sábado, 29 de março de 2014

Urgente!!! Precisamos de Líderes!!!


       "Para os homens, ter um guia é tão fundamental como comer, beber e dormir." (Charles de Gaulle).
        Há muito que Portugal perdeu o seu rumo. Nos últimos anos, todos os nossos Comandantes, navegaram sem olhar o horizonte, sem conhecer os astros, sem conhecer os principais instrumentos de navegação... Navegam olhando para o seu umbigo e quando a nau está prestes a encalhar, a afundar ou a ser albarroada, são os primeiros a abandoná-la (quando as regras e o bom senso dizem que devem ser sempre os últimos, e lutarem até ao fim por cada um dos seus tripulantes)! Exigem sacrifícios, sem passar por eles, sem dar o exemplo... Não abdicam de luxos, nem de atribuir ordenados chorudos a gestores públicos e a gestores de empresas público-privadas, onde os lucros são divididos entre estes e os prejuízos divididos pelo povo quando há gestão danosa! Os banqueiros têm ordenados multimilionários e acumulam riqueza e quando os bancos estão em apuros, devido a este enriquecimento (dito lícito) e outras trafulhices de má gestão, o Povo é chamado para tapar buracos financeiros!
        Harry Truman dizia que "a liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer". Os nossos líderes não fazem o que obrigam as pessoas a fazer (e não querem fazer) e muito menos conseguem que as pessoas gostem de fazer aquilo a que são obrigadas a fazer!!! Quando fazemos parte de um grupo, de um país, de uma família... o amor que nos une, leva-nos a fazer sacrifícios para ajudar o próximo, para ajudar o grupo... Esses sacrifícios apenas fazem sentido, quando toda a Família e em especial os seus líderes (tem de haver sempre um líder) são os que dão o exemplo em primeiro lugar... O sabor da vitória do grupo, após o sacrifício de todos, é algo extraordinário da condição humana. Vejamos o Papa Francisco... Vejamos Nelson Mandela... Começaram por abdicar de muitos dos seus luxos... Lideram ou lideraram pelo exemplo... A liderança deverá entrar no coração de cada um e nunca deverá ser sentida na pele!
        Os nosso líderes não amam, nem têm amado o seu povo... Não amam as suas gentes... Fazem parte de uma grande Grupo que alguns apelidam de "Piratas", que saqueiam os cofres do Estado, de uma forma completamente lícita e descarada, pois enquanto comandaram ou comandam a nau, prepararam e aprovaram leis para tal! Se for ilícito... existem casos que prescrevem, existem contas em "off-shores" a engordar e mil e um esquemas que este Grupo muito bem esconde. O poder vai rodando entre os elementos desse vasto Grupo, havendo aqueles, que disfarçadamente (sem nunca entrar na nau) comandam à distância... todo este saque! Manipulam-se números, faz-se estatística eliminando dados, utilizando a Matemática para anestesiar e enganar o povo durante o saque. As pessoas já não contam... O que sentem, como vivem... o País real não interessa... Quando não existe correspondência entre o que vai na alma e no coração de um povo e os dados estatísticos e a Matemática... é porque houve omissão ou manipulação errada desses dados! Utilizar a Matemática como instrumento de manipulação de massas deveria ser crime!
        Qualquer Economia funciona com a "circulação do dinheiro"! O dinheiro daqueles que trabalham e produzem, não desaparece para outra Galáxia... Apenas passa das suas mãos, para as mãos do Grupo de "Piratas"! Tudo tão silencioso! E já não volta... Deixando de circular... Pondo em risco toda a Economia!!!
        Há dias alguém dizia... "São todos uns mamões..." Fui ao dicionário ver o significado de "mamão" e de "mamar". "Mamão- que mama muito e frequentemente; 1 Botânica: rebento que rouba o suco à planta; 2 Zoologia: animal que ainda mama; 3 Zoologia: bezerro ou burro de um ano." "Mamar- I sugar (o leite da mãe); 2 Aprender na Infância; 3 Apanhar, Obter; 4 Extorquir, enganar; 5 Consumir, Engolir; alimentar-se com leite sugado da mamã". Sendo a Mãe o nosso País... tudo faz sentido... Esquecendo que cada Português é um dos seus filhos, estes "filhos da Mãe", não deixam para os seus irmãos (o povo... as pessoas... aqueles que sabem o quanto custa a vida...), qualquer gota de leite, obrigando muitos a procurar Mãe adoptiva (outro País)!!! Conseguirão os nossos líderes ir além de tal instinto/ação primária da condição humana, que é Mamar? Será Verdade que estamos perante "mamões" compulsivos... que desconhecem o valor da dádiva e da partilha!!! "Nada parece verdadeiro que não possa parecer falso" (Montaigne).


P.S. Todos os dias somos bombardeados pela comunicação social com notícias que parecem comprovar uma triste realidade... ficam aqui algumas dessas notícias...

http://www.dn.pt/especiais/interior.aspx?content_id=3054648&especial=Revistas%20de%20Imprensa&seccao=TV%20e%20MEDIA

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/ex-ministros-em-lugares-dourados-190904877

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/diferencas-entre-os-muito-ricos-e-muito-pobres-continuou-a-subir-em-portugal-1629573

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/salario-milionarios-no-novo-banco-publico


Nenhum comentário:

Postar um comentário