quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Inveja

        De acordo com a "Wikipédia":
        "Inveja ou invídia[1][2] é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser) e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor.
        A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver". Com o tempo essa definição foi perdendo o sentido e começado a ser usado ao lado da palavra cobiça, que culminou, então, no sentido que temos hoje." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Inveja)

        Que sentimento cruel da condição humana! Corrosivo para a alma... corrosivo para a obra! Neste Mundo há pessoas que vivem "olhando em frente", lutando por se superar, tentando mudar "o bocado de mundo que está à sua guarda" (Idália Sá chaves). Cada passo é dado, com a convicção de que o próximo também o dá! Vêem nos seus sucessos o sucesso dos outros! Outros passam a vida a olhar para o lado, não se superando a si, mas tentando superar o próximo (se possível tirando-o do caminho e apagando registos de sucesso). É como se vivessem à sombra de alguém... Desejam ter o que o outro tem... desejam ser o que o outro é ... e muitas vezes ... desejam tanto não deixar a luz interior do próximo brilhar (ofuscando-a sempre que possível) ... Tentam disfarçar, chegando a dizer que são amigos, mas os gestos diários, aquele olhar desviado e aquele coração que irradia o gelo de algo que não é genuíno: denunciam-no. Sente-se no ar... Lidam muito mal com o sucesso dos outros... Vêem no sucesso dos outros os seus insucessos! Ou, disfarçadamente, procuram com o sucesso dos outros ... conquistar aquela "coroa de louros"... Não percebem que a cada elemento do grupo, pertence uma folha dessa coroa!
        Ao longo das nossas vidas, confrontamo-nos com casos desses. Ora um dia o sucesso de alguém irradia alguma luz que faz brilhar quem sofre deste sentimento e dizem-se amigos, ora vem aquele dia em que a luz desse alguém não lhes toca ("invedere" - porque a inveja não deixa ver) e ficam amuados! Num grupo (todos os seres humanos que vivem na Terra) ganham com o brilho do próximo e só assim, cooperativamente, é possível construir um Mundo melhor! Vamos todos nos superar! Vamos todos brilhar! Não deixemos o nosso coração refém da INVEJA!

P.S. Encaremos a INVEJA como (IN - Interior; VEJA - Olhar): OLHAR PARA O SEU INTERIOR (e descobrir as coisas boas que existem no seu coração).

Nenhum comentário:

Postar um comentário