Levar cada criança ou jovem a descobrir onde reside a sua fonte de motivação é uma luta diária... Enquanto professor, pedem-me para motivar os meus alunos... Poderei ser inspiração, jamais serei motivação... Esquecem-se que a motivação conquista-se de dentro para fora e nunca de fora para dentro... De que servirá eu fazer o pino na sala de aula, se aquele aluno nunca conheceu o sabor da vitória resultante do seu suor, trabalho e esforço??? De que me servirá ser sempre afável, se o aluno não conheceu o poder da auto-disciplina para conquistar seus sonhos??? De que servirá facilitar a vida ao aluno, se este nunca se sentiu forte ao erguer-se sozinho quando a vida lhe passou uma rasteira (poder da resiliência)????
Ser educador é ensinar as pessoas a conseguirem se motivar a si próprias. Gerimos acordos e não pessoas. Tentar gerir o comportamento e as emoções dos outros, leva-nos quase sempre a grandes níveis de ansiedade e frustrações. Com base em princípios, em valores humanos... tudo começa a fluir, desde que diariamente se dê sempre o exemplo. Trabalho diariamente com colegas e encarregados de educação que são uma inspiração para as nossas crianças e jovens e bem sabem que "Não podemos mudar os outros. Temos de ser a mudança que desejamos ver neles" (Ganhdi).
Aqui fica uma frase de uma aluna da EB2,3 de Marinhais (desta semana no Facebook) e o vídeo de outros grandes exemplos de pessoas brilhantes que descobriram o seu pedacinho de mundo e a motivação para o transformar. Poderão ter buscado inspiração em alguém, mas a motivação partiu de cada um dos seus corações!
"Mãe, este ano sinto mais feliz, mais segura com a vida. Chego da escola feliz - até tu Mãe notas isso que estou muito mudada. Quero agradecer a todos os professores pela ajuda e confiança que têm me dado. Mãe, também quero te dizer a ti e ao Pai que vos amo muito. Obrigada por tudo Mãe."
Nenhum comentário:
Postar um comentário