dia, num grupo de colegas, falávamos em formar um novo "partido": O PQP (P*** Que Pariu) o Sistema! Como era mais um para dividir (e como alguém poderia entrar no Sistema "Faz de Conta"), a ideia nunca passou de uma brincadeira!

6 comentários:

  1. Grande Rui!
    Continuo adepto do PQP, como sabes, esperando que também não fossemos (espero que como líder, de um pequeno sistema, não seja) um "mal menor"!
    Devemos é seguir com a ideia positiva de criar, não um partido, mas um inteiro, porque se a coisa já nasce "partido"...
    Juntos para bem de todos... em especial dos nossos descendentes...
    Um Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oh como escreves bem. Queria saber dizer metade do que dizes. Continuo a concordar plenamente com tudo o que enuncias.

    Quanto aos valores humanos, infelizmente, está tudo muito subvertido.

    ResponderExcluir
  3. Mário,

    Seria tão bom ser possível criar um "Inteiro" (como referes), onde todos (sem exceção) trabalhassem para um bem comum. Infelizmente para tal... o Planeta teria deixar de girar, pregar um grande susto à malta... para que esta se unisse ... para o voltar o pôr a girar novamente!

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Carlos Manuel07 janeiro, 2012

    Gostei do que li,mas discordo quando diz que o dinheiro dos impostos vai para o Estado...ainda se fosse teriamos um país forte...agora os impostos vão para pagar impostos do dinheiro que emprestamos à Grécia e que pedimos para pagar a quem nos emprestou...por isso não nos emprestaram nada, venderam-nos dinheiro muito bem vendido...

    ResponderExcluir
  5. Não há qualquer dúvida de que grande parte do dinheiro dos nossos impostos vão (hoje mais do que nunca) para pagar impostos do dinheiro que pedimos emprestado (pedimos emprestado porque estoiramos o que era nosso e não foi só com a Grécia)... Com os juros da dívida pública a aumentar é uma realidade cortarem no que sobra para Governar o país e esfolar mais a malta(austeridade)...
    Ao longo das últimas décadas foi um desinvestimento no país e uma falta de rigor incrível nas contas públicas, o que nos levou a este descalabro... Há quem continue a pensar em mais dívida pública... porque mesmo com mais e mais auteridade... o dinheiro não chega! Poderemos estar no "corredor da morte"!

    ResponderExcluir
  6. “A leader leads by example, whether he intends to or not.”

    ResponderExcluir