Hoje termino uma série de cinco textos de índios americanos que nos ensinam a encarar a vida, a partir do que vem do coração e em comunhão com toda a natureza. São das leituras mais puras que leio, e o que mais admiro é que, independentemente da tribo ou da origem da mesma, existe uma coerência total entre aquilo em que acreditam e as suas ações ao longo da sua história... Tudo sem livros, sem leis escritas em papel... No nosso mundo dito civilizado, dificilmente encontramos duas pessoas, mesmos que vizinhos ou familiares que comunguem de tamanha coerência. Leis e mais leis... e num tribunal podem estar dois advogados a defender interpretações diferentes da mesma lei... Religiões e mais religiões, e poderão estar dois vizinhos de costas voltadas ... porque vêem um mesmo Deus de formas diferentes...
Tudo se resume à Nossa Essência, a essência Humana, pois tudo lá está escrito, algures no miocárdio!
Este último texto é extraordinário, pelo que representa para mim e pelas memórias que me desperta sobre as muitas conversas que meu pai teve comigo ao longo da minha infância e juventude. Ensinou-me que na vida tudo vai, mas tudo volta. Se hoje estamos bem da vida, nunca desprezar os que não estão e devemos dar-lhes a mão. Mais cedo ou mais tarde, se não formos nós a passar por dificuldades, um dos nossos descendentes (a nossa eternidade) passarão por elas. Tudo é um círculo... A vida é um círculo... provado pela lei de Lavoisier: "Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Tem tudo a ver com o número de sóis que nascem e que se põem ... O relógio não para...
"Certamente já repararam que todas as coisas feitas por um índio são em forma de círculo.
Os nossos tipis eram redondos como os ninhos dos pássaros e sempre dispostos em círculo. Assim era feito porque o poder do Universo age segundo círculos e todas as coisas tendem a ser redondas. Nos tempos antigos, quando éramos um povo forte e feliz, todo o nosso poder vinha do círculo sagrado da nação, e de tal forma que ele não foi quebrado.
Tudo o que constitui o poder do Universo faz-se num círculo. o céu é redondo e também já ouvi dizer que a terra é redonda como uma bala e todas as estrelas também o são. Os pássaros fazem o seu ninho em círculo porque têm a mesma religião que nós. O sol eleva-se e põe-se num círculo, a lua faz o mesmo, e ambos são redondos.
Mesmo as estações formam um grande círculo nas suas mudanças e voltam sempre aonde estavam. A vida do homem também se faz em círculo, desde a infância até à infância, e assim é para todas as coisas onde a energia se move."
"A primeira Paz é a mais importante. É a que vem dentro das almas das pessoas quando estas se apercebem do seu relacionamento, da sua unidade com o universo e todos os seus poderes. É quando elas se apercebem que no centro do universo habita o Grande Espírito, e que este centro está realmente em toda parte... está dentro de cada um de nós. "
Hehaka Sapa (Black Elk), índio Oglala
Nenhum comentário:
Postar um comentário