segunda-feira, 31 de outubro de 2011

"Pão por Deus"

Esperávamos ansiosos pelo dia de todos os santos (1 de novembro). Percorríamos as casas da freguesia de Santa Luzia (Pico, Açores). Um punhado de amigos, com um saquinho para pedir o "Pão por Deus"... uma tradição ancestral e nossa. Davam-nos nozes, castanhas, bolos e com o passar dos anos passaram a moedinhas e doces. Recordavam-se os tempos em que as crianças passavam fome e, pelo menos neste dia, consolavam o estômago... e era uma forma de agradecer a dádiva e o esforço que os nossos pais faziam diariamente para nos alimentar. Um eterno obrigado aos meus pais por tudo o que me deram, de onde destaco o amor!
Mas, "Será Verdade" que substituimos a nossa tradição pelo Halloween e o "Trick or Treat"? "Será Verdade" que nas escolas apenas comemoramos o que não é nosso? "Será Verdade" que numa época de fome, milhares de abóboras são atiradas para o lixo, após serem deformadas para imitarem monstros ou bruxas com velas no interior!!!
Não podemos apagar da História a nossa memória cultural, tentando substituí-la pelas memórias de outros países. Verdade ou não, a tradição do "Pão por Deus" deixou raízes...que brotarão rapidamente novos rebentos, com o exponencial empobrecimento das nossas famílias (as que não são responsáveis pela crise). As dificuldades e a fome que os meus antepassados passaram poderão não estar longe. Será que o "Pão por Deus" passará a fazer parte do quotidiano dos nossos filhos e netos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário