terça-feira, 1 de julho de 2025

Vida Eterna - O Mistério que a Ciência Não Desvendou

Golfinho "Naomi" - Zoomarine 29 Jun 2025
        Sou professor de Matemática e de Ciências Naturais. Cada aula que leciono procuro atribuir ferramentas aos meus alunos, para que cada um busque respostas para os fenómenos que a Mãe Natureza nos brinda diariamente e procure compreender o mundo físico onde vivemos. Desde pequenino a Ciência sempre me fascinou pelas respostas que me deu. 

   Cresci na Ilha do Pico, Açores. Sou daqueles cuja alma é maioritariamanete Mar, pois numa ilha açoriana existem aqueles que têm alma de Mar e os que têm alma de Basalto (Terra). Ambas as almas, apesar de terem percentagens diferentes destas duas essências, são conhecidas pela sua tranquilidade: de um Mar calmo e sereno e de uma Terra calma e tranquila. Contudo, existem momentos de tempestade no Mar e sismos/vulcões que nos fazem estremecer, havendo uma força interior que nos move a ultrapassar esses momentos difíceis e valorizar os tempos de serenidade. É assim a alma açoriana, moldada pela Mãe Terra e pelo Pai Oceano. A Ciência ajudou-me a crescer e a conhecer a minha Alma. Porque a maré enche? Porque o Mar é salgado? Porque o Mar é azul? Porque um caranguejo fidalgo deixa o seu revestimento atrás? Porque um mero se procura entocar quando é trancado no anzol? Porque se formam as ondas, em especial as da minha alma, e como as posso controlar/evitar/contornar enquanto navego?... Foram milhentas as respostas que a Ciência me deu para compreender o meu Mar! Na verdade, grande parte dessa Ciência foi me ensinada pelos meus Pais, que carregam consigo uma Vida de experiências e uma herança/testemunho de experiências vividas pelos meus antepassados. A Escola e os estudos ajudaram-me a confirmar cientificamente tudo o que aprendi ao viver o Mar e a Vida com os meus pais e avós.

        Os meus queridos pais deram-me as ferramentas necessárias para poder conhecer, através da Ciência, o meu Mar. Para além dessas ferramentas, felizmente, a minha Família (ao longo de gerações), ensinaram-me a contemplar os mistérios. Fui e vou aprendendo que há coisas que não se explicam, sentem-se! Fisicamente falando, um Mistério na Ilha do Pico, é um local onde as escoadas lávicas dos vulcões da montanha passaram após a Ilha ser habitada pelos humanos. É exemplo disso o Mistério de Santa Luzia, a escoada lávica de 1 de fevereiro de 1718 que passou entre as freguesias de Santa Luzia e Bandeiras, devorando pastos, culturas, casas... Contudo, são vários os testemunhos de bens humanos que não foram devorados, como a capela de Nossa Senhora dos Milagres no lugar do Cachorro (mesmo junto ao aeroporto). Porque as construções à volta foram totalmente dizimadas e a capela não? Porque uma pastagem no mato onde estava um boi que seria utilizado numa promessa do Espírito Santo foi poupada e as restantes pastagens e animais consumidos pela lava? Porque a lava escorreu naquela faixa da ilha? Muitas são as perguntas que a Ciência poderia explicar, mas muitas continuam a ser um mistério! Assim, também na nossa Vida, todos guardamos os nossos mistérios, para os quais a Ciência não tem explicação, como por exemplo alguns que apontei num post a 17 de Dezembro 2011 "Memória Genética - Ninguém Morre".

        Cada segundo que acrescentamos à nossa Vida é uma aprendizagem. Enquanto professor (desde 1990) aquilo que aprendi e aprendo com os milhares de alunos com quem tive a sorte de trabalhar é exponencialmente muito maior do que o pouco que tive a oportunidade de ensinar. Aprendi tanto com todos os alunos! Hoje destaco a Marta pois, até este momento, é o Ser Humano que mais me ensinou por todas as Escolas por onde passei, incluindo a Escola da Vida! Para conhecer um pouco da Marta poderão ler o post de 25 de dezembro de 2021 (https://serounaoserverdade.blogspot.com/2021/12/neste-natal-mergulho-no-mar-de-marta-e.html). 

        Marta foi, em Setembro de 2021, uma das alunas fundadoras do Clube do Mar/Escola Azul da EB 2,3 de Marinhais. Tornou-se Embaixadora Escola Azul em Setembro 2022. Descobriu no Pai Oceano a força para enfrentar a sua doença oncológica e a grande viagem do seu irmão em 2023, com a mesma doença. Aprendeu a arte do mergulho em apneia com máscara e snorkel, apenas numa sessão de treinos em piscina coberta, num esforço sobre-humano para ultrapassar as suas limitações físicas inerentes à doença (1ª Sessão de Mergulho da Marta - 24 Nov. 2021). Era o início da preparação para os mergulhos da nossa "Expedição em Família aos Açores" que se realizou em final de junho e início de julho de 2022. O seu internamento no Hospital em Pamplona (Espanha) não correu bem, ficando mais um dos seus sonhos adiados. Viajou connosco nesta expedição. Não sendo de uma forma física, sentimos a Marta em cada atividade e em cada mergulho realizado.

        No ano letivo 2022/2023 enfrentou mais umas das suas grande batalhas, com os seus queridos pais, dois seres Humanos Gigantes que também fazem parte das nossas vidas. Com toda a resiliência, ultrapassou uma série de complicações físicas resultantes da doença. Viu o seu único irmão (mais novo) enfrentar o surgir de um novo tumor nos pulmões. O Tomás, não conseguiu recuperar e fez a sua grande viagem em Maio de 2023. No nosso Clube do Mar houve a intenção de cancelar todas as nossas atividades, mas seria a última coisa que a Marta quereria que acontecesse! 3 dias depois, Marta acompanhou o Clube do Mar (alunos, pais e professores), na Expedição em Família a Alpertuche-Arrábida (Marta - Expedição em Família à Arrábida). Ninguém, a começar pelos seus pais, conseguiam perceber a coragem da nossa Embaixadora do Mar! Após um mergulho no Mar, digitalizou no telemóvel uma mensagem aos seus pais: "Estou Feliz!".

        No dia 6 de junho de 2023, o Clube do Mar, em conjunto com responsáveis pelo Zoomarine (de onde destaco a Margarida, o treinador Vítor e a Filipa), organizaram uma viagem para a Marta visitar, interagir e nadar com o seu animal preferido - o golfinho. A receber-nos, estava outro Ser Humano Gigante (Filipa) que, com a sua equipa fantástica do Dolphin Emotions, proporcionaram um momento de magia que se tornou eterno nos corações de quem assistiu (Marta no Dolphin Emotions).

         Ninguém compreendia onde a Marta ia buscar forças para continuar a ser uma aluna excelente e a participar em todas as atividades do Clube do Mar. Nestas últimas duas atividades do Clube do Mar, através do seu olhar que esboçava um sorriso, foi nos ensinando que a grande viagem do seu irmão nunca fora uma perda. Sentia a sua presença em cada animal, em cada ser e até mesmo num simples cristal. O seu irmão estava bem presente em todas as manifestações da Mãe Natureza e do Pai Oceano. Sair de casa e sentir o irmão era o segredo para continuar em frente!

        Aquando da visita ao Zoomarine e enquanto visitava o borboletário, ficou fascinada com cada borboleta que via. Conseguia abraçar fortemente cada uma delas, com o seu emocionante olhar. Filmou-as... Fotografou-as... Sentiu-as... Via a borboleta como o melhor exemplo de ser vivo para sentir a presença do seu irmão! As metamorfoses de uma borboleta são um dos mais nobres exemplos da Lei de Lavoisier: "Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Aqui começa uma das grandes lições que aprendi com a Marta. Como grande cientista que é, ensinou-nos, através da Lei de Lavoisier que a morte não existe. Aquela borboleta que pode durar meia dúzia de dias, colocará os seus ovos, desaparecendo fisicamente. Os ovos eclodirão e darão origem a larvas que um dia se fecharão num "sarcófago" (pupa ou casulo). Lá de dentro, a crisálida dará origem a uma linda borboleta!

        Marta ensinou-nos que, tal como nas borboletas, a Vida é um sopro... mas que Ela se manifesta fisicamente de muitas formas, tal como as metamorfoses de uma borboleta!

        No final do mês seguinte (Junho de 2023) o seu adorado Clube do Mar, tinha programada a "Expedição em Família à Ilha da Madeira". Heroicamente, fez todas as atividades dos seus colegas realizadas nesta viagem e conseguiu encorajar os seus queridos pais a realizarem-na com ela (Grupo 2 - Expedição em Família à Ilha da Madeira). No dia 2 de Julho de 2023, numa das paragens da caminhada pela "Levada das 25 Fontes", houve um pai que pediu uma salva de palmas como agradecimento a todos os filhos (alunos do Clube do Mar) que permitiram aquele momento e aquela Expedição em Família. Quando o Pai de Marta começou a bater palmas, com a Marta ao seu lado, uma borboleta pousou-lhe no ombro. Quando pararam as palmas, aquela linda borboleta partiu entre os sons da água das cascatas e os cânticos dos pássaros. Se já sentíamos a presença do Tomás, irmão da Marta, aquele momento foi mágico! Coincidência ou não, naquela semana na Ilha da Madeira, nenhuma outra borboleta teve aquele comportamento e possivelmente em toda a vida do Pai de Marta.

       No dia 12 de Outubro de 2023, o Clube do Mar organizou mais um mergulho para a Marta no Parque Marinho Professor Luiz Saldanha. O Pai acompanhou a Marta nesta viagem até à Arrábida em conjunto com a sua querida Diretora de Turma, Professora Fátima Cota. Foi mais um momento mágico que poderão testemunhar em https://escolaazulmarinhais.blogspot.com/2023/10/marta-leal-embaixadora-escola-azul-da.html.

      Marta continuou a frequentar o seu querido Clube do Mar. O início de 2024 transformou-se num ano particularmente difícil para Marta. A doença não dava tréguas e após algumas cirurgias, não conseguiu recuperar a tempo de participar na "Expedição em Famílias às Berlengas", que se realizou no final de Junho desse ano. Mais uma vez, como era forte vontade e intenção da nossa Embaixadora do Mar, continuamos com a realização de todas as atividades programadas pelo Clube do Mar. Não podendo estar fisicamente entre nós, com todos os ensinamentos que a Marta nos dava, sentíamos a sua presença entre nós... o seu sorriso em cada manifestação da Natureza. Durante o Verão de 2024, a recuperar das difíceis cirurgias feitas aos seus pulmões e com sessões de quimioterapia, o Clube do Mar trouxe um pouco de Mar para a Marta cuidar em casa. Marta é apaixonada pela aquariofilia. Para além do lindo aquário que tem, o Clube do Mar, montou-lhe um pequeno aquário de água salgada em casa, com anémonas da Praia do Magoito (Praia onde ela e o irmão são muito felizes). Batizou-as com nome e cuidou delas todo o Verão. Com muita dificuldade, sempre que conseguia, assistia às aulas (a maioria online)... No final de Janeiro de 2025, Marta iniciou a sua Grande Viagem!

        Para o final do ano letivo 2024/2025 (final de Junho de 2025), o Clube do Mar programara mais uma "Expedição em Família", desta vez ao Algarve. Até lá continuámos a viver com os ensinamentos de Marta. Sendo racionalmente difícil para nós Seres Humanos compreendermos esses ensinamentos, a verdade é que emocionalmente sempre sentimos a presença de Marta. Com esses ensinamentos, Marta, conseguiu encorajar seus pais para acompanhar a Família "Clube do Mar" na Expedição em Família ao Algarve, realizada do dia 26 ao dia 29 de junho de 2025. Filipa e Margarida, que receberam a Marta no Zoomarine em 2023, após a Grande Viagem do seu irmão, sabendo da nossa Expedição ao Algarve e visita ao Parque onde trabalham, prepararam, um momento reservado com a golfinho "Naomi" e os Pais da Marta, com a presença de Vítor (treinador que recebeu a Marta em Junho de 2023) e a treinadora Helena. Após sentirem e acarinharem aquele ser fantástico ("Naomi"), foi o momento dos fotógrafos do Zoomarine tirarem umas fotos, com o Golfinho, o Vítor, a Sandra, a Filipa, os Pais da Marta, a Diretora de Turma da Marta (Fátima), a Professora Anabela e os Coordenadores do Clube do Mar/Escola Azul (Professores Carla e Rui). No momento da pequena sessão fotográfica, do nada surge uma borboleta branca que pairou sobre nós. Reveladas as fotos pela equipa de fotografia do Zoomarine, aquela graciosa borboleta ficou registada em 3 fotos: duas delas sobre a cabeça da Mãe de Marta e a outra à frente do nariz da Diretora de Turma. Coincidência ou não, sem ser no borboletário do Zoomarine, ao longo daquele dia, não nos cruzámos com qualquer outra borboleta! Aquela estava ali naquelas frações de segundo a fazer parte de dois dos biliões de "frames" das nossas vidas! 


Nota: Publico apenas alguns pixéis das duas fotografias da graciosa borboleta branca a pairar sobre a Mãe de Marta.

        Marta é uma das Maiores Cientistas que conheço! Conhece bem o método científico para explicar o Mundo físico onde vivemos. Consegue explicar fenómenos com que a Mãe Natureza e o Pai Oceano nos brindam diariamente. Com Ela aprendo tudo isso!

        Para além disso... Muito para além disso! Ensina-me a sentir na pele (certas emoções deixa-nos com "pele de galinha") a Lei de Lavoisier como nunca tinha sentido. Ensina-me a sentir o Mistério da Vida como algo que devemos continuar a querer compreender, mas, acima de tudo, como algo que devemos Sentir e Contemplar!

Família Cube do Mar - Zoomarine, 29 de Junho de 2025


Nenhum comentário:

Postar um comentário