domingo, 30 de novembro de 2014

Os "Rankings" e a Escola da Fajã da Ovelha

        Ontem, a maior parte dos jornais davam principal destaque aos "rankings" das Escolas, graduando as escolas pelos resultados alcançados pelos seus alunos ao nível dos Exames Nacionais. Estes "rankings" valem o que valem, pois comparam-se realidades muito diferentes, sobretudo ao nível das diferenças sócioeconómicas de proveniência dos seus alunos. Poderá ser injusto este tipo de "rankings", contudo existem verdadeiros milagres e casos de sucesso. Lendo várias reportagens sobre os projetos educativos das escolas com maior sucesso, existe um denominador comum, assumido por alunos, pais e professores: Exigência e Muito Trabalho!!!
      Os exames nacionais avaliam conhecimentos teóricos, muitas vezes estéreis e que se desvanecerão no tempo. À primeira vista poderão parecer que pouco ou nada avaliam o aluno enquanto pessoa e cidadão, sendo este um raciocínio que muitas vezes me ocorreu! Na realidade avaliam, em parte, essa dimensão... Uma boa média nos exames nacionais, são sempre sinónimo de muito trabalho e dedicação... Não há nenhum aluno de "top", que não tenha lutado muito para conseguir essa posição. Devido às inteligências múltiplas, existem alunos que terão muitas dificuldades em lá chegar!!! Se quiserem muito, não existem impossíveis! A única receita será trabalhar muito mais, embora a tarefa pareça impossível!!! É nesse trabalho que está o sucesso!!! É no trabalho em si e não no resultado final! Aqui reside a principal injustiça de uma prova (que considero estéril para a vida) que nada respeita as inteligências múltiplas dos alunos. Não é justo comparar um aluno que tem grande capacidade de memorização, com um aluno que até não a tem, mas é muito melhor na sua inteligência prática - produtor e fazedor.
         Mais uma vez, as Escolas Particulares destacam-se! Os Pais e Encarregados de Educação pagam um serviço, mas depois exigem, aos seus filhos e à Escola, muito trabalho, para justificar esse investimento!!! Trabalho, muito trabalho... Exigência, muita exigência... Apesar de trabalhar no ensino público, já tive provas que com muito trabalho (e também com os valores da verdade e do respeito) e com o apoio das Famílias, é possível melhorarmos também nos exames nacionais, ao mesmo tempo que trabalhamos o aluno enquanto o ser humano que é!  Há dois anos tive a sorte de me atribuírem a direção de turma do 5º ano que obtivera os piores resultados nos exames nacionais do 4º ano de escolaridade da minha escola. Unindo energias e trazendo os pais a participar ativamente no processo educativo dos seus educandos, a turma terminou o 6ºano como das melhores turmas desse ano letivo na Escola, ao nível das provas nacionais!!! Foi um prazer trabalhar com estes alunos e as suas famílias, que apresentavam enormes dificuldades neste modelo educativo imposto pelo sistema! Contudo superaram-se!!! Com muito trabalho e exigência, todos juntos conseguimos!
           Há cerca de 8 anos tive de deixar, devido ao projeto de vida da minha família, um dos projetos mais gratificantes da minha vida... Chorei na despedida e hoje ainda choro, com muita saudade das pessoas que deixei para trás: colegas, alunos e suas famílias! Em 2004, estava a viver recentemente na freguesia da Fajã da Ovelha (Concelho da Calheta) e a prometida Escola EB/PE 1,2,3 da localidade estava em construção! Os alunos das freguesias do Paúl do Mar, Prazeres, Fajã da Ovelha e Ponta do Pargo seriam os seus pupilos!!! Eram conhecidos como os alunos mais fracos da sua Escola de proveniência (Escola Básica e Secundária da Calheta) e ao nível de toda a ilha eram dos que apresentavam dos maiores índices de insucesso educativo!!! Três professores queriam muito provar que era possível inverter esta realidade, criando condições para estes alunos brilharem!!! Com exigência, muito trabalho, falando sempre a verdade e respeitando o próximo, como pilares do projeto, ainda me lembro da noite que estivemos na minha casa velhinha em reconstrução, a beber uma aguardente e a alinhavar o projeto para colocar a Escola da Fajã a navegar!!! Contra todas as expectativas, apreceram estes três "artistas" na DRAE (Direção Regional de Administração Educativa) para apresentarem um projeto credível!!! Contrariámos uma possível nomeação com a qualidade daquele projeto. Pedimos desculpa a quem já estava à espera de avançar para a Comissão Instaladora! Acabámos por ser nomeados!!! Delfim Lourenço, Paulo Cafôfo e Rui Rosa!!!
        Depressa a notícia se espalhou, arregaçámos as mangas e durante 2 anos, cerca de 16 horas por dia, sem contar com o "alarme de intrusão" diretamente ligado aos nossos telemóveis, a nossa equipa foi crescendo... e quando demos por nós, tínhamos alunos, pais e professores, todos a remar para o mesmo lado!!! Os resultados dos exames nacionais do primeiro ano do projeto eram ainda desencorajadores!!! Sabíamos que transformar pessoas e trabalhá-las a partir do coração era uma batalha que demoraria o seu tempo!!! Nunca desistimos!!! Aos poucos os resultados foram aparecendo!!!
        Ontem foi um dia muito feliz, à semelhança dos outros anos e quando saem os "rankings" das escolas! Apesar de estar longe, acompanho os resultados da nossa Escolinha da Fajã!!! Estamos entre os melhores, quando as dificuldades de vida de muitas das famílias destas freguesias da ponta sudoeste da Ilha da Madeira são enormes!!! Há muito tempo, deixámos de ser os piores do concelho e da Ilha da Madeira!!! De acordo com o jornal "Público" de ontem e os "rankings" das escolas do Ensino Básico, chegámos à Posição 143º a nível nacional (entre as 30 melhores escolas públicas do país), em 1247 Escolas nacionais, a melhor posição ao nível das escolas públicas da Região Autónoma da Madeira (3ª posição da RAM em 31 escolas), apenas superada pelas privadas "Externato da Apresentação de Maria" e "Colégio Santa Teresinha". Parabéns a todos os alunos e Famílias! Parabéns a todos os meus colegas! Parabéns ao meu grande amigo e colega Delfim Lourenço, que continua a cuidar daquela grande e linda árvore, cuja sementinha foi lançada naquela grande ladeira do "Lombo de São João", naquela noite de amizade memorável!!! Parabéns a todos!!! Parabéns a toda aquela Comunidade Educativa!!! Saudade!!!

http://serounaoserverdade.blogspot.com/2012/02/projeto-escola-da-faja-da-ovelha-eb-123.html

Um comentário:

  1. Olá Rui!

    Sou a Emília (de Francês) que trabalhou contigo na Fajã e sei que te recordas de mim!
    Já há muito tempo que não lia o teu Blog e achei imperdoável o facto de ter perdido este texto, como sempre tão bem escrito por ti, pois a escola da Fajã marcou muitos professores e continuará a fazê-lo!!
    Obrigada pelos elogios a uma escola que continua a trabalhar arduamente pelos seus alunos e por ter-me recordado bons anos de trabalho naquela localidade tão acolhedora e cheia de sentimentos!!!
    Um forte abraço para ti e para as tuas mulheres!!
    Beijinhos,
    Emília

    ResponderExcluir