sábado, 26 de janeiro de 2013

A Morte da Geometria

        Ao longo da minha curta vida enquanto blogger, tenho escrito sobre a importância do brincar na formação pessoal, social e académica de qualquer indivíduo. Brincar, desde o momento que somos concebidos (sim porque no ventre materno já brincamos e experimentamos imenso o sentido do tato e o sentido quinestésico, para além de outros) é um imperativo da condição humana, sobretudo até à juventude. A maneira como compreendemos o nosso mundo real e a nossa capacidade/habilidade para inovar, produzir e criar, depende imenso da forma como exploramos o nosso mundo tridimensional.
        Desde 1990, primeiro ano que lecionei Matemática, tenho assistido a uma gradual perda de competências dos nossos alunos do ensino básico, ao nível do tema da Geometria. A Geometria sempre foi uma área forte (embora ainda o seja, mas em virtude do "afundanço" de outros temas da Matemática, por inúmeros fatores que já referi neste blog), pois é um tema fácil de conectar com o mundo real dos alunos. Tenho me questionado o porquê desta morte lenta da Geometria? Para além de outros fatores, as grandes suspeitas deste assassinato, são: a falta de tempo, não controlado pelos adultos, para os nossas crianças brincarem; e a dependência das tecnologias nas vivências das nossas crianças.
        O pouco que as crianças brincam e exploram o seu mundo, é quase em exclusivo, através de um mundo bidimensional... Televisão... "M4O"... Playstation... Computador... Telemóvel (ok... as teclas têm relevo 3D, mas até isso desapareceu com o "Touchscreen")... MP3 (deixaram de manusear suportes de música como LPs, cassetes, Cds...). As nossas crianças passaram a viver uma Realidade Virtual ... muito longe do tempo do Tom Sayer... Curioso... parece que o mundo real não chegava e, como se não bastasse, o Homem criou as imagens 3D virtuais, onde estamos à frente de um ecrã com uns óculos, tipo "zombies" com os braços esticados para tentar tocar e apanhar objetos que não existem. O que pensarão os nossos trisavós... se nos estiverem a ver???
       Para nos facilitar a vida em contexto sala de aula, inventaram o quadro interativo... Sem dúvida que é um ótimo instrumento, mas não abusemos. Acreditam que existem programas para explorar os sólidos geométricos no quadro interativo? É tão giro... ver um cubo de diferentes perspetivas no quadro interativo... mas não deixa de ser um objeto bidimensional e virtual. Onde estão os velhinhos sólidos geométricos de madeira? Onde estão os objetos que podem vir de casa?
      Enfim, como se não bastasse esta invasão de tecnologia na vida das nossas crianças, as políticas educativas (e política em geral) em nada têm ajudado... Escola a tempo inteiro para ocupar as criancinhas enquanto os pais trabalham (os que ainda têm trabalho)... Debandada de disciplinas práticas como as expressões plástica, dramática e física, passando para 2º plano e quase sempre trabalhadas apenas nas AECs ("Atividades de Enriquecimento Curricular"... a verdade é que as curriculares empobreceram). Existem alguns iluminados que consideram que mais horas de disciplinas teóricas (com currículos impossíveis de cumprir se quisermos fazer aulas práticas, para além de termos 30 alunos, que não devem ser tratados como "parafusos do mesmo calibre") em detrimento das disciplinas práticas. Este desinvestimento e estas políticas, para além da desvalorização da escola por parte da sociedade, trarão prejuízos incalculáveis ao país. A sorte é que ainda existem famílias conscientes, que se prezam em preservar os valores humanos que a história nos ensinou. Alguém já pensou que não existe melhor forma de uma criança aprender Matemática que não seja através da exploração do seu Mundo Real (a formalização deverá vir muito mais tarde)? Alguém já se questionou como foi possível um péssimo aluno na Escola, se tornar num dos maiores matemáticos e cientistas de sempre: Albert Einstein? Deixo-vos com uma frase deste génio: "Temo o dia em que a tecnologia se sobreponha à humanidade. Então o mundo terá uma geração de idiotas."   Teremos chegado a esse dia?


P.S. Outros posts sobre o brincar:
- http://serounaoserverdade.blogspot.pt/2012/01/deixai-as-criancas-brincar.html
- http://serounaoserverdade.blogspot.pt/2011/10/disciplinas-essenciais.html
- http://serounaoserverdade.blogspot.pt/2012_01_01_archive.html

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Coerência

   Coerência... Coerência com o passado... Coerência de valores... Coerência entre as nossas palavras e a nossa ação... Coerência com a pessoa que somos, independemente do cantinho de mundo que ocupamos.... Coerência da nossa essência, estejamos em família, no trabalho, na liderança...
         Coerência "ligação entre dois factos ou duas ideias; conexão; lógica"(Dicionário Básico da Língua Portuguesa, Porto Editora)... Coerência com a nossa memória... Coerência com os nossos avós... 
        Surgem-me mil e uma formas de Coerência... Considero-a um dos princípios de vida que a História cunhou como estruturante e que definem um Homem!
        Felizmente, orgulho-me por ter nascido numa família coerente... Felizmente, desde pequenino, aprendi a fazer amizades com base nesse princípio de vida... Felizmente, muitos são os meus amigos... pessoas fantásticas, pela coerência entre o que lhes passa pelo coração, as suas almas e as suas ações diárias. Quando vejo alguém que não é coerente, questiono-me porquê... o porquê de tal incoerência, o porquê de tantas capas a tapar-lhe o coração. O coração está lá... 
        Na última década, tenho visto o princípio da Coerência ser devorado diariamente. O Mundo parece que deixou de ser coerente. O que hoje é, amanhã tem uma forte probabilidade de não o ser. Nada é certo! As regras do jogo da vida são constantemente alteradas por lideranças fracas!  Nunca se trabalhou tanto a imagem... e nunca o cerne e a essência estiveram tão moribundos. Nunca ouvi falar tanto de sustentabilidade ambiental...  e nunca o ser humano destruiu tanto a Natureza. Nunca vi tantas leis e regulamentos... e nunca vi tanta corrupção e crime! Nunca vi tanto controlo de qualidade (ASAE)... e nunca vi tanta miséria e falta de qualidade de produtos! Nunca vi gente a enriquecer tanto... e nunca vi tanta gente a empobrecer! Nunca o mundo viveu com tantos estados democráticos... e nunca o mundo assitiu a tantas desigualdades e repressões camufladas. Nunca vi tanta gente sem qualquer experiência laboral de vida a chegar a topos de chefia (ou a serem líderes)... e nunca vi tanta gente qualificada e com experiência num ofício, desempregada! Nunca vi tantos políticos a apregoar vitórias e êxitos governativos... e nunca vi tantos países a se afundar! Nunca vi...
        Ouço a palavra "romper" demasiadas vezes... Ouço a expressão "esta na hora de mudar"... Assisto a uma sociedade cuja copa e o caule deixam de viver ligados às suas raízes. Deveríamos honrar e respeitar tudo o que os nossos antepassados nos ensinaram. Devíamos honrar e respeitar esse património de valores... Devíamos ser coerentes com esse passado. A própria Natureza ensina-nos o princípio da Coerência! Apenas o ser humano é que tem dificuldade em honrá-lo.
        Sou Rui Rosa... e apesar de conhecer outros Ruis Rosas... faço tudo para manter a minha alma presa ao meu corpo e conseguir deitar-me à noite com a consciência de que o meu corpo, a minha alma e o meu coração estiveram conectados. Penso que isso é identidade! Para além de identidade é uma das minhas prioridades na maneira de estar na vida, implicando por vezes muitos custos. Sou o mesmo Rui Rosa quando estou com as minhas queridas filhas... Sou o mesmo Rui Rosa quando estou com os meus queridos alunos... Sou o mesmo Rui Rosa quando estou com a minha querida esposa... Sou o mesmo Rui Rosa quando estou com os meus queridos amigos... Sou o mesmo Rui Rosa quando estou com os meus pais... Sou eu mesmo... com todos os defeitos e virtudes que me definem!
        O que se passa com muitos líderes e muitos dos "donos" do mundo? Terão o corpo, a alma e o coração conectados? No final de cada dia como estarão as suas consciências? Estarão a honrar os valores ensinados pelos seus avós? Poderá um líder ter uma página do Facebook a dizer que tem consciência das dificuldades por que passam os portugueses, pedindo desculpa... e depois encomendar estudos e relatórios aos seus credores para justificar as suas ações socialmente "assassinas". Poderá um líder viver de consciência tranquila ao colocar os melhores manjares à mesa dos seus filhos biológicos... e depois vir pedir desculpa por retirar o pão aos filhos que o elegeram? Poderá um líder viver de consciência tranquila quando faz promessas eleitorais (quando todos já conheciam a verdadeira situação do país) e depois tem ações completamente antagónicas? Viverá um líder de consciência tranquila quando diz que a barcaça está a deixar a tempestade quando sabe que o furacão está bem próximo da proa? Viverá um líder de consciência tranquila, quando jurou perante os portugueses defender e respeitar a Constituição, quando quase todos os seus princípios são violados diariamente? E os nossos deputados???? Viverão de consciência tranquila???? Viverão os nossos deputados (seja lá qual for a cor política), de consciência tranquila, ao ter de votar contra os seus princípios e valores só porque têm de respeitar a disciplina partidária? Viverão em paz consigo mesmos quando tantos sacrifícios são pedidos aos portugueses, como por exemplo a extorsão dos subsídios de Férias e de Natal e na casa Mãe da Democracia há quem os receba e nunca os deixou de receber? Viverão de consciência tranquila com um Orçamento Anual a ultrapassar os 140 milhões de euros para um ano de funcionamento da Assembleia da República (atenção que se refere a 2013, ano que foram anunciados muitos cortes para o Orçamento da AR). Deixo-vos o link para o Orçamento da AR para 2013... um pequeno exemplo do Mundo incoerente em que vivemos - Orçamento AR 2013 .
        Como diria o Mister Scolari: "E o Burro sou eu!?"... e por falar de coerência, termino com mais uma frase deste autor: "Pimbolim é matraquilho"!