Bom dia, caro(a) leitor(a) ...
Faz hoje uma semana que dei os meus primeiros passos enquanto blogger. Tenho sempre a ínfima esperança que algum líder possa encontrar um espelho no "Será Verdade?", que reflita ações provocadas pelo síndrome "Lidermite" (ver post "Lidermite"), mas acima de tudo que reflita e descongele as coisas boas que se escondem em cada coração.
Hoje falarei de mais um grande líder da História mundial. Aprendi a admirá-lo através de Miss Francis, a minha professora do 4º Ano (único ano de escolaridade que fiz nos E.U.A., para além do "Kindergarten") na já extinta St. Joseph´s School (Yonkers, Nova Iorque) e na disciplina de "Social Studies". Desta vez, foi uma grande amiga da família que nos enviou um e-mail e me fez recordar muitas histórias que ouvira na minha infância sobre o 16º Presidente dos Estados Unidos, o primeiro (e talvez dos últimos) a pensar em abolir a escravatura: Abraham Lincoln!
Interessante, meus pais provavelmente nunca me falaram de Abraham Lincoln, mas ensinaram-me e deram-me o exemplo com muitos dos valores difundidos por este grande Homem. Parece que alguém, já muito antes de Lincoln, os havia registado na memória genética do ser humano: "Os princípios mais importantes podem e devem ser inflexíveis" (A. Lincoln) geracionalmente (acrescento eu)!
Hoje partilho uma carta de Lincoln a um professor do seu filho. Como pai e professor, comungo inteiramente das palavras escritas por este grande estadista norte americano. Apesar da Sociedade e do Sistema (falarei dele noutro post) dificultarem-me essa comunhão, as minhas ações enquanto pai e professor vão sempre nesse sentido, pois trago sempre comigo esta frase de Ganhdi, "Acreditar em algo e não o viver é desonesto."
CARTA DE ABRAHAN LINCOLN AO PROFESSOR DO SEU FILHO:
"Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, que para cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe por favor que para cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales.
Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos.
Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.
Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram.
Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.
Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.
Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.
Eu sei que estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer, caro professor."
Abraham Lincoln, 1830
Já agora... aqui ficam mais umas frases de Abraham Lincoln:
- "Podeis enganar toda a gente durante um certo tempo; podeis mesmo enganar algumas pessoas todo o tempo; mas não vos será possível enganar sempre toda a gente.";
- "Um boletim de voto tem mais força que um tiro de espingarda.";
- "Ninguém é suficientemente competente para governar outra pessoa sem o seu consentimento.";
- "O que mais me interessa saber, não é se falhaste mas se soubeste aceitar o desaire."
- "O meu pai ensinou-me a trabalhar; não me ensinou a amar o trabalho.";
- "Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder.";
- "Não te esqueças que os estranhos são amigos que ainda não conheces.";
- "Quase sempre a maior ou menor felicidade depende do grau de decisão de ser feliz.";
- "A melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades.";
- "Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar.";
- "Nunca devemos mudar de cavalo no meio do rio.";
- "Se a escravatura não é má, nada é mau.";
- "Não estarei destruindo meus inimigos quando os transformo em amigos?";
... e para acabar, pois os leitores poderão estar cansados ...
- "And in the end, it's not the years in your life that count. It's the life in your years."
Abra(ham)ço a todos e um Bom e Santo Domingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário