quarta-feira, 21 de março de 2012

Português Herói da Independência dos Estados Unidos da América

       "Heróis do Mar, nobre povo"... São assim os portugueses, sempre o foram e sempre o serão. Infelizmente, os poderes político e económico do país, tudo têm feito para apequenar este heroísmo. Muitos têm de emigrar para demonstrar essa heroicidade, pois dentro de portas é-lhes proibido sonhar e viver!!!
       Já lá vai o tempo em que todos tinham a oportunidade de ser heróis, neste pedacinho da península Ibérica ou em qualquer parte do Mundo. Todo o português que emigra e passa a trabalhar no estrangeiro, é reconhecido como um dos povos mais trabalhadores e produtivos a nível mundial. Posso-o testemunhar através da comunidade portuguesa residente nos Estados Unidos. Durante séculos, a emigração para este país, foi encarada como uma forma de sobrevivência. De repente, o que seria uma estratégia de sobrevivência, passou a ser uma comunidade de "Self-Made Men", que muito contribuiu para o desenvolvimento e o enriquecimento daquele país. Por isso é conhecido como o país das oportunidades. Mais trabalho implica mais rendimento. Mais rendimento implica mais motivação...
        Em Portugal tudo segue uma lógica diferente... É tão triste ao ponto a que chegou este nosso país de heróis... É tão triste o que os nossos sucessivos governantes fizeram ao seu povo...
       Hoje dou a conhecer mais um herói que pouco é falado cá por estas bandas, e que muito contribuiu para a génese dos Estados Unidos da América. Se George Washinton foi importante para a formação desta nação, não menos importante foi Pedro Francisco, natural da Ilha Terceira, Açores. Participou em 5 batalhas e foi ferido seis vezes, escapando à morte duas vezes. Era conhecido como o "Hércules da Revolução". O dia 15 de Março foi instituído como feriado em vários estados, em honra de mais este grande Homem português. Na costa Leste dos Estados Unidos, vários monumentos foram edificados, para que nunca fosse esquecido.
       George Washington um dia disse, sobre Pedro Francisco: "Sem ele teríamos perdido duas batalhas cruciais, provavelmente a guerra e, com ela, a nossa liberdade. Ele era verdadeiramente um Exército de um Homem Só."


 

3 comentários:

  1. Sandra Medeiros21 março, 2012

    Estamos por todo o lado!!! somos mais que os chineses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heróis açorianos... Qual o açoriano que não o é?

      Excluir
  2. Olha aprendi uma coisa nova hoje. Pois nunca tinha ouvido falar neste heroi açoriano. Gostei!!!

    ResponderExcluir