domingo, 30 de novembro de 2014

Os "Rankings" e a Escola da Fajã da Ovelha

        Ontem, a maior parte dos jornais davam principal destaque aos "rankings" das Escolas, graduando as escolas pelos resultados alcançados pelos seus alunos ao nível dos Exames Nacionais. Estes "rankings" valem o que valem, pois comparam-se realidades muito diferentes, sobretudo ao nível das diferenças sócioeconómicas de proveniência dos seus alunos. Poderá ser injusto este tipo de "rankings", contudo existem verdadeiros milagres e casos de sucesso. Lendo várias reportagens sobre os projetos educativos das escolas com maior sucesso, existe um denominador comum, assumido por alunos, pais e professores: Exigência e Muito Trabalho!!!
      Os exames nacionais avaliam conhecimentos teóricos, muitas vezes estéreis e que se desvanecerão no tempo. À primeira vista poderão parecer que pouco ou nada avaliam o aluno enquanto pessoa e cidadão, sendo este um raciocínio que muitas vezes me ocorreu! Na realidade avaliam, em parte, essa dimensão... Uma boa média nos exames nacionais, são sempre sinónimo de muito trabalho e dedicação... Não há nenhum aluno de "top", que não tenha lutado muito para conseguir essa posição. Devido às inteligências múltiplas, existem alunos que terão muitas dificuldades em lá chegar!!! Se quiserem muito, não existem impossíveis! A única receita será trabalhar muito mais, embora a tarefa pareça impossível!!! É nesse trabalho que está o sucesso!!! É no trabalho em si e não no resultado final! Aqui reside a principal injustiça de uma prova (que considero estéril para a vida) que nada respeita as inteligências múltiplas dos alunos. Não é justo comparar um aluno que tem grande capacidade de memorização, com um aluno que até não a tem, mas é muito melhor na sua inteligência prática - produtor e fazedor.
         Mais uma vez, as Escolas Particulares destacam-se! Os Pais e Encarregados de Educação pagam um serviço, mas depois exigem, aos seus filhos e à Escola, muito trabalho, para justificar esse investimento!!! Trabalho, muito trabalho... Exigência, muita exigência... Apesar de trabalhar no ensino público, já tive provas que com muito trabalho (e também com os valores da verdade e do respeito) e com o apoio das Famílias, é possível melhorarmos também nos exames nacionais, ao mesmo tempo que trabalhamos o aluno enquanto o ser humano que é!  Há dois anos tive a sorte de me atribuírem a direção de turma do 5º ano que obtivera os piores resultados nos exames nacionais do 4º ano de escolaridade da minha escola. Unindo energias e trazendo os pais a participar ativamente no processo educativo dos seus educandos, a turma terminou o 6ºano como das melhores turmas desse ano letivo na Escola, ao nível das provas nacionais!!! Foi um prazer trabalhar com estes alunos e as suas famílias, que apresentavam enormes dificuldades neste modelo educativo imposto pelo sistema! Contudo superaram-se!!! Com muito trabalho e exigência, todos juntos conseguimos!
           Há cerca de 8 anos tive de deixar, devido ao projeto de vida da minha família, um dos projetos mais gratificantes da minha vida... Chorei na despedida e hoje ainda choro, com muita saudade das pessoas que deixei para trás: colegas, alunos e suas famílias! Em 2004, estava a viver recentemente na freguesia da Fajã da Ovelha (Concelho da Calheta) e a prometida Escola EB/PE 1,2,3 da localidade estava em construção! Os alunos das freguesias do Paúl do Mar, Prazeres, Fajã da Ovelha e Ponta do Pargo seriam os seus pupilos!!! Eram conhecidos como os alunos mais fracos da sua Escola de proveniência (Escola Básica e Secundária da Calheta) e ao nível de toda a ilha eram dos que apresentavam dos maiores índices de insucesso educativo!!! Três professores queriam muito provar que era possível inverter esta realidade, criando condições para estes alunos brilharem!!! Com exigência, muito trabalho, falando sempre a verdade e respeitando o próximo, como pilares do projeto, ainda me lembro da noite que estivemos na minha casa velhinha em reconstrução, a beber uma aguardente e a alinhavar o projeto para colocar a Escola da Fajã a navegar!!! Contra todas as expectativas, apreceram estes três "artistas" na DRAE (Direção Regional de Administração Educativa) para apresentarem um projeto credível!!! Contrariámos uma possível nomeação com a qualidade daquele projeto. Pedimos desculpa a quem já estava à espera de avançar para a Comissão Instaladora! Acabámos por ser nomeados!!! Delfim Lourenço, Paulo Cafôfo e Rui Rosa!!!
        Depressa a notícia se espalhou, arregaçámos as mangas e durante 2 anos, cerca de 16 horas por dia, sem contar com o "alarme de intrusão" diretamente ligado aos nossos telemóveis, a nossa equipa foi crescendo... e quando demos por nós, tínhamos alunos, pais e professores, todos a remar para o mesmo lado!!! Os resultados dos exames nacionais do primeiro ano do projeto eram ainda desencorajadores!!! Sabíamos que transformar pessoas e trabalhá-las a partir do coração era uma batalha que demoraria o seu tempo!!! Nunca desistimos!!! Aos poucos os resultados foram aparecendo!!!
        Ontem foi um dia muito feliz, à semelhança dos outros anos e quando saem os "rankings" das escolas! Apesar de estar longe, acompanho os resultados da nossa Escolinha da Fajã!!! Estamos entre os melhores, quando as dificuldades de vida de muitas das famílias destas freguesias da ponta sudoeste da Ilha da Madeira são enormes!!! Há muito tempo, deixámos de ser os piores do concelho e da Ilha da Madeira!!! De acordo com o jornal "Público" de ontem e os "rankings" das escolas do Ensino Básico, chegámos à Posição 143º a nível nacional (entre as 30 melhores escolas públicas do país), em 1247 Escolas nacionais, a melhor posição ao nível das escolas públicas da Região Autónoma da Madeira (3ª posição da RAM em 31 escolas), apenas superada pelas privadas "Externato da Apresentação de Maria" e "Colégio Santa Teresinha". Parabéns a todos os alunos e Famílias! Parabéns a todos os meus colegas! Parabéns ao meu grande amigo e colega Delfim Lourenço, que continua a cuidar daquela grande e linda árvore, cuja sementinha foi lançada naquela grande ladeira do "Lombo de São João", naquela noite de amizade memorável!!! Parabéns a todos!!! Parabéns a toda aquela Comunidade Educativa!!! Saudade!!!

http://serounaoserverdade.blogspot.com/2012/02/projeto-escola-da-faja-da-ovelha-eb-123.html

sábado, 29 de novembro de 2014

Empobrecimento Lícito

        Sempre que surgem nos jornais "ilustres" personalidades do nosso País, ligadas à corrupção ao mais alto nível (milhares de milhões como se de cêntimos se tratasse)... fala-se de "Enriquecimento Ilícito"... É sem dúvida um dos grandes cancros do nosso País e do Mundo...
        Contudo, aflige-me ver Portugal e todos aqueles que trabalham arduamente a serem espoliados legalmente... nem que para isso se tenha de alterar ou deturpar a principal lei que rege a nossa democracia (A Constituição). Infelizmente estamos perante um "empobrecimento lícito" e mais grave do que isso, é que sempre que há empobrecimento de uns, outros (poucos) vêem as suas fortunas crescerem exponencialmente. O dinheiro circula... diretamente dos que trabalham para os agiotas... Assim sendo, e por uma questão de lógica, se existe empobrecimento lícito, também existem grandes fortunas que crescem de forma lícita (desprezando o valor do trabalho). Penso que é importante, para além dos Enriquecimento e do Empobrecimento ilícitos, começarmos a nos preocupar, como é que numa democracia é possível existir, por um lado, o Enriquecimento Lícito (sem recurso ao trabalho e com base no ócio) e, consequentemente, o Empobrecimento Lícito (dos que trabalham e produzem)!!! Tudo tão transparente, tudo à vista... sem qualquer escrúpulo ou respeito pelo cidadão comum!

domingo, 23 de novembro de 2014

Joana Da Rosa - 2 Anos de Basket

Basquetebol Sub16/19 Femininos
        Obrigado ao Santarém Basket Clube, aos treinadores, às atletas e aos pais que nunca deixaram de estar com a equipa!

Jogos de Maio 2014

sábado, 15 de novembro de 2014

Cuidando das Nossas Videiras com Amor

       "Não se pode falar de educação sem amor!"(Paulo Freire). Quem educa sem amor, simplesmente não educa. Seja Pai, seja Mãe, seja Avô, seja Avó, seja Professor, seja Treinador... seja o Educador que fôr... Muitos consideram a Educação como um simples e único ato - o ato de moldar! É verdade que é também competência do Educador, pois existem referenciais e modelos, aos quais nos cingimos e, por mais que não queiramos, farão sempre parte da nossa estratégia/coluna dorsal de Educador. Contudo, o "Sistema" transformou a Educação dos nossos jovens e a Sociedade numa gigantesca Fábrica de Moldes, como se da produção de parafusos se tratasse, com apenas duas missões para a vida: Enroscar para a Direita e desenroscar para a Esquerda (poderão conotar esta expressão à política ou não)! As pessoas não interessam para o Sistema, pois Ser Humano, implica pensar, ter espírito crítico, sonhar, amar, sentir ... e isso poderá encrencar as "rodas dentadas" do Sistema, onde o poder se conquista com base no capitalismo desenfreado e/ou na arte de mascarar!
        Tal como uma árvore de fruto, o ser humano tem também necessidade de ser "podado" (moldado) de vez em quando, enquanto cresce, pois se assim não fôr perderá força para enfrentar a vida e para frutificar... Enquanto adulto, e depois de ficar exclusivamente entregue à própria Vida, esta, e o seu acaso (ou não), o moldará e o transformará enquanto pessoa!!! Enquanto Educadores, o próprio ato da poda é um ato de amor, contudo, apenas uma vez por ano é que a videira é podada! Se não conhecermos a sua essência e a quisermos moldar mais do que uma vez por ano, ou ainda a moldarmos demais na época da poda, a videira não sobreviverá! Não é da essência do Ser Humano estar constantemente a ser moldado (podado), como se de um objeto se tratasse! Existe um dia onde isso tem de acontecer, contudo existem outros 364 dias (se o ano não fôr bissexto) que deve gozar da liberdade de crescer e mostrar que é diferente de todas as outras videiras, capaz de fazer coisas diferentes pelo nosso Mundo, por todos nós! O Educador torna-se num Jardineiro, num Agricultor, cuidando daquela árvore com muito amor, cuidando do seu interior, garantindo que recebe os melhores sais minerais, água, luz e ar suficientes! Aí poderá se sentar um pouco e contemplar, com muito prazer,  o crescimento daquela videira na direção da luz, mas com liberdade para que os seus ramos se contorçam e produzam as melhores uvas da sua vinha!!!
         Este ato de moldar que falo (há quem nem isso faça), deixou de ser um ato de amor e passou a ser apenas um ato físico, utilizado a belo prazer por muitos que se apelidam de agricultores e que conduzem os destinos do nosso Mundo (por mais pequeno que seja).  Mais grave do que isso, estes falsos agricultores, que pouco ou nada percebem de agricultura, não conseguem perceber porque sucumbem suas videiras? Então, passam a vida a imprimir e a recortar imagens de folhas de videira (em papel reciclado, afirmando-se ecologistas convictos), para colocar nas árvores moribundas, na tentativa de passar a imagem de que a videira está viva e viçosa! Trabalha-se aquele ser de fora para dentro! Não interessa se o seu coração está saudável... Não interessa se tem sentidos ou sentimentos!!! Não interessa se está vivo!!! A estética visual e a Imagem é que contam! Faz-se de conta que tudo vai bem, contudo quando chega a época das vindímas, algo não está certo!!! Aquela Vinha não dá fruto e ninguém percebe porquê, porque tudo foi bem camuflado!!!
        Ainda existem muitos Agricultores que continuam a respeitar os ensinamentos dos seus Avós e conhecem a causa do problema!!! Por isso, acredito ainda que o Mundo mudará um dia!!! Espero que não esperemos para a última videira morrer!!!

domingo, 2 de novembro de 2014

Onde Está a Magia do Quidditch?

        Hogwarts e a sua equipa de Quidditch, tem vivido enormes transformações nos últimos meses. Parece que, infelizmente, nem o Quidditch se safou ao Sistema!!! Há cerca de três anos a Magia estava em cada movimento do jogo, a equipa apoiava-se, ajudando sempre os que tinham mais dificuldades a ir mais além... Perdiam quase todos os jogos, mas esta energia colaborativa do grupo, dava o ânimo suficiente para evoluir!!! Harry Potter chegou um pouco mais tarde, mas a sua determinação e os valores do trabalho, respeito e da verdade, levou-o a figurar entre os melhores!!! A equipa evoluiu muito, conseguindo grandes resultados, contra grandes equipas no final da temporada passada! Havia uma dupla de treinadores por detrás de toda esta magia, incutindo todos estes valores a cada membro.
        Aos poucos, alguns jogadores da equipa começaram a cultivar toda a antítese dos valores do trabalho, da verdade e do respeito. O não trabalho/dedicação nos treinos e a falta aos mesmos, parecia dar-lhes o direito de jogar sempre. Entravam no âmbito da falta de respeito e da falta de verdade, tentando afetar Harry Potter e todos os jogadores que "davam o litro"! Diziam-lhes... "tu não jogas nada... és muito fraquinho... não percebes nada disto", conseguindo Harry continuar na mesma linha, sem lhes retorquir e continuando a respeitá-los como pessoas e colegas, embora muito triste por ver o balneário da equipa a desmoronar-se de jogo para jogo. Jogadores cujos pais ensinam os valores mais nobres da humanidade, acabavam por ser contaminados por sentimentos de inveja e começavam a entrar na mesma onda... não se concentrando no seu trabalho para evoluir, mas sim no tentar derrubar todo aquele que trabalha, para ocupar o seu lugar!!!
        Alguns pais influentes em Hogwarts, que não acompanhavam os treinos semanais e não conheciam a falta de atitude dos filhos, reclamaram com a direção do clube e, a poucos dias antes de começar a presente temporada, sem qualquer explicação, os treinadores foram afastados, como se fosse este a origem do problema(desrespeito pelo princípio da verdade)!!! Harry Potter continua a dar o litro, ajudando a equipa, desde o repôr do Quaffle em jogo e correr o campo todo, tanto a defender como a atacar, parecendo que a sua "Nimbus 2000" nunca perde energia!!! O mais curioso é que alguns dos jogadores da equipa que muito pediram aos pais para mudar de treinador, continuam com a mesma atitude, aplicando-se pouco e fazendo o trabalho de afetar mentalmente Harry Potter e todos aqueles que dão o seu melhor pela equipa (continuando a insinuar que não jogam nada)... Talvez por obra do Sistema, conseguiram lugar de destaque na equipa... Alguns jogadores que haviam evoluído imenso começam a desaparecer... 
        Harry Potter continuará na sua "Nimbus 2000" a dar o melhor pela equipa, quer nos treinos, quer em jogo, respeitando cada colega de equipa enquanto pessoa, mesmo aqueles que o querem ver caído!!! Respeitará o seu treinador e o trabalho/estratégia delineada para a equipa. Lutará a posse de cada Quaffle, cada Bludger e continuará a ser aquele seeker que conseguirá apanhar a Golden Snitch, dando muitos pontos à Equipa de Hogwarts!!! Trabalho, Verdade e Respeito, serão sempre os segredos do sucesso de Harry  e da sua equipa!!! Se os perdermos, a Magia fugirá definitivamente do Quidditch de Hogwarts!!!