Desde o meu primeiro ano de serviço docente (1990) que me fascino pela diversidade de estilos de aprendizagem e de tipos de inteligências de cada um nós Seres Humanos. Todos somos inteligentes, cada um à sua Maneira. Nesse ano, lembro-me de assistir à minha primeira ação de formação "creditada" e logo sobre o Movimento da Escola Moderna (com Sérgio Niza)... Achei espetacular a nova abordagem à prática docente (comparando com aquilo que vivi enquanto aluno e o que era enquanto professor).
Tenho experimentado e vivenciado muitos métodos de ensino, sendo o Ensino Colaborativo (com o apoio de Ted Panitz - EUA) outra das experiências que adorei implementar num Projeto Educativo numa Escola da Ilha da Madeira. Na verdade nunca copio um modelo... Há sempre coisas que me fazem mais ou menos sentido de acordo com o que Sou e Acredito. Aprendo com todos os Modelos e aprendo com todos os meus Colegas. Todos têm algo positivo a me ensinar... Crio o meu próprio modelo, aproveitando o BOM contributo que cada outro modelo ou colega pode dar!!!
Em 1995 passei a incluir Howard Gardner na minha lista de Grandes Mestres e Mentores da Profissão Docente. Foi com ele que mais aprendi sobre o potencial de cada aluno e como explorar a sua inteligência, num Sistema que não respeita minimamente a inteligência individual de cada aluno, rotulando-o muitas vezes com testes padronizados que avaliam por exemplo o QI (um dos maiores imbustes que a sociedade criou) e que baseia a Avaliação do Sistema (Rankings) sobretudo em exames nacionais "One Size Fits All"!
Albert Einstein era considerado "burro" no Sistema Educativo de então, como o seria no Sistema Educativo de hoje (quantos jovens são engavetados no nosso Sistema?)! Assisto estupefacto ao inventar de novas doenças para as nossas crianças!!! Cada Criança, só por ser Criança... muitas vezes já é considerado como "Doente" ou com "Problemas"... "Hiperatividade" é mais uma invenção que se criou para justificar o "enjaulamento" de crianças e a ausência de oportunidades que o Sistema dá para cada criança brincar (sem recurso aos brinquedos virtuais da tecnologia)!!! Já alguém viu um "cabritinho" nos primeiros dias depois de nascer??? Salta, pula, Brinca... Se o amarrarmos o que fará??? Querer alterar as leis da Natureza traz sempre consequências irreparáveis!!! Toda a Criança tem a necessidade de Brincar, como de comer ou respirar (é uma necessidade e não um Direito apenas)! Brincar é deixar livremente cada Criança autodescobrir-se e estruturar-se enquanto pessoa, respeitando a sua Inteligência e seu Coração! Se não brincar fora da sala de aula... Vai ter de compensar na aula!!! Então, inventam-se doenças ou fazem-se diagnósticos (quase sempre por profissionais de que não são da Psicologia) errados e falsos de autismo e outras desordens do foro psicológico!
Albert Einstein era considerado "burro" no Sistema Educativo de então, como o seria no Sistema Educativo de hoje (quantos jovens são engavetados no nosso Sistema?)! Assisto estupefacto ao inventar de novas doenças para as nossas crianças!!! Cada Criança, só por ser Criança... muitas vezes já é considerado como "Doente" ou com "Problemas"... "Hiperatividade" é mais uma invenção que se criou para justificar o "enjaulamento" de crianças e a ausência de oportunidades que o Sistema dá para cada criança brincar (sem recurso aos brinquedos virtuais da tecnologia)!!! Já alguém viu um "cabritinho" nos primeiros dias depois de nascer??? Salta, pula, Brinca... Se o amarrarmos o que fará??? Querer alterar as leis da Natureza traz sempre consequências irreparáveis!!! Toda a Criança tem a necessidade de Brincar, como de comer ou respirar (é uma necessidade e não um Direito apenas)! Brincar é deixar livremente cada Criança autodescobrir-se e estruturar-se enquanto pessoa, respeitando a sua Inteligência e seu Coração! Se não brincar fora da sala de aula... Vai ter de compensar na aula!!! Então, inventam-se doenças ou fazem-se diagnósticos (quase sempre por profissionais de que não são da Psicologia) errados e falsos de autismo e outras desordens do foro psicológico!
No início, ao descobrir Howard Gardner, comecei a aplicar um teste a cada turma para determinar os tipos de inteligência predominantes para basear a minha ação docente em função das inteligências dos alunos de cada turma... Com o "passar dos janeiros", e intuitivamente (sem testes de cruzinhas)... no início de cada ano letivo, passada uma semana a trabalhar e a estimular cada aluno (com muitas solicitações em cada aula), acabava por me aperceber como teria de me adaptar a cada realidade... Hoje ainda o faço...
A predisposição para aprender nos dias que correm, nada tem a ver com o tempo dos nossos pais e avós... No "Tempo da Maria Cachuxa", memorizar a linhas de comboio de Portugal Continental (o que não fazia qualquer sentido para meu Pai que residia nos Açores) ou saber os 4 algoritmos e a tabuada era exponencialmente muito mais fácil por muitos motivos... Muito menos informação processada... A importância da Escola para as Famílias... A Disciplina, a resiliência e a capacidade de trabalho... etc... etc...
Cada década que passa, uma criança de 10/12 anos duplica a informação processada pelo seu cérebro (comparativamente com a década anterior), segundo Augusto Curry... Os currículos passaram a puras aberrações faraónicas, nunca se adequando evolutivamente à Sociedade, à Tecnologia e às necessidades da Humanidade... Apesar de se falar em desenvolver e avaliar competências, continua-se a avaliar saberes e conhecimento não mobilizável... Existem demasiadas "linhas de comboio" para memorizar, quando um mapa está a um "clic" no telemóvel e muitos alunos não o sabem interpretar e utilizar!
Enfim... falar de Educação e dos múltiplos fatores que a condicionam é uma tarefa colossal e daria dias de conversa...
Apesar das múltiplas formas que tenho para encarar cada aula, em função do grupo turma, existe um facto que nunca poderemos descurar. Podemos fazer o Pino... Podemos dar aulas ditas expositivas (atenção que há pessoas que as querem banir, mas elas também se adequam a um dos tipos de inteligência descrita por Gardner)... Podemos proporcionar uma aula na horta ("Horta TVR")... Podemos ensinar Matemática na Oficina Auto ("Oficina TVR")... Podemos ensinar pela dramatização, música ou dança... Mas de muito pouco isto serve, se o aluno não estiver para aí virado, pois compreensivelmente as solicitações exteriores são muito mais apelativas! Então, muito antes de nos armarmos em "modernos" e querer aplicar "modernices" que muita vezes não dominamos nem fazem parte da nossa matriz formativa e pessoal (cópia de modelos), cultural e de um Sistema Educativo Mundial que pouco evoluiu desde a Revolução Industrial... Temos de nos centrar no Coração do aluno e na sua ligação às suas raízes Familiares... Temos de nos agarrar aos valores que os nossos avós muito lutaram para nos deixar! Temos de nos conectar através das nossas Raízes! Tentar podar e cuidar da copa da Árvore, sem antes cuidar e respeitar as nossas Raízes... Jamais a Árvore dará Fruto! Respeitemos a Inteligência de Cada ALUNO, mas antes disso nunca deixemos de respeitar seu CORAÇÃO e suas RAÍZES!
Deixo aqui um exemplo de um Sistema Educativo (o Japonês... reflexo desse Sistema, no Mundial de Futebol da Rússia com o RESPEITO pelos espaços utilizados), onde os alunos continuam enfileirados em sala de aula (tal como outros exemplos mundiais) e o sucesso existe...
... e um vídeo sobre as Inteligência Múltiplas de Gardner...
Se um dia tivermos uma Sociedade e um Sistema Educativo alicerçado nos Verdadeiros Valores Humanos... e Respeitarmos cada Indivíduo como ser Único e Inteligente... Toda a Árvore crescerá em Harmonia!
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