"Não se pode falar de educação sem amor!"(Paulo Freire). Quem educa sem amor, simplesmente não educa. Seja Pai, seja Mãe, seja Avô, seja Avó, seja Professor, seja Treinador... seja o Educador que fôr... Muitos consideram a Educação como um simples e único ato - o ato de moldar! É verdade que é também competência do Educador, pois existem referenciais e modelos, aos quais nos cingimos e, por mais que não queiramos, farão sempre parte da nossa estratégia/coluna dorsal de Educador. Contudo, o "Sistema" transformou a Educação dos nossos jovens e a Sociedade numa gigantesca Fábrica de Moldes, como se da produção de parafusos se tratasse, com apenas duas missões para a vida: Enroscar para a Direita e desenroscar para a Esquerda (poderão conotar esta expressão à política ou não)! As pessoas não interessam para o Sistema, pois Ser Humano, implica pensar, ter espírito crítico, sonhar, amar, sentir ... e isso poderá encrencar as "rodas dentadas" do Sistema, onde o poder se conquista com base no capitalismo desenfreado e/ou na arte de mascarar!
Tal como uma árvore de fruto, o ser humano tem também necessidade de ser "podado" (moldado) de vez em quando, enquanto cresce, pois se assim não fôr perderá força para enfrentar a vida e para frutificar... Enquanto adulto, e depois de ficar exclusivamente entregue à própria Vida, esta, e o seu acaso (ou não), o moldará e o transformará enquanto pessoa!!! Enquanto Educadores, o próprio ato da poda é um ato de amor, contudo, apenas uma vez por ano é que a videira é podada! Se não conhecermos a sua essência e a quisermos moldar mais do que uma vez por ano, ou ainda a moldarmos demais na época da poda, a videira não sobreviverá! Não é da essência do Ser Humano estar constantemente a ser moldado (podado), como se de um objeto se tratasse! Existe um dia onde isso tem de acontecer, contudo existem outros 364 dias (se o ano não fôr bissexto) que deve gozar da liberdade de crescer e mostrar que é diferente de todas as outras videiras, capaz de fazer coisas diferentes pelo nosso Mundo, por todos nós! O Educador torna-se num Jardineiro, num Agricultor, cuidando daquela árvore com muito amor, cuidando do seu interior, garantindo que recebe os melhores sais minerais, água, luz e ar suficientes! Aí poderá se sentar um pouco e contemplar, com muito prazer, o crescimento daquela videira na direção da luz, mas com liberdade para que os seus ramos se contorçam e produzam as melhores uvas da sua vinha!!!
Este ato de moldar que falo (há quem nem isso faça), deixou de ser um ato de amor e passou a ser apenas um ato físico, utilizado a belo prazer por muitos que se apelidam de agricultores e que conduzem os destinos do nosso Mundo (por mais pequeno que seja). Mais grave do que isso, estes falsos agricultores, que pouco ou nada percebem de agricultura, não conseguem perceber porque sucumbem suas videiras? Então, passam a vida a imprimir e a recortar imagens de folhas de videira (em papel reciclado, afirmando-se ecologistas convictos), para colocar nas árvores moribundas, na tentativa de passar a imagem de que a videira está viva e viçosa! Trabalha-se aquele ser de fora para dentro! Não interessa se o seu coração está saudável... Não interessa se tem sentidos ou sentimentos!!! Não interessa se está vivo!!! A estética visual e a Imagem é que contam! Faz-se de conta que tudo vai bem, contudo quando chega a época das vindímas, algo não está certo!!! Aquela Vinha não dá fruto e ninguém percebe porquê, porque tudo foi bem camuflado!!!Ainda existem muitos Agricultores que continuam a respeitar os ensinamentos dos seus Avós e conhecem a causa do problema!!! Por isso, acredito ainda que o Mundo mudará um dia!!! Espero que não esperemos para a última videira morrer!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário