sábado, 12 de novembro de 2011

Minuto 11, Hora 11 do dia 11/11/2011

        O tempo é precioso... muito precioso... Em cada segundo das nossas vidas há uma explosão de vida dentro e fora de nós, começando por aquele esquecido e involuntário batimento cardíaco que nos faz viver! Acontecem coisas maravilhosas, mas os nossos olhos tendem a virar-se para a penumbra..., bastando para isso ver a tendência e historial dos meus "posts" deste blog. Quanto maior é a intensidade da luz, maior é a nossa dificuldade em vê-la! Quanto mais temos, sejam "bens espirituais" ou sejam "bens materiais", mais dificuldade temos em ver e valorizar esses bens. Todos nós já experimentamos olhar o Sol do meio dia com o céu completamente limpo!?
         Irónico ou não, a maior parte das nossas vidas em que conseguimos ver a beleza deste grandioso Corpo Celeste é ao seu ocaso... na sua partida ... na sua despedida! De manhã, ou porque ainda não nos levantamos, ou porque estamos demasiado atarefados a projetar mentalmente o nosso dia, essa beleza passa, quase sempre despercebida! Durante o dia, com o Sol no seu auge e com toda a sua energia ... não o conseguimos contemplar!
         Ontem, quando ia para a Escola, ouvia na rádio falarem sobre o minuto 11, da hora 11 do dia 11/11/2011! Esperei pelo momento, como se estivesse em contagem decrescente para um novo ano civil, algo de novo ... algo que me permitisse ajudar a olhar o Sol. Incrível esse minuto ... viajei às minhas origens, à minha família, à amizade, à obra, à partilha, à dádiva, ao equilíbrio ... tudo graças à simplicidade de um jogo tradicional originário da Alemanha (Séc. XIV) e redescoberto nos Estados Unidos há mais de 100 anos.
         Conheci este jogo, quando o meu primo Nick, um primo trintão, com corpo tatuado e de porte atlético, maluco por desportos radicais (mais um Grande Primo), se juntou (vindo dos EUA com os pais e namorada) no ponto de encontro anual da Família Rosa - Ilha do Pico, Açores. Todos os anos aquele mês de verão passava a correr e raramente nos juntávamos todos. Nick construiu o jogo com o pai e, de repente, o mesmo tornou-se o referencial magnético da família, onde nos juntávamos todos, desde o membro de 7 meses ao mais idoso, expurgando as possíveis energias negativas que pudessem existir. Uau ... o "extraordinário poder curativo das coisas simples" (Larry Dossey) e a importância do brincar (Matemática I) de que falava no meu post "Disciplinas Essenciais"!
        Este jogo, designado por "Cornhole" (nos E.U.A), foi adotado como projeto (curto prazo - 15 dias) a desenvolver na área de Prática Vocacional(Madeiras/Metalomecânica) de uma turma de percurso curricular alternativo, ministrada pelo meu grande amigo V. e por mim! Tendo como objetivo a aquisição de competências básicas de carpintaria (como por exemplo construção de "assemblagens"), cada grupo de dois alunos construiu uma parte do jogo. Objetivo final: montar os elementos do jogo construídos, como se de um puzzle se tratasse. Trabalho colaborativo com um objetivo final comum. Traduzimos o nome do jogo para "Milh' ó Buraco"!...
        Havíamos combinado apresentar o jogo à comunidade escolar, na comemoração do Dia de São Martinho na Escola. 11h11m do dia 11/11/2011 ... consegui ver o Sol (mesmo com o Céu completamente nublado)! Revivi aqueles pedacinhos do verão passado em família, desta vez integrado noutra família: Família Escola, numa partilha entre alunos e colegas professores. Obrigado amigos V. + G., obrigado 7ºA, obrigado a todos os alunos e colegas que partilharam o momento... Obrigado a todos, por me ajudarem a ver o Sol!

        Muitos dos meus "posts", são desabafos e gritos de alerta ... Por vezes, com tanta energia negativa a nos circundar, parece que quero que o poder político e económico descubra a beleza do Sol, mas, provavelmente, ofuscando a luz... denunciando o mal ... não sei??! Hoje, aquele minuto, deu-me lucidez para partilhar esta minha experiência, como uma possível estratégia para transformar um pedacinho de vida de alguém!
         Amigos (todos os seres humanos à face da Terra incluindo os líderes mundiais)... façam a experiência. Fica aqui a receita:
- 1º Construam o Jogo "Milh' ó Buraco" ("Cornhole") - ver instruções em http://www.jcopro.net/2010/12/25/very-simple-cornhole-toss-construction-project/). Se tiverem dificuldade em construí-lo, peçam a alguém que vos ajude, ou contactem o 7ºA da minha Escola;
- 2º Juntem a família e os amigos e joguem ( conheçam o jogo em http://www.playcornhole.org/);
- 3º Aproveitem a felicidade do momento. Quando se aperceberem, estarão a ver a beleza do SOL ... mesmo que seja à meia noite!

8 comentários:

  1. Meu Amigo!
    És Grande!
    Desculpa não ter partilhado esse minuto convosco, uma vez que tinha ido ao JI Marinhais, partilhar um pouco do S. Martinho com os alunos e colegas de lá. Mas como sabes tenho muito orgulho em ser vosso colega!
    Obrigado pelo que fazem à educação dos nossos alunos e da nossa escola!
    Bem ajam!
    Mário

    ResponderExcluir
  2. Olá, grande Rui!!
    Tenho muita pena de não ter estado presente nesse minuto fantástico. Mas não sei se sabes, eu tenho muito orgulho de ter trabalhado contigo. És para mim uma referência como professor e como amigo.
    Que Deus te guie nesta jornada que é a vida!
    Beijocas
    Sandra

    ResponderExcluir
  3. Obrigado amigos, pelas vossas palavras e vossos gestos,

    "Uma pessoa é bela, não pela beleza dela, mas pela beleza nossa que se reflete nela..." Rubem Alves

    Fica aqui mais uma das frases que me acompanham diariamente. Poderão sempre substituir na frase: "bela" por "grande" e "beleza" por "grandeza" .

    Abraço, Rui Rosa

    ResponderExcluir
  4. Olá Grande Rui Rosa,

    Apesar das dificuldades do dia a dia, existem pessoas que partilham o nosso dia a dia na nossa familia escola, que nos fazem acreditar que os nossos alunos conseguirão alcançar os seus propósitos (muitas vezes desconhecidos para eles próprios), através de uma mão no sitio certo, no momento exato... é esse o nosso trabalho diário que se torna uma fonte de prazer quando temos a sorte de conhecer e trabalhar com pessoas como tu, que partilham e ensinam motivando e fazendo acreditar que é possível... o que parecia impossível... obrigado por aceitares que faça parte da tua equipa!!! és grandioso e é um orgulho assimilar os teus ensinamentos! Já agora não esquecendo que atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher ( contigo, confirma-se!) Um abraço Elsa Fragoso

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Elsa pelas tuas palavras. Obrigado por caminharmos na mesma estrada! Obrigado por me ajudares a fazer o caminho!

    Em relação à GRANDE mulher, é verdade ... basta ver o "post" "Lidermite", para o perceber.

    ResponderExcluir
  6. "One looks back with appreciation to the brilliant teachers, but with gratitude to those who touched our human feelings. The curriculum is so much necessary material, but warmth is the vital element for the growing plant and for the soul of the child." -- Carl Jung

    Rui, you are one of those teachers that will always be remembered!
    (e eu sou uma testemunha do quanto foi bom jogar "corn hole" em família, na nossa família)

    ResponderExcluir
  7. Lindas as palavras... Em relação ao Corn Hole em Família... não gostei de jogar com a Tia, porque nunca lhe consegui ganhar...

    Abraço

    ResponderExcluir