Nos últimos 10 anos, tem sido um prazer enorme trabalhar com alunos cuja vida, a sociedade e/ou o sistema educativo os haviam marginalizado... Deixaram de acreditar... e por vezes procuraram os caminhos mais fáceis... que quase sempre levavam ao insucesso.
"O Caminho mais difícil de percorrer é o que fazemos para o nosso interior"... É este o primeiro caminho que é indicado a estes jovens... É este o caminho que, com disciplina, muita dedicação, muito trabalho e concentração, está ao alcance de todos... Para isso... os professores abriram-lhes o coração e, aos poucos, estes jovens soltaram as amarras. Descobriram que a conquista de um caminho difícil dá um prazer do "caraças"...
Descoberto o caminho para o seu interior, a máxima passa a ser: "Acreditar em algo e não o viver é desonesto" (Ganhdi). O Céu passa a ser o limite...
Deixo aqui o link para um vídeo de mais um ano de trabalho... foi "Com Quase Nada..." que fizemos muito. Alunos, Pais e Professores abraçaram mais este projeto... Foi neste abraço que conseguimos energia e alento para tanto...
Obrigado a todos ... por mais este ano de trabalho (2009/2010).
Adorei a turma, Stor.
ResponderExcluirMiguel,
ExcluirFoste um dos nossos heróis. Abraço.
Obrigado, Stor :)
ExcluirAmigo, revi o vídeo e disse para comigo: UAU!
ResponderExcluirEfectivamente foi um ano de trabalho fantástico.
Um grande abraço para o Homem grande!
VL
Amigo,
ExcluirSe não existisses... nunca teríamos percorrido tão belo e longo caminho!
Abraço
Rui,
ExcluirEmília - da Madeira. Bem, o vídeo é a prova que consegues, claro com os alunos e restantes colegas, fazer milagres e transformar sonhos em realidades!! Adorei ver os teus alunos a trabalhar com gosto e os olhares, bem como os sorrisos que captaste nas fotos são o espelho de uma felicidade que dá gosto ver!
O teu blog passou a ser o meu novo vício! Quanto mais o consulto, mais vontade tenho de ler o que não li!
Estás de parabéns! Continua com estes projetos que te realizam e tornam felizes a comunidade educativa que te rodeia!! Um abraço da emília silva
Emília, foi realmente mais um ano espetacular, pelas conquistas destes alunos, sobretudo conhecendo os bocados de vida que alguém lhes havia roubado... Através dos seus sonhos eles foram em busca desses bocados... e muito mais...
ExcluirObrigado pelas tuas palavras de incentivo,
Abraço, Rui
Saudades:D
ResponderExcluirTambém tenho saudades de todos vós! Aquele Abraço de sempre!
ExcluirEstou muito orgulhoso de ti amigo... Onde quer que estejas sabes sempre transformar tudo para melhor. Lembras-te daquele projecto no verão em que fizemos umas casas de pedra em cima da rocha nos Arcos. Um grande Abraço deste sempre amigo Daniel
ResponderExcluirAmigo Daniel, É um orgulho enorme receber um comentário teu. É um orgulho enorme recorrer às minhas memórias de infância e tu surgires em grande parte delas. Acabaste de me avivar a memória para um "post" para o meu blog!
ExcluirUm muito obrigado por tudo o que representas para mim e para a minha família. Abraço, Rui.
Ser professor não é apenas uma profissão... mas sim um modo de viver e de ecreditar no que ao longo da nossa vida (e da vida de outros) nos ajuda a crescer!!! Rui tu és um belíssimo exemplo disso. Continua a fazer acreditar nos sonhos dos teus alunos... afinal é isso que nos move! Cptos.
ResponderExcluirOlá Raquel, Um bem haja aí para a Madeira. Obrigado pelas tuas palavras. Foi um prazer ter, um dia, trabalhado contigo na mesma escola.
ExcluirAbraço do teu colega, Rui.
Rui!
ResponderExcluirNunca me canso de ver este video! É, indiscutivelmente, um Orgulho para qualquer escola!
Obrigado por tudo o que dás e o que fazes todos nós dar-mos, especialmente os alunos "adormecidos ou desacreditados"!
Amigo Mário,
ExcluirÉ incrível como às vezes temos todo um potencial mesmo diante dos nossos olhos. Basta às vezes alguém para ligar o interruptor.
Foi fenomenal o trabalho desenvolvido por estes alunos. O pais acreditaram e fizeram a sua parte... os professores entregaram-se incondicionalmente! Depois o cenário... a EB 2,3 de Marinhais, onde existe um clima saudável e de camaradagem entre o pessoal docente, liderado pelo Diretor Mário Agreiro e sua fantástica equipa.
Aquele abraço de sempre,
Rui
Sim posso dizer que foi nesta turma que aprendi muitas coisas , tenho tantas saudades desta segunda"familia" ... Posso agradecer ao stor Rui Rosa que foi uma pessoa que me ajudou a ultrapassar estes obstáculos todos , mas sim os outros professores também ..
ResponderExcluirAmigo Tiago,
ExcluirNunca me esquecerei da sorte que tive de acompanhar o teu percurso escolar. Nos 5º e 6ºs anos ser ter professor foi um privilégio, ser teu DT no 7º Ano, foi um orgulho! Muito destes pela turma e até hoje sempre foi possível contar comigo, nos bons e nos maus momentos. Obrigado, amigo e as maiores felicidades da vida!