sexta-feira, 26 de junho de 2020

VIVER A ESCOLA EM TEMPOS DE COVID-19

        Termina hoje mais um Ano Letivo... um ano letivo que ficará para sempre marcado na História. Num dos momentos mais difíceis que a Humanidade teve (e terá) de enfrentar, e sem tempo para nos prepararmos para este colossal desafio, Famílias e seus Filhos abraçaram a Escola. Só assim foi possível conseguirmos ultrapassar este Gigantesco "Cumulonimbus" (a nuvem mais temida dos marinheiros) que se abateu sobre a nossa pequena e frágil barcaça (é nestes momentos que descobrimos o quão pequenos somos neste Mundo e no Universo).
        Neste "Cabo das Tormentas" aprendi a ver o Sol, a Luz, a Esperança... Tive a sorte de, apesar da distância, viver a Escola intensamente, mas com uma saudade enorme de sentir cada sorriso dos meus queridos alunos, pois por mais que queiram recriar o Mundo Real na virtualidade das tecnologias da informação, nunca recriarão um sorriso presencial e a energia que ele transmite! Somos seres sociais e reais... e nunca seres virtuais (embora a Sociedade Moderna incuta uma boa dose de virtualidade que afeta perigosamente o nosso Comportamento Social)! Quem apelidou de "Redes Sociais" as "Redes Virtuais", tinha uma intenção clara de querer fazer crer que assim era (não é este o propósito da chamada "Realidade Virtual" e da "Realidade Aumentada"?)
Não existe "Realidade Virtual". Ou é Real ou é Virtual! E... muito menos existe "Realidade Aumentada", pois não é colocando um dispositivo 3D nos nossos olhinhos que sentiremos mais as coisas (perderemos parte da essência do sentir)! Desprezar o tacto, o sentido cinestésico, o abraço, o contacto... é matar grande parte do SER HUMANO, pois o verdadeiro sentir e Emoções como o AMOR, não são compatíveis sem essa Parte!
        Com o Ensino à Distância, foi em cada Lar que cada Aluno agarrou esse Amor e essa Realidade que o sustenta! Foi em Projetos Escolares (desafiantes e exigentes) que envolveram as Famílias que se fortaleceu esse Amor, ao mesmo tempo que estudavam a Matemática, as Ciências, o Português, o EV, o ET... e por aí fora! Não existe verdadeira aprendizagem sem Emoção... sem Amor... Apenas as que são sustentadas por estas emoções são as que perduram no tempo!
        Enquanto Diretor de Turma e Professor quero, em primeiro lugar, agradecer a todos os Alunos e Famílias que abraçaram a Escola. Depois... quero agradecer a equipa de colegas professores e técnicos que se uniram em torno desta causa de "Ensino à Distância". Quero agradecer ao Agrupamento de Escolas a que faço parte, por ter criado todas as condições para que o o "E@D" chegasse a todos os lares. Quero agradecer ao País pela calma e serenidade que teve para enfrentar a Pandemia!
Apesar de tudo e desejando muito ver o sorriso presencial de cada aluno, vivi uma das mais belas experiências de colaboração e união em torno da Educação! Agradeço a todos! Apesar do "E@D" nunca poder substituir o Ensino Presencial, aprendemos a entranhá-lo e, sem dúvida que será sempre um bom complemento!
        Bem haja a todos! Deixo-vos com dois vídeos de dois "subprojetos" desenvolvidos pelos meus alunos, em tempo de COVID-19! Em cada projeto... está o AMOR de uma FAMÍLIA!





quarta-feira, 1 de abril de 2020

Como Aprender e Ensinar Tudo o Que Quiser - Técnica Feynman

        Feynman tem sido alguém importante, enquanto mentor e inspirador da minha caminhada enquanto professor... Aqui fica um video que explica, de uma forma simples, a Técnica Feynman.
Já agora... para aprender é fundamental estarmos concentrados e focados... Aqui ficam algumas dicas...


       Nunca se esqueçam... Nunca seremos bons professores se não vestirmos a pela dos alunos... Nunca seremos bons alunos, se não vestirmos a pela de professor... Não é possível ensinar sem saber aprender, nem aprender sem saber ensinar!






domingo, 29 de março de 2020

Onde está o SOL?


6h30 da MANHÃ

        Marinhais. 29 de março de 2020 (16º Dia de Isolamento Social - Protegendo a minha Família, Protegendo a Humanidade): Pedalada Diária Solitária pela Natureza

        Onde está o Sol? Onde está a esperança? Onde estão os passarinhos que a anunciam? Onde estão as flores da Primavera que apregoam nova vida? Onde estão?...
        Ontem, por esta hora tinha tudo isso! Ontem tinha tudo! Hoje a esta hora, o luz deu lugar à escuridão!
        Por momentos senti-me perdido, porque meu coração, por momentos parece que deixou de ter esperança (algo que uma parte do nosso Eu teima em fazer invadir a nossa parte consciente)... Aos poucos ganhei lucidez e mandei calar essa voz do meu EU (o subconsciente que me quer atormentar)!
        A HORA MUDOU! Foi apenas isso!!! Os ponteiros do relógio adiantaram uma hora, contudo o relógio da Mãe Natureza continua certinho! Continuei a Pedalar... e o Sol nasceu outra vez, com o mesmo deslumbre de todos os outros dias...
        É apenas uma questão de tempo, pois o tempo por vezes pára! Aguardemos... Oremos... Meditemos... Pelos que todos os dias estão lá fora a dar a vida por nós... Pelas Família que perdem os seus entes queridos, as raízes que as sustentam... Estejamos gratos... Viajemos nos confins da nossa mente e amarremos a parte do nosso Eu que nos quer atormentar neste intervalo do tempo e da Felicidade ("O sofrimento é um intervalo entre duas felicidades"- Vinicius de Moraes). É tudo uma questão de tempo. "Let it Be"!

        Deixo-vos com o "Let It Be" dos Beatles, interpretado por John Legend e Alicia Keys. Vejam o vídeo até ao fim... e sintam... Inspirem-se nas palavras e música de mais esta obra de arte criada pelos 4 génios de Liverpool e interpretada por duas grandes vozes!



Resgate de Valores... Resgate da Partilha, da Solidariedade e da Amizade...

        A Mãe Natureza tem um poder extraordinário! A Capacidade de Renovação, de Renascer, de se Recriar... Quando tudo parece perdido... tudo renasce... e com mais vigor! Quando a noite cai, sabemos que o Sol nascerá... Quando vem o Inverno, sabemos que virá a Primavera... Quando no Universo se instala o Caos, um dia nascerá uma nova Estrela... uma nova Galáxia!
        Neste momento de Caos para toda a Humanidade (noite), é o momento de resgatar os valores que os nossos antepassados muito lutaram para nos deixar como herança... Não há rico, não há pobre... Não há patrão, não há empregado... Não há clube, não há cor partidária... Não há ateu, nem religioso... Não há... Apenas há Humanidade, na sua essência e esplendor! Precisamos todos muito uns dos outros...
        Seria tão bom que essa Humanidade continuasse depois do Caos... Contudo, a ganância é um cancro que vive dentro de nós seres humanos (refletir sobre a designação de SER HUMANO - só o será quando libertar-se desse cancro)! É tempo de erradicar esse cancro... senão, quando o Caos passar, poderá estar em perigo tudo de bom que poderíamos levar. Quanto mais perder o rico dos seus bens materiais neste Caos, mais lutará para o recuperar, extorquindo o pobre... e aquele que trabalha para manter a Humanidade de pé!
          É tempo de RENOVAÇÃO! Não nos foquemos apenas na recuperação económica (uma Economia de Milhões para alguns e de tostões para o "resto" da população mundial)! Antes disso, recuperemos a Essência da Humanidade e os Valores que a fundamentam. Por FAVOR... resgatemos os Valores! Por FAVOR... regatemos a Partilha, a Solidariedade e a Amizade!

"That´s What Friends Are For" (Dionne Warwick)


sexta-feira, 27 de março de 2020

HOPE (ESPERANÇA)

Marinhais (Portugal), March 27th, 2020 (6:30 a.m.)

       Sunrise Daily Lone Bike Ride through "Ribatejo´s" Nature. The best way to start every each day... Another day away from civilization (to "fight" COVID!))!                                                                 The night isn´t over yet! A glass of homemade orange juice... Get the gear on... and start cycling before our Majesty "The Sun" wakes up... There´s a light mist on the air... The silence of the night starts fading away... and gives place to Paradise! Birds start their morning melodies... Suddenly. the black Sky starts being painted blue, with a flamish red and yellow horizon... The green of the fields and trees colours our happiness and gives us renewed oxigen... Spring flowers tell us that a new life is about to be born... Mother NATURE embraces us!                                                                                                                          It´s an amazing feeling... hearing our King "The Sun" greeting us and saying "Good Morning"!... Our Majesty gives us HOPE... and cherishes us with the renewal and miracle of LIFE! Live IT, even if you´re on the deepest valley! One day we´ll get to the TOP of the Mountain again! Just wait for tomorrow´s Sunrise... It´ll come for SURE!

"Here Comes the Sun" (The Beatles)


Marinhais (Portugal), 27 de março de 2020 (6h30 da manhã)

        Volta Diária Solitária de bicicleta ao Nascer do Sol pela Natureza do Ribatejo. A melhor forma de começar cada dia... outro dia longe da civilização (para "lutar" contra o COVID19)!
        A noite ainda não terminou! Tomo um copo de sumo de laranja caseiro... Equipo-me...e começo a pedalar antes que sua Majestade "O SOL" acorde... Existe uma ligeira névoa no ar... O silêncio da noite começa a desaparecer paulatinamente... e dá lugar ao Paraíso! Os pássaros iniciam os seus cânticos matinais...O Céu negro começa repentinamente a ser pintado de azul com tons vermelhos e amarelos fortes no horizonte... O verde dos campos e das árvores pintam a nossa felicidade e dá-nos oxigénio renovado... As flores da Primavera dizem-nos que uma nova vida está prestes a nascer! A Mãe NATUREZA abraça-nos!
              É um(a) emoção/sentimento extraordinária(o) ouvir o nosso Rei "Sol" brindar-nos e saudar-nos com o desejo de "Um Bom Dia"! Nossa Majestade dá-nos ESPERANÇA... e conforta-nos com a renovação e o milagre da VIDA! Vivêmo-la, mesmo que estejamos no mais profundo vale! Um dia chegaremos ao topo da Montanha... novamente! Apenas aguardemos pelo próximo Nascer do Sol! Ele virá certamente!


"Here Comes the SUN" (The Beatles)