Questiono-me muitas vezes se, nós seres humanos, somos mais racionais do que todos os outros animais. A ideia de sermos um ser pensante, "superior" em inteligência, é uma teoria que a prática e a Natureza, diariamente contradizem! Tenho muitas dúvidas... Não teremos tanto de racional como de irracional? O que distingue um casal de cegonhas que constroem seu ninho, cuidam, alimentam, protegem e defendem os seus filhotes até ao primeiro voo, de um casal de humanos que abandona o seu filho recém nascido, num saco, junto de um caixote do lixo? O que distingue um cão que defende e acompanha seu dono até à morte, de um dono que abandona seu fiel companheiro numa mata? O que distingue as abelhas de uma colmeia, que vivem em verdadeira comunidade, polinizando e cuidando da Natureza, de um ser que A destrói diariamente com a sua ganância? O que distingue uma sociedade e um país que não defende os da sua própria espécie, de um grupo de cachalotes que fazem uma formação em círculo e na vertical, para proteger uma das suas crias, dos predadores que a pretendem atacar?
Qualquer animal reage por instintos natos, inscritos no seu ADN. Os animais ditos irracionais, para além de reagirem e viverem dos seus instintos, suas ações parecem provir do coração!!! Nós seres humanos, ditos racionais, para além dos nossos instintos, para além de agirmos por vezes com o coração, temos uma faculdade que neutraliza, as nossas ações puras e naturais, comandadas pelos nossos instintos e pelo nosso Coração: a RAZÃO! É graças a ela que nos autointitulamos de Racionais! Por incrível que pareça e parecendo paradoxal, esta faculdade de raciocinar é que coloca em causa toda a nossa racionalidade! Se privilegiarmos a Razão como forma de vida, nunca seremos racionais!!! Se privilegiarmos agir de acordo com o nosso Coração, a probabilidade de controlarmos muitos dos nossos instintos (temos de viver com eles, pois estão inscritos no nosso ADN) é enorme!!! Se agirmos guiados pelo nosso Coração, a probabilidade de tornar a Razão numa ferramenta ao serviço da Humanidade e da Natureza é infinitamente grande!!!
A expressão "Eu é que tenho Razão", numa birra ou num conflito, é a pior forma de resolvê-los! As nossas experiências de vida, a nossa maneira de sentir, a nossa maneira de amar... são tão diferentes de pessoa para pessoa. Tendemos a julgar os outros com base nestas nossas experiências de vida. Nenhuma experiência torna a minha vida, ou a minha maneira de pensar, mais válida do que a do próximo! Provavelmente, a minha experiência de vida, possa ser um complemento à experiência de vida do próximo (ou vice-versa)! Resolver um conflito priorizando a Razão é a morte de uma relação! Abrir as portas do Coração é a solução para a cooperação! Quem nunca ouviu a expressão "travar-se de razões" que significa "entrar em conflito"?
Religião, Política e Futebol, são três das formas mais cruéis que o Ser Humano encontrou para refugiar o seu egocentrismo... Três formas da irracionalidade humana, sendo mesmo mortíferas quando transformados em fanatismo! O meu Benfica, nunca será melhor do que FCPorto ou do que o Sporting, se não jogar e correr mais do que essas equipas (o árbitro é apenas um juiz e sendo humano, pode falhar)! O meu Deus não é mais importante que o Deus do meu vizinho! Pois, pela essência das diferentes religiões, e pela extrema afinidade de princípios, tudo me leva a crer que o meu Deus é o Deus de todos os outros, e o Deus de todos os outros é o meu Deus! Deixei de ter um Partido, pois para mim, não há ideais de esquerda nem ideais de direita, havendo apenas um ideal - o ideal Humano! Nenhum partido tem mais razão do que outro, enquanto não seguir o exemplo das abelhas obreiras e cooperarem entre si, respeitando a sua Rainha (Povo), única fêmea fértil da colmeia!
Acabo quase sempre por dar a volta ao Mundo, para chegar a uma freguesia vizinha. Acabei por dar uma grande volta para chegar ao cerne da questão de hoje... Até a Matemática não escapa à politiquice aguda e ao fanatismo político!!! Duas grandes fações existem a comandar o Ensino da Matemática em Portugal: A APM (Associação de Professores de Matemática) e o SPM (Sociedade Portuguesa da Matemática) que funcionam como dois partidos políticos rivais! Apesar de não concordar com muitas coisas do "Antigo" "Novo Programa de Matemática para o Ensino Básico" (morreu pouco depois do seu parto http://www.ionline.pt/portugal/ministerio-da-educacao-substitui-programa-matematica-ensino-basico#.UW3SJwSkdeB.email ), e depois dos milhões investidos na sua criação e implementação, perdemos mais uma oportunidade de construir algo em torno de uma fundamentação sólida! O nosso Ministro da Educação (matemático e membro influente da SPM), pessoa que sempre admirei pela sua objetividade, colocou a Razão em primeiro plano, talvez como uma "relação entre duas quantidades"(definição matemática de Razão), neste caso entre APM e SPM, sendo este último o consequente! Não vejo estes dois organismos como quantidades ou números! Vejo-os repletos de pessoas com enormes saberes, experiência e qualidades... Infelizmente, para os nossos filhos, para os nossos alunos e para o nosso país, não colocam as suas qualidades ao serviço do país. Não conseguem colaborar na construção de um projeto comum... preferindo construir edifícios separados, bombardeando e destruindo o trabalho do próximo quando sentadinhos numa cadeirinha do Ministério, que fica lá para os lados da Rua 5 de Outubro! Este é apenas mais um exemplo do fanatismo político que temos vivido!!!
Quando olhamos um novelo de fio de lã, partimos do princípio que esse fio tem duas pontas, estando todo interligado! Infelizmente, Portugal visto de fora, é um novelo, só que quem vive cá dentro, vê apenas um novelo de pontas soltas... Encontramos uma ponta, e com muita fé e esperança, começamos a percorrê-lo, quando de repente nos apercebemos que era apenas uma ponta solta!!! Ficamos perdidos por perder o "fio à meada". Tem sido assim... Tem sido assim que os políticos têm deixado o país, o seu povo, enquanto criam ao lado, o seu próprio novelo de linho, todo interligadinho!!!
Como diria Fernando Pessa: "E esta, hém?!". Não estarei eu a colocar a Razão em primeiro Plano, neste meu post???? Não estarei a entrar em conflito com alguém??? Peço desculpa se não tive o discernimento para o evitar! Amo demais este país, para deixar que mais cortes sejam feitos, no nosso novelo de lã!