"A "perfeição" e o mistério do Universo sempre me fascinaram. De repente, recordo-me da minha infância e adolescência. Recordo-me de estar ao lado do meu pai, durante uma noite de Setembro, à beira mar, na localidade dos Arcos, freguesia de Santa Luzia, Ilha do Pico, Açores. Sobre as escarpas do “lajido” basáltico (rocha nua e escura resultante da solidificação de lava), empunhávamos, cada um, uma cana de bambu com cerca de Nunca fui muito supersticioso, mas recordo-me de uma noite ver uma “estrela cadente”. Desejei “trancar” (acto de ferrar o peixe no anzol) um grande mero (o peixe que todos procuram ao fazer esta pesca). Enquanto meditava a olhar as estrelas, a cana saltou-se-me das mãos, batendo com toda a força em cima da rocha basáltica. Nunca larguei o fio! Gritei por ajuda ao meu pai: “É um mero!”. Conseguimos puxá-lo até às rochas! Com um “foco”, víamos lá em baixo (escarpa de 12 metros ) o mero de boca aberta. No entanto a rebentação das ondas era muito forte. Não dava para descer! O peso do mero (para mais de 20Kg) não dava para puxar, sem descermos. Num ápice, uma onda restitui ao mar aquele lindo peixe. Depois pensei … formulei mal o desejo. Devia ter desejado “apanhar um mero” e não “trancar um mero”.
“Pescar de noite” era um momento de meditação. Ao olhar para o céu, para o Universo, iniciava a viagem para dentro de mim. Aprendi com meu pai a olhar o céu. Aprendi qual era a estrela do Norte. Aprendi onde estavam as ursas Maior e Menor. Aprendi como a lua provocava as marés! Aprendi a olhar para dentro de mim! Obrigado, Pai!"
in "Base 10 - Viagem pela Educação" (Livro nunca publicado) de Rui Rosa
Obrigada Rui , o que transmites é encantador! Foi graças a TI que conheci tamanho PaRaÍso ;D Beijão <B
ResponderExcluirFelicidade Mestre
Nice story,Rui.
ResponderExcluirIlídio Freitas
Olá Rui. Parabéns!!!!! Amei... uns mais cedo, outros mais tarde mas parece que a necessidade de fazer a caminhada até ao nosso interior é sem duvida importante. Tb a tenho feito e na verdade passei a olhar "pras" coisas de uma forma mais bonita. Obrigada pela partilha...simplesmente linda e cheia daquilo q o nosso mundo hoje precisa - amor. Parabéns.
ResponderExcluirElisabete Garcia Ávila
Grande Rui este post está fantástico!!
ResponderExcluirAbraço
Olá Rui,
ResponderExcluirHá quanto tempo... fazes muita falta na nossa Escola. Abraço.
Mesmo lindo Rui! Com os teus textos mostras a todos os valores ensinados pelos teus pais, valores esses que são um verdadeiro tesouro, e tesouro esse, que devia existir em todas as famílias. Muito me orgulho de fazer parte da tua! Beijos
ResponderExcluirObrigado tia... nunca se esqueça que sou eu que nasci depois e vim fazer parte da sua família. Os valores estão na raiz da família. Tenho os melhores Pais do Mundo que souberam e sabem muito bem manter vivos esses valores! Abraço
ResponderExcluir