sábado, 26 de janeiro de 2013

A Morte da Geometria

        Ao longo da minha curta vida enquanto blogger, tenho escrito sobre a importância do brincar na formação pessoal, social e académica de qualquer indivíduo. Brincar, desde o momento que somos concebidos (sim porque no ventre materno já brincamos e experimentamos imenso o sentido do tato e o sentido quinestésico, para além de outros) é um imperativo da condição humana, sobretudo até à juventude. A maneira como compreendemos o nosso mundo real e a nossa capacidade/habilidade para inovar, produzir e criar, depende imenso da forma como exploramos o nosso mundo tridimensional.
        Desde 1990, primeiro ano que lecionei Matemática, tenho assistido a uma gradual perda de competências dos nossos alunos do ensino básico, ao nível do tema da Geometria. A Geometria sempre foi uma área forte (embora ainda o seja, mas em virtude do "afundanço" de outros temas da Matemática, por inúmeros fatores que já referi neste blog), pois é um tema fácil de conectar com o mundo real dos alunos. Tenho me questionado o porquê desta morte lenta da Geometria? Para além de outros fatores, as grandes suspeitas deste assassinato, são: a falta de tempo, não controlado pelos adultos, para os nossas crianças brincarem; e a dependência das tecnologias nas vivências das nossas crianças.
        O pouco que as crianças brincam e exploram o seu mundo, é quase em exclusivo, através de um mundo bidimensional... Televisão... "M4O"... Playstation... Computador... Telemóvel (ok... as teclas têm relevo 3D, mas até isso desapareceu com o "Touchscreen")... MP3 (deixaram de manusear suportes de música como LPs, cassetes, Cds...). As nossas crianças passaram a viver uma Realidade Virtual ... muito longe do tempo do Tom Sayer... Curioso... parece que o mundo real não chegava e, como se não bastasse, o Homem criou as imagens 3D virtuais, onde estamos à frente de um ecrã com uns óculos, tipo "zombies" com os braços esticados para tentar tocar e apanhar objetos que não existem. O que pensarão os nossos trisavós... se nos estiverem a ver???
       Para nos facilitar a vida em contexto sala de aula, inventaram o quadro interativo... Sem dúvida que é um ótimo instrumento, mas não abusemos. Acreditam que existem programas para explorar os sólidos geométricos no quadro interativo? É tão giro... ver um cubo de diferentes perspetivas no quadro interativo... mas não deixa de ser um objeto bidimensional e virtual. Onde estão os velhinhos sólidos geométricos de madeira? Onde estão os objetos que podem vir de casa?
      Enfim, como se não bastasse esta invasão de tecnologia na vida das nossas crianças, as políticas educativas (e política em geral) em nada têm ajudado... Escola a tempo inteiro para ocupar as criancinhas enquanto os pais trabalham (os que ainda têm trabalho)... Debandada de disciplinas práticas como as expressões plástica, dramática e física, passando para 2º plano e quase sempre trabalhadas apenas nas AECs ("Atividades de Enriquecimento Curricular"... a verdade é que as curriculares empobreceram). Existem alguns iluminados que consideram que mais horas de disciplinas teóricas (com currículos impossíveis de cumprir se quisermos fazer aulas práticas, para além de termos 30 alunos, que não devem ser tratados como "parafusos do mesmo calibre") em detrimento das disciplinas práticas. Este desinvestimento e estas políticas, para além da desvalorização da escola por parte da sociedade, trarão prejuízos incalculáveis ao país. A sorte é que ainda existem famílias conscientes, que se prezam em preservar os valores humanos que a história nos ensinou. Alguém já pensou que não existe melhor forma de uma criança aprender Matemática que não seja através da exploração do seu Mundo Real (a formalização deverá vir muito mais tarde)? Alguém já se questionou como foi possível um péssimo aluno na Escola, se tornar num dos maiores matemáticos e cientistas de sempre: Albert Einstein? Deixo-vos com uma frase deste génio: "Temo o dia em que a tecnologia se sobreponha à humanidade. Então o mundo terá uma geração de idiotas."   Teremos chegado a esse dia?


P.S. Outros posts sobre o brincar:
- http://serounaoserverdade.blogspot.pt/2012/01/deixai-as-criancas-brincar.html
- http://serounaoserverdade.blogspot.pt/2011/10/disciplinas-essenciais.html
- http://serounaoserverdade.blogspot.pt/2012_01_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário